sexta-feira, 27 de março de 2009

Campos dos Goytacazes, 27 de março de 2009.

2732-6945 - E-Mail: paginaaberta.educativafm@gmail.com
APRESENTAÇÃO: JORGE LUIS, JEFFERSON SERPA E GIANNINO SOSSAI.
PRODUÇÃO: GIANNINO SOSSAI
REDAÇÃO DE NOTÍCIAS: PAULO OURIVES
TÉCNICA: WILEN DE PAULA, LETÍCIA GOMES CORDEIRO E PRISCILA MACHADO.

PREVISÃO DO TEMPO:
O TEMPO EM CAMPOS É DE SOL COM MUITAS NUVENS, PODE OCORRER PANCADAS DE CHUVA À TARDE E À NOITE. A MÍNIMA REGISTRADA É DE 22 E A MÁXIMA É DE 32 GRAUS.

O DESTAQUE DE HOJE É:
CAPTAÇÃO DE ÓRGÃOS COM SUCESSO NO HGG

Uma equipe medica do Hospital Geral de Guarus (HGG), em Campos, realizou ontem a captação de órgãos em doador com morte encefálica. Com 48 anos, o homem estava no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do hospital com traumatismo craniano e o agravamento do caso levou à morte. Foram captados o fígado, rins e córneas. O coordenador do NF Transplante, Luiz Eduardo Castro, disse que devido às condições do paciente e faixa etária, não foi possível a captação de outros órgãos.

NOTICIAS LOCAIS
REGIÃO NORTE DE CAMPOS COM CASOS DE MENINGITE

Uma criança recém-nascida de dois meses e uma adolescente de 13 anos, que são primas, estão internadas em Campos no Hospital Ferreira Machado (HFM) e Hospital Geral de Guarus (HGG), respectivamente. O segundo caso seria do tipo mais grave da doença, a meningocócica. Somente este ano, segundo a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde, baseada nas informações do Setor de Epidemiologia, dois casos de meningite foram registrados em Campos.
Moradores do distrito de Morro do Coco e localidades da Região Norte do município, onde surgiram os casos, estão preocupados com o risco de propagação da doença. A tia das duas meninas, a dona de casa Maria da Penha Soares, 40, contou a O Diário que duas pessoas teriam morrido no distrito com suspeita de meningite. (JORNAL O DIÁRIO)

DENÚNCIAS TIRAM CASA LAR E O AMAR DA APIC
Os projetos administrados pela Casa Lar e Amar, em Campos, antes administrados pela Associação de Proteção à Infância de Campos (Apic), passam a ficar sob a responsabilidade da Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ) a partir da próxima segunda-feira, passando a funcionar em novos endereços. A decisão do Ministério Público Estadual (MPE) teve como base as denúncias dando conta de que as crianças e adolescentes assistidos pelas duas casas vinham sendo vítimas de maus-tratos.
Uma reunião foi realizada na manhã de ontem, na sede da FMIJ, com os 70 funcionários que trabalharão nos dois abrigos. Eles atuarão com contratos temporários de três meses. A pedido da fundação, o MPE concedeu 10 dias úteis, a partir do dia 19 deste mês, para a fundação alugar duas casas e prepará-las para acomodar os 18 adolescentes dos dois projetos.
Novo lar - De acordo com o presidente da FMIJ, Mário Lopes, as duas casas que foram alugadas, sendo uma a rua Viveiros de Vasconcelos, 389, bairro IPS, e outra a rua Carlos de Lacerda, 200, Centro, têm capacidade para abrigar até 20 adolescentes, cada. “Os imóveis são espaçosos, com quatro quartos cada um. Pedimos ao MP, mais 10 dias para mobiliar as casas, uma vez que na gestão passada foram licitadas diversas compras de mobília, de colchonetes a panelas industriais, que nunca existiram. As denúncias estão sendo apuradas e no momento certo, iremos encaminhá-las à polícia e ao MP”, destacou Mário Lopes. (JORNAL O DIÁRIO)

CALL CENTER ABRIRÁ 13 MIL EMPREGOS EM CAMPOS
A HMA Contact Center, empresa do grupo capixaba Lippaus Logística, lançou ontem a pedra fundamental da obra para construção do Call Center, numa área de 35 mil metros quadrados, em Ponto do Carmo, na Baixada Campista. De acordo com o presidente da empresa, Fernando Marchesini, o empreendimento, orçado em R$ 27 milhões, terá capacidade para gerar 13 mil postos diretos de trabalho, em quatro turnos. Ele prevê atingir a capacidade plena de funcionamento dentro de três anos, e informou que, nos próximos seis meses, o Call Center vai gerar 1.500 empregos.
A solenidade de lançamento foi prestigiada pela prefeita de Campos, Rosinha Garotinho (PMDB), empresários e outras autoridades. Marchesini detalhou que a construção será ecológica e compreende um prédio verde, com planta específica para um grande call center de abrangência nacional. (JORNAL O DIÁRIO)

TERMINAIS COM DEFEITO
Moradores da praia do Farol de São Thomé clientes do Banco do Brasil estão indignados. Há cerca de 10 dias eles estão sem acesso às operações bancárias. Ocorre que os três terminais de auto-atendimento, localizados na Rua Olavo Saldanha e do Heliporto do Farol, não estão funcionando. Os usuários estão sendo obrigados a percorrer cerca de 45 quilômetros ou pagar taxa em casa lotérica. (PAINEL DIÁRIO - JORNAL O DIÁRIO – PAOURIVES)

MUNICÍPIOS ATINGIDOS PELAS CHUVAS SEM RECEBER RECURSOS
Três meses após as enchentes que castigaram o Norte/Noroeste fluminense, prefeitos de vários municípios da região ainda se encontram na fila de espera para receber do governo federal a prometida ajuda para a recuperação dos prejuízos causados pela enxurrada. Ontem, durante a presença do vice-presidente de Loterias da Caixa Econômica Federal (CEF), Moreira Franco, o auditório da superintendência regional da instituição em Campos acabou sendo transformado num muro de lamentações em face da burocracia do Ministério da Integração, que tem dificultado a liberação dos recursos, segundo alguns prefeitos.
Solidário, Moreira disse que pedirá ao ministro Gedel Vieira Lima uma aceleração nos estudos dos formulários de Avaliação de Danos (Avadan) dos municípios cujos processos ainda estão em análise. Um dos mais castigados pelas enchentes, Cardoso Moreira sofreu prejuízos calculados em R$ 18 milhões, mas o Ministério considera os recursos exagerados. (JORNAL O DIÁRIO)

MEIO AMBIENTE: REUNIÃO EM DEFESA PELO PARAÍBA
Com o objetivo de definir ações conjuntas a serem desenvolvidas para que haja a gestão dos recursos hídricos atrelada com a questão ambiental, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Campos promoveu na manhã de ontem a quinta reunião do Grupo de Trabalho do Rio Paraíba do Sul. O evento aconteceu no Hospital Manoel Cartucho, com a participação de diferentes órgãos da sociedade civil. “A defesa do rio é a principal, devido às agressões que têm causado a mortandade dos seres vivos que povoam o rio e que tem comprometido a qualidade da água que abastece vários municípios, principalmente Campos”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Paulo Feijó.
O território do Rio de Janeiro, para fins de gestão dos recursos hídricos, encontra-se dividida em 10 Regiões Hidrográficas. Algumas, por serem grandes, são subdividas. Campos integra o Comitê Baixo Paraíba — abrangendo o médio e o baixo Paraíba até a Lagoa Feia — região hidrográfica gerenciada pelo Comitê do Rio Paraíba do Sul (Ceivap). (JORNAL O DIÁRIO)

NOTICIAS REGIONAIS
TRÊS NOVAS VIATURAS PARA A POLÍCIA MILITAR DE SÃO JOÃO DA BARRA

A 5ª Companhia de Polícia Militar de São João da Barra (SJB) ganhou esta semana três carros zero quilômetros (Gol). A doação foi feita pela LLX, uma empresa do Grupo EBX, responsável pela construção do Porto do Açu, em parceria com a Prefeitura de São João da Barra.
A solenidade de entrega, que aconteceu na frente da sede do executivo, contou com a presença da prefeita Carla Machado, do gerente geral do Porto do Açu, Romeu Rodrigues, coronel comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar, Paulo César Vieira, comandante do 6º Comando de Área de Policiamento, coronel Genesi e do comandante da 5ª Companhia de Polícia Militar de São João da Barra, tenente Fernando. (JORNAL O DIÁRIO)

SUPLENTE ASSUME POR 90 DIAS
O suplente a vereador Amaro Hélio de Souza Ribeiro, Helinho (PSDB), assumirá o lugar do vereador Carlos Alberto Alves Maia, Caputi, na Câmara de São João da Barra a partir da próxima sessão, dia 30. Por não estar bem de saúde, o vereador Caputi terá que se afastar das atividades por 90 dias, conforme atestado médico.
Helinho, que sempre morou em Campo de Areia, no 5º distrito, é casado, tem dois filhos e já foi vereador entre os anos de 2000 a 2004, na época pelo PMDB.
Enquanto vereador, Helinho conseguiu a construção de um posto de saúde para o 5º distrito para que os moradores pudessem ter acesso ao Programa de Saúde da Família (PSF), além de uma creche para a localidade de Quixaba e rede de luz também para o 5º distrito. Durante a sessão, os vereadores indicaram o asfaltamento da estrada entre Quixaba e a Ponte do Rio Doce, pedido pelo vereador Franquis Areas e o requerimento para atendimento de microônibus aos estudantes pela empresa Campostur, feito pelo vereador Carlos Machado da Silva, Kaká. (JORNAL O DIÁRIO)

PREFEITURA DE SÃO FRANCISCO DERRUBA CERCAS EM ESTRADA VELHA
Cumprindo uma determinação do Ministério Público Federal, uma força tarefa da Secretaria de Meio Ambiente de São Francisco de Itabapoana (SFI), destruiu mais de dez quilômetros de cercas que impediam o livre acesso ao mar no litoral. A operação contou com o apoio de pessoal e máquinas da Secretaria de Obras e Serviços Públicos e ainda, um aparato de segurança das polícias Civil, Militar e da Guarda Municipal.
Desde a construção da rodovia estadual, em 2001, os fazendeiros interditaram com cercas a estrada velha; impedindo assim a passagem de carros e a manutenção da rede elétrica pela concessionária de energia Ampla. Com isso, as pessoas deixaram de ter livre acesso a alguns trechos das praias de Buena, Tatagiba e Guriri. O trabalho foi liderado pelo secretário de Meio Ambiente, Lael José dos Santos, que contou com o apoio da Secretaria de Serviços Públicos para patrolar a estrada velha que havia sido tomada pelo mato. (JORNAL O DIÁRIO)

PETROBRAS AVALIA PARCERIA COM CTE EM QUISSAMÃ
A possibilidade de uma parceria entre a Prefeitura de Quissamã e a Petrobras na produção agroindustrial de cana-de-açúcar foi citada em reunião realizada no Centro de Tecnologia de Engenhos de Quissamã (CTE) esta semana. O objetivo básico da estatal é produzir etanol de 2ª geração (com base no bagaço de cana) na região, o que pode ser realizado em instalações que oferecem maiores vantagens, inclusive com setor de pesquisas, como o CTE. Apresentando as instalações do Centro Tecnológico, previsto para ser inaugurado no final de abril, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Haroldo Cunha Carneiro, disse que a estrutura tem capacidade para produzir etanol de 1ª e 2ª gerações, biogás, açúcar mascavo, cachaça de qualidade, melado e rapadura. “Na verdade, queremos facilitar a implantação da unidade piloto de etanol de 2ª geração”, insistiu. (JORNAL O DIÁRIO)

NOTÍCIAS NACIONAIS
MEDIDA PROVISÓRIA CORRIGE A DEFASAGEM DE PREÇO DA CANA

O setor sucroalcooleiro fluminense tem motivos para comemorar. Depois de amargar prejuízos com os baixos preços da cana-de-açúcar na última safra, a Câmara dos Deputados aprovou na terça-feira, a Medida Provisória 449/2008, que beneficia o setor. Segundo o secretário de Agricultura do Estado, Christino Áureo, a medida visa corrigir uma defasagem de preços ocorrida nas últimas safras, onde o valor recebido pela tonelada de cana era inferior ao custo de sua produção. “A MP concede diretamente aos produtores independentes até R$ 5,00 por tonelada. Esse valor é limitado a produção máxima de 10 mil toneladas por produtor a cada safra. Isso significa que, no limite das condições, o fornecedor terá direito a um ressarcimento máximo de R$ 50 mil”, explicou Christino Áureo.
O recurso, que já é disponibilizado pelo Governo Federal para os produtores de cana do Nordeste, será estendido para os agricultores do Estado do Rio, que também tiveram prejuízos nesta safra. (JORNAL O DIÁRIO)

JUROS PARA FAMÍLIAS E EMPRESAS TÊM QUEDA DE 1,1% EM FEVEREIRO
A taxa média de juros caiu 1,1 ponto percentual de janeiro para fevereiro, com taxa anual de 41,3%. A informação foi divulgada ontem pelo Banco Central (BC). Os juros caíram tanto para empresas quanto para pessoas físicas (famílias).
No caso das pessoas físicas, a taxa passou de 55,1% para 52,7% ao ano. Para as empresas (pessoas jurídicas), a redução foi de 31% para 30,8% ao ano. A taxa do cheque especial também caiu de janeiro (172% ao ano) para fevereiro (166,7% ao ano). Os juros anuais cobrados pelo crédito pessoal, que inclui operações consignadas em folha de pagamento, passou de 56,5% para 54,5%. (JORNAL O DIÁRIO)

ESPORTES
ROSBERG É O MAIS VELOZ NO SEGUNDO TREINO LIVRE DO GP DA AUSTRÁLIA

O alemão Nico Rosberg (Williams Toyota) voltou a ser o mais rápido na segunda sessão de treinos livres do Grande Prêmio da Austrália de Fórmula-1.
Rosberg melhorou em seis décimos seu tempo de manhã ao fazer 1 minuto 26 segundos e 678 milésimos e superar em 104 milésimos o brasileiro Rubens Barrichello (Brawn GP), e em 297 milésimos o italiano Jarno Trulli (Toyota).
Felipe Massa, da Ferrari, fez o décimo melhor tempo, enquanto Nelsinho Piquet, da Renault, foi o décimo-nono. (JORNAL O GLOBO)

DINAMITE: “JUNINHO É A MENINA DOS OLHOS DO VASCO”
Um possível retorno de Juninho Pernambucano ao Vasco voltou a ser cogitado ontem, uma dia após a vitória sobre o Mesquita, pelo Campeonato Carioca. (JORNAL O GLOBO)

CAMPEONATO CARIOCA – PRÓXIMA RODADA
16h10 – FLAMENGO X RESENDE - ENGENHÃO
18h15 – VOLTA REDONDA X VASCO – RAULINO DE OLIVEIRA
18h30 – AMERICANO X FRIBURGUENSE – GODOFREDO CRUZ
20h30 – FLUMINENSE X BOTAFOGO - MARACANÃ
* A TABELA MARCA TODOS OS JOGOS PARA SÁBADO.

Nenhum comentário: