quarta-feira, 18 de março de 2009

Campos dos Goytacazes, 18 de março de 2009.

2732-6945 - E-Mail: paginaaberta.educativafm@gmail.com
APRESENTAÇÃO: JORGE LUIS, JEFFERSON SERPA E GIANNINO SOSSAI.
PRODUÇÃO: GIANNINO SOSSAI
REDAÇÃO DE NOTÍCIAS: PAULO OURIVES
TÉCNICA: WILEN DE PAULA E PRISCILA MACHADO.

PREVISÃO DO TEMPO:
O TEMPO EM CAMPOS É DE CÉU NUBLADO DURANTE O PERÍODO, PODE OCORRER PANCADAS DE CHUVA DURANTE O DIA E À NOITE. A MÍNIMA REGISTRADA É DE 24 E A MÁXIMA É DE 30 GRAUS.

O DESTAQUE DE HOJE É: AMBULÂNCIAS ABANDONADAS EM PROPRIEDADE PARTICULAR – UM DOS VEÍCULOS DA SAÚDE ESTÁ AVALIADO EM R$ 100 MIL
O chefe da divisão de Transportes da secretaria de Administração e Recursos Humanos da Prefeitura de Campos, Aldeir Ferreira de Santana, localizou esta semana duas ambulâncias abandonadas em uma propriedade particular no distrito de Travessão. Os veículos pertencem à Secretaria de Saúde e à Fundação João Barcellos Martins e estavam se deteriorando com a ação do tempo. Um relatório dizia que os veículos estavam em uma oficina desde outubro do ano passado. Foi constatada a falta de diversas peças nos dois veículos. (JORNAL O DIÁRIO)
NOTICIAS LOCAIS
PRODUTORES NA JUSTIÇA DEVIDO AS PERDAS COM DESTRUIÇÃO DE DIQUES

Entidades de representação dos produtores rurais, indústria do açúcar e do álcool e de cerâmica de Campos vão entrar com ações de reparação de danos, nas áreas cível e criminal, pelos prejuízos que alegam ter sofrido com a demolição dos diques da Baixada Campista por decisão da Justiça que atendeu ao promotor de Justiça, Marcelo Lessa. Produtores rurais foram ontem à Câmara Municipal para expor suas razões a respeito das ações do Ministério Público na região. “As nossas entidades aqui presentes representam um universo amplo, de médio, pequenos e micro produtores. Estes, inclusive, representam a absoluta maioria de produtores que tiram dali o seu sustento há várias gerações. De uma hora para outra, em razão de ações desastradas, essas pessoas tiveram suas casas invadidas pelas águas e seu sustento retirado de forma mais absurda. E ainda são tratados como grileiros e bandidos. Vamos estudar as medidas judiciais, não apenas no âmbito das perdas materiais, mas em razão das ofensas morais, pois todos fomos feridos em nossa dignidade”, disse o representante dos usineiros, Geraldo Hayem Coutinho.
Para Gel Coutinho, o promotor Marcelo Lessa agiu contaminado por motivações não racionais ou ideológicas. “Foram ações que visaram espaço na mídia e a luz dos holofotes. Ele criou mitos e dogmas, estigmatizando da forma mais negativa uma classe que trabalha e vive honestamente de seu pedaço de terra. E suas decisões contrariam contrariando diferentes laudos técnicos que não recomendam a destruição dos diques”, afirmou.
Coutinho ainda declarou os produtores não tiveram chance de contrapor seus pontos de vista diante da ação do representante do Ministério Público. “Em nenhum momento tivemos a chance de nos defender ou apresentar nossos argumentos, tudo foi feito ao arrepio da lei, sem o devido processo legal”, acrescentou.
De acordo com Gel Coutinho, diferentes pareceres técnicos apontam que a solução passa pela redragagem do canal das Flechas e o desassoreamento do sistema de canais.
O industrial falou ainda que o promotor para promover as ações de demolição dos diques, buscou se cercar de especialistas que emitiram dois laudos técnicos, mas ambos foram contrários a sua intenção. “Primeiro, ele foi ao engenheiro agrônomo José Carlos Mendonça, da Uenf, que não recomendou a destruição dos diques. Depois, não satisfeito, recorreu ao Grupo de Apoio Técnico Especializado (Gate), do próprio Ministério Público, também contrário as demolições. Ai, ele recorreu ao Procurador Geral da República, o doutor Fabrício Soares, que não conhece os problemas dos produtores e da região. Aí então ele conseguiu o seu intento”, lembrou. (JORNAL O DIÁRIO)

OBRAS NOS BOA VISTA I E II SERÃO RETOMADAS – ANÚNCIO FEITO POR ROBERTO HENRIQUES
As obras para conclusão dos conjuntos habitacionais Boa Vista I e II, em Guarus, Campos, devem recomeçar em pouco tempo. A Prefeitura promete renegociar ainda esta semana, débitos da gestão passada com as empresas responsáveis, para que as casas sejam concluídas e entregues o mais rápido possível, informou o secretário de Governo Roberto Henriques. As famílias que estão no local serão cadastradas.
Henriques explicou que a então governadora Rosinha Garotinho, na sua gestão, realizou quase 90% da obra dos conjuntos. Ele acrescenta que assim que ela assumiu a Prefeitura, entrou em entendimento com o governo do Estado para dar conclusão a algumas obras inacabadas, como as das casas do Boa Vista e de Donana, entre outras. (JORNAL O DIÁRIO)

ALUNOS UNIDOS CONTRA DENGUE EM CAMPOS
A prefeitura lançou na manhã de ontem, projeto “Volta às aulas sem dengue” que pretende ensinar alunos da rede municipal a lutarem contra doença. (JORNAL O DIÁRIO)

EDUCAÇÃO RECONHECE DÍVIDA DE 294 MIL COM ESCOLA DE CAMPOS
A superintendência de Administração e Finanças da secretaria municipal de Educação reconheceu dívida de R$ 294.294,00 com o Centro Educacional Eugênio Moraes. A quantia corresponde à concessão de 182 bolsas de estudo no período de fevereiro e dezembro do ano passado. (JORNAL O DIÁRIO)

GUARDA MUNICIPAL PRESO POR SUSPEITA DE ESTUPRO
O guarda civil municipal de Campos de iniciais I.O.B., 27 anos, foi preso pela Polícia Civil, suspeito de atentado violento ao pudor contra a enteada X. (inicial fictícia), de 16 anos, cuja identidade será mantida em sigilo. O crime estaria ocorrendo há cerca de 10 meses, segundo a vítima, e o último caso registrado na tarde de segunda-feira, quando a adolescente ia para a escola. (JORNAL O DIÁRIO)

PONTE ROSINHA
Boa a ideia de construir uma praça de alimentação embaixo do viaduto da Ponte Rosinha. Local amplo e arejado. Porém, é preciso que além de cadastrar os ambulantes seja colocada tela de proteção na mureta do viaduto, a fim de evitar surpresas posteriores. (JORNAL O DIÁRIO)

NOTICIAS REGIONAIS
COMÉRCIO TEM QUE JUSTIFICAR A NEGATIVA DE FINANCIAMENTO

As empresas que fazem vendas a crédito, no Estado do Rio de Janeiro, estão obrigadas a fixarem, em local visível e de fácil acesso ao cliente, o texto integral da emenda da lei n° 2.868/97 sobre o fornecimento das razões das negativas ou indeferimentos de financiamentos.
A medida está amparada na lei nº 5.407, sancionada pelo governador Sérgio Cabral Filho e publicada no Diário Oficial desta terça-feira. “Ficam as empresas comerciais, industriais e as prestadoras de serviço obrigadas a fornecer as razões das negativas ou indeferimentos de financiamentos”, diz a lei.
Penalidade - A determinação vale inclusive para as empresas de natureza bancária, financeira e de crédito, estabelecidas no Estado do Rio de Janeiro e que promovem vendas a crédito, serviços a crédito ou serviços de crédito. Em caso de descumprimento, acarretará aos responsáveis da empresa infratora as penalidades do Código de Defesa do Consumidor (CDC).
O aviso a ser afixado tem o seguinte texto: “A empresa que se negar a dar crédito ao consumidor, por haver restrições com relação ao seu nome deverá informar os motivos por escrito desta decisão. O CDC, em seu Art. 43, estabelece: o consumidor terá acesso às informações existentes em cadastros, fichas, registros e dados pessoais e de consumo arquivados sobre ele, bem como, sobre suas respectivas fontes”.
A assessoria de imprensa do governo explica que a Lei Estadual, por sua vez, não prevê punição para aquele que se negar às informações, punição esta acolhida pelo CDC em seu Art. 72, que prevê a que impedir ou dificultar o acesso do consumidor às informações que constem em cadastros, bancos de dados, pena de seis meses a um ano de detenção. (JORNAL O DIÁRIO)

DOAÇÃO EM SÃO FRANCISCO DO ITABAPOANA
Já está tudo certo para a doação de uma área de mil metros quadrados em São Francisco que será passada pela prefeitura municipal ao Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS) para a construção de uma agência na cidade. As obras devem começar ainda neste primeiro semestre. (JORNAL O DIÁRIO)

CONTRA O ALCOOLISMO
A subsecretaria da Infância e Juventude (Sinjuv) de Macaé, órgão ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social, deu início, ontem, à campanha anual de prevenção ao alcoolismo infanto-juvenil nas escolas da rede municipal de ensino. A campanha é de cunho educativo e preventivo. (JORNAL O DIÁRIO)

NOTÍCIAS NACIONAIS
CLODOVIL TEM CORPO VELADO NA CÂMARA

Morreu na tarde de ontem no Hospital Santa Lúcia, em Brasília, o deputado federal Clodovil Hernandes, de 71 anos. O político foi internado na última segunda-feira vítima de um acidente vascular cerebral (AVC) e na tarde de ontem, sofreu morte cerebral. O enterro acontecerá no cemitério do Morumbi, em São Paulo. O corpo de Clodovil foi velado no Salão Negro da Câmara dos Deputados por cerca de duas horas. (JORNAL O DIÁRIO)

ELEITOR FALTOSO PODE JUSTIFICAR ATÉ 16 DE ABRIL
Quem não votou nas três últimas eleições e não justificou tem até o dia 16 de abril para regularizar a situação nos cartórios eleitorais. (JORNAL O DIÁRIO)

CRISE PARALISA OS ABATES EM 50 FRIGORÍFICOS
A Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo) estima que um total de 50 unidades brasileiras estão com os abates paralisados por conta dos reflexos da crise financeira internacional no setor. De acordo com o presidente da Abrafrigo, Péricles, Salazar, o abate mensal dessas unidades é de 30 mil cabeças e chega a representar 15 mil postos de trabalho.
Ao participar de audiência pública na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado, ele lembrou que há “um receio generalizado” por parte dos produtores em relação à venda de bois a prazo. “As restrições e as garantias aumentaram na mesma proporção da crise”.
Salazar se disse surpreso com notícia de um pacote de socorro aos grandes frigoríficos brasileiros, divulgada ontem pelo jornal Valor Econômico. Ele criticou a estratégia de colocar mais dinheioro “em meia dúzia ou em uma dúzia de empresas” e afirmou que ninguém pensa no pequeno e no médio produtor. “O governo terá que fornecer um norte sem que o dinheiro público financie essa solução. A injeção financeira não será o remédio adequado para a crise”, acrescentou. (ABr - JORNAL O DIÁRIO)

ESPORTES
ESPORTE NA PRAÇA NO DIA DO ANIVERSÁRIO DE CAMPOS – PROVAS PELA CIDADE E EVENTOS NA PRAÇA SÃO SALVADOR

As comemorações do aniversário de Campos começam mais cedo. Pelo menos no que diz respeito a programação esportiva programada pela Fundação Municipal de Esportes (FME).
Os eventos começam no próximo dia 21 com uma ação compartilhada com a Secretaria de Educação e com a Fundação Municipal de Infância e Juventude na Comunidade Tira-Gosto. Uma recreação esportiva e cultural promete movimentar a comunidade.
Dois dias depois, no dia 23, das 17h às 18h30, na Praça São Salvador, os skatistas vão tomar “oficialmente” a praça. Além dos atletas, um telão com os trabalhos realizados na Praia do Farol de São Thomé vai estar localizado na Praça São Salvador para a apreciação do público. No mesmo dia, e local, às 18h30, uma apresentação de Tae Kwon Do encerra as festividades do dia.
Nos dias 24, 25 e 26 a sede da FME vai abrigar um Torneio de Futsal Universitário Masculino, sempre à noite
No dia 27, às 17h, um Aulão de Ginástica vai acontecer na Praça São Salvador. Logo depois, às 18h30 uma apresentação e uma clínica de Basquete de Rua serão as atrações da noite.
No dia do aniversário de Campos, a praça será o placo de diversas atividades. A primeira será a 2º Etapa do Circuito de Corrida de Rua Infantil. Não muito longe da praça, os remadores dos clubes filiados a Liga Náutica de Campos cairão na água pela primeira vez em 2009 na primeira competição do ano.
Na Avenida Alberto Lamego, às 14h, acontecerá uma corrida ciclística em comemoração ao aniversário de Campos. Uma apresentação de Tae Kwon Do na Praça São Salvador e uma partida de Futsal para Deficientes Visuais, na sede da FME, vai fechar a programação do dia.
No dia seguinte, mais uma prova ciclística vai marcar as comemorações da cidade, dessa vez na Avenida 28 de março. A praça vai receber recreação infantil com artes marciais, skate, ginástica e basquete de rua.
No dia 5 de abril, encerrando as comemorações, o 1º Festival de Natação Infantil, na sede da FME, vai trazer de volta as crianças às competições esportivas da cidade.
Pela manhã, a Meia Maratona Faz um 21 Embratel promete trazer para Campos os maiores competidores do Brasil e levar muita adrenalina para o público presente. As inscrições para a maratona, que terá a sua saída, e chegada, em frente a sede da FME podem ser feitas pelo site: www.embratel.com.br

SONHANDO COM AS FINAIS – AMERICANO PRECISA DERROTAR O MACAÉ PARA TER CHANCE DE IR ÀS FINAIS
O Americano não tem outra alternativa: percisa vencer o Macaé esportes no próximo sábado em Araruama. A equipe de Campos, que perdeu para o Bangu, em casa, não terá mais chances de se classificar para as semifinais da Taça Rio se perder para a equipe Macaense. Com apenas 3 pontos, o Alvinegro está na quinta posição do seu grupo.
Para ajudar na difícil empreitada, a diretoria do Americano anunciou a contratação do atacante Adinan, que estava atuando no futebol mineiro. O último clube do jogador foi o URT, de Patos de Minas, no qual vinha disputando o campeonato mineiro, mas sua base foi toda no Atlético Mineiro. Com 21 anos, Adinan pode ter a chance de mostrar seu futebol em uma competição no Rio de Janeiro. O atacante pode entrar em campo contra o Macaé, caso queira o técnico Toninho Andrade. Além de Atlético Mineiro e URT, o jovem atacante alvinegro já jogou, também, no Rio Branco, de Andradas.
O elenco já inicou os preparativos para o jogo contra o Macaé. O técnico Toninho Andrade começou ontem a definir a equipe que começará jogando no sábado. Ele já poderá contar o volante Renan, que cumpriu suspensão automática contra o Mesquita e Bangu. O Macaé Esportes vem de derrota para o Fluminense e também não faz boa campanha em seu grupo. O Macaé fará dois jogos seguidos com mando de campo. No próximo sábado, a equipe comandada pelo técnico Dário Lourenço enfrenta o Americano na Arena Guanabara. No mesmo local, no dia 25, receberá o Duque de Caxias.

TAÇA RIO – PRÓXIMOS JOGOS
SÁBADO – 21/03/2009
16h – MACAÉ X AMERICANO
18h30 – BANGU X FLUMINENSE

DOMINGO – 22/03/2009
16h – BOTAFOGO X DUQUE DE CAXIAS
18h – VASCO X FLAMENGO

Nenhum comentário: