segunda-feira, 9 de março de 2009

Campos dos Goytacazes, 09 de março de 2009.

PREVISÃO DO TEMPO:
O TEMPO EM CAMPOS É DE SOL COM ALGUMAS NUVENS. A MÍNIMA REGISTRADA É DE 24 E A MÁXIMA É DE 33 GRAUS.

O DESTAQUE DO NOTICIÁRIO HOJE É: MUDANÇAS PARA O RIO PARAÍBA
Ambientalistas do Norte Fluminense comemoram a oficialização do Comitê de Bacia da Região Hidrográfica IX do Baixo Paraíba do Sul. Segundo eles, os problemas, como poluição por esgoto doméstico e industrial, assoreamento e barragens para armazenamento da água que afetam a bacia na região serão discutidos a partir de agora com menos dificuldades. Antes, os pleitos eram levados ao Comitê para Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Ceivap), que realiza ações e intervenções nos três estados cortados pelo rio: Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. O comitê será ainda o foro legítimo para se cobrar investimentos pelo uso da água, como afirmam alguns.
O decreto estadual 41.720 que cria o Comitê do Baixo Paraíba foi publicado na última quarta-feira, no Diário Oficial. A criação do comitê faz parte do convênio de integração para a gestão dos recursos hídricos da Bacia Hidrográfica do rio Paraíba do Sul, que será realizada junto à Agência Nacional de Águas (Ana), o Ceivap e os governos dos três estados.
O comitê, que funcionará como órgão deliberativo e uma agência de bacia como órgão executivo terá sua sede em Campos, como o centro da maior Região Hidrográfica do Estado, que contará ainda com os rios Pomba e Muriaé e a bacia da Lagoa Feia, com os rios Imbé, Urubu, Preto, Ururaí e Macabu, tendo com o centro a Lagoa Feia. Ele será formado por plenário, diretoria colegiada e câmaras técnicas, e terá 90 dias de prazo para a sua instalação, que será feita sob a coordenação do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERHI).
A Lei Federal nº 9.433, de 08/01/1997, que instituiu a Política Nacional dos Recursos Hídricos, estabeleceu que a gestão das águas no Brasil deve ser feita por bacia hidrográfica, e não por município e estado. O professor e ecologista Aristides Soffiati considerou a oficialização do comitê, um avanço para a região.

NOTICIAS LOCAIS
DIVERSIFICAÇÃO PARA APICULTURA NO NORTE FLUMINENSE

Embora a apicultura esteja presente em sete municípios do Norte Fluminense, não há viabilidade econômica. Pesquisa do doutorando Adelmo Golynski, do Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), concluiu que a baixa produtividade de mel por colmeias, além do baixo índice de diversificação da produção, seriam os motivos da inviabilidade econômica da atividade na região. (JORNAL O DIÁRIO)

FILA NO SEGURO DESEMPREGO AUMENTA 200% EM CAMPOS
Devido ao crescente número de desempregados que recorrem ao benefício, as pequenas instalações do setor, que funcionam no térreo do pequeno prédio da Subdelegacia, não comportam o número de desempregados e a fila se estende pela Rua Joaquim Távora por mais de 20 metros. Na tentaiva de ser atendido, o desempregado precisa chegar às 17h e corre o risco de não conseguir a senha para atendimento na manhã do dia seguinte. (JORNAL O DIÁRIO)

SETOR SUCROALCOOLEIRO APROVA PETROBRAS PRODUZINDO ETANOL
O setor sucroalcooleiro apoiou a entrada da Petrobras na produção de etanol para consumo interno brasileiro. A estatal anunciou esta semana que vai se associar a outras empresas para a construção de novas usinas e pretende conquistar 20% do mercado doméstico. Segundo o presidente da União dos Produtores de Álcool e Bioenergia, José Carlos Toledo, o setor tem uma dificuldade muito grande de fluxo de caixa, o que está proporcionando uma necessidade de venda dos produtos muito rápida e uma depreciação no preço. (JORNAL O DIÁRIO)

OAB/CAMPOS: OPOSIÇÃO DE OLHO NA PRESIDÊNCIA
Foi dada a largada para a eleição da Ordem dos Advogados do Brasil (12ª subseção) marcada para outubro e deve ser caracterizada por uma disputa das acirradas na história da entidade em Campos. O advogado Cláudio Andrade, também professor da Universidade Candido Mendes (Ucam), dissidente do grupo que hoje controla a OAB, desde logo se coloca como candidato da oposição à atual diretoria. “Afastei-me porque a atual diretoria deixou de cumprir alguns compromissos que assumiu na campanha. Inclusive a questão da reeleição, uma promessa de campanha dele (Estefan), mas desde logo descumpriu a partir do momento em que se coloca como candidato”, disse.
O descumprimento de propostas da atual diretoria passa também pela ausência da OAB em várias questões que envolvem o dia-a-dia do exercício da profissão dos advogados. “Durante a greve dos serventuários, a OAB se fez ausente, se omitiu de um problema sério, com uma paralisação que se estendeu por mais de 60 dias, sem que houvesse uma única ação ou proposta alternativa por parte da entidade. A OAB-Rio ainda buscou uma saída, entrando com uma liminar que garantiu o retorno de pelo menos 40% dos grevistas. Aqui, não se moveu uma palha”, criticou.
Na visão de Cláudio Andrade, a atual direção da OAB se mantém fechada às dificuldades do profissional que vive da advocacia e mais preocupada com a realização de eventos. “Não que não seja necessária a realização de seminários ou cursos, mas é essencial que o advogado tenha na OAB uma guardiã de suas prerrogativas. O advogado tem que se fazer respeitado dentro do fórum, ter melhor acesso aos magistrados e aos serventuários. Nossa proposta é centrar nossa atuação nesta direção, custe o desgaste que custar”, comprometeu-se. (JORNAL O DIÁRIO)

NOTICIAS REGIONAIS
IPTU COM DESCONTO EM QUISSAMÃ SO ATÉ DIA 31

Os contribuintes de Quissamã têm até o dia 31 de março para aproveitar o desconto de 20% a fim de quitar, em cota única, o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2009, data em que termina também o prazo para o pagamento da primeira parcela. Até a semana passada, a Secretaria Municipal de Fazenda já realizou a entrega de mais de 70% dos carnês. “Quem não quitar o imposto até o prazo estará sujeito à multa. O melhor é quitar o IPTU com um valor mais baixo e manter a documentação em dia”, orientou o diretor de Departamento de Receita Tributária, Edivaldo Francisco Alves.
A equipe da Secretaria Municipal de Fazenda prossegue fazendo a entrega do documento em domicílio nas localidades de Barra do Furado, Praia de João Francisco, Santa Catarina e Penha. Os carnês de contribuintes que não residem em Quissamã foram enviados pelos Correios.
O imposto pode ser parcelado em até 10 vezes, dependendo do valor do imóvel. Para quem ainda não retirou o carnê, o posto de atendimento funciona ao lado da tesouraria da Prefeitura de Quissamã, e atende em dois turnos: das 8h às 11h e das 14h às 16h30. (JORNAL O DIÁRIO)

MULHERES EM MACAÉ GANHAM CASA PRÓPRIA
Trinta e duas mulheres chefes de família de Macaé receberam ontem, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, as chaves de suas casas próprias no Condomínio Morada das Rosas, construído pela prefeitura. O condomínio de apartamentos é parte da política habitacional da prefeitura, que iniciou em parceria com a Caixa Econômica Federal as obras de duas mil casas populares no município. A inauguração está marcada para as 17h de domingo. “O Morada das Rosas é o primeiro condomínio de apartamentos para mulheres chefes de família do país. Além de toda a infra-estrutura, a prefeitura está investindo R$ 1 milhão no projeto”, disse o prefeito Riverton Mussi. O condomínio é fruto do projeto de lei “Casa para Mulheres Chefes de Família”, aprovado pela Câmara no ano passado e de autoria da então vereadora e atual vice-prefeita Marilena Garcia. A lei garante que 30% das casas populares da prefeitura sejam destinadas às mulheres chefes de família de baixa renda. (JORNAL O DIÁRIO)

CICLOVIA EM SÃO FIDÉLIS EM PARCERIA COM O ESTADO
O prefeito de São Fidélis, Luiz Carlos Fernandes, o Luiz Fenemê, e o secretário Estadual de Transportes, Julio Lopes, deverão assinar dentro dos próximos dias, protocolo de intenções entre o Estado e a prefeitura para a construção de uma ciclovia na cidade. A ciclovia será na Rua Duque de Caxias, ligando o bairro de Vila dos Coroados, um dos mais populosos da cidade, e o Centro da cidade, onde estão instaladas as principais repartições públicas, entre municipais, estaduais e federais, e a principal zona comercial do município. Após a assinatura do convênio, uma equipe de engenheiros da secretaria irá vistoriar a área onde será construída a ciclovia e começará os estudos para determinar quais mudanças serão necessárias para o ordenamento do trânsito no município. Os primeiros contatos para o projeto foram feitos semana passada, no Rio, quando o prefeito se reuniu com o secretário. A iniciativa integra o Programa Rio – Estado da Bicicleta, criado pela secretaria. (JORNAL O DIÁRIO)

ESPORTES
NA TAÇA RIO, CANO PERDE PARA VOLTAÇO

O Americano não reeditou suas boas atuações da Copa do Brasil. Pela abertura da Taça Rio, o time acabou sendo derrotado para o Volta Redonda, por 3 a 0, ontem no Estádio da Cidadania. Os gols foram marcados no segundo tempo, através de Robinho (2) e Fernando. O jogador Dejair, do Americano, deixou o campo contundido gravemente e foi levado para uma cirurgia num hospital local. (JORNAL O DIÁRIO)

VASCO PASSA FÁCIL PELO FRIBURGUENSE EM SÃO JANUÁRIO
O Vasco estreou com tranquilidade e festa na Taça Rio com uma vitória por 3 a 0 sobre o Friburguense, em São Januário. Carlos Alberto, Élton e Rodrigo Pimpão, marcaram os gols. O time cruzmaltino chegou a levar um susto no inicio, com a primeira jogada do Friburguense, quando Hercules recebeu livre na área e chutou forte para Tiago fazer grande defesa. O Vasco dominou o primeiro tempo e abriu o placar logo em seguida. Carlos Alberto recebeu excelente passe de Fágner, que estreava na equipe, e, sozinho, bateu rasteiro no canto esquerdo do goleiro: 1 a 0. (JORNAL O DIÁRIO)

RONALDO MARCA E SALVA CORINTHIANS EM CLÁSSICO
A estrela de Ronaldo voltou a brilhar. O atacante de 32 anos, em sua segunda partida apenas pelo Corinthians, entrou no segundo tempo e marcou um gol de cabeça nos acréscimos que garantiu o empate por 1 a 1 no clássico com o Palmeiras, pelo Campeonato Paulista.
Foi a primeira comemoração de um gol desde 13 de janeiro de 2008, quando marcou seu último pelo Milan antes de ser submetido a uma terceira cirurgia de joelho. Na hora de festejar, o atacante correu para escalar o alambrado, que acabou desabando com a pressão dos torcedores, no lotado estádio Prudentão, com mais de 45 mil torcedores (44.449 pagantes).
A entrada de Ronaldo, aos 19min, foi no momento em que o Corinthians estava perdido em campo, depois de levar 1 a 0, gol marcado por Diego Souza após uma falha do goleiro Felipe. Ronaldo se mexeu muito, chutou uma bola no travessão, aos 33min, e deixou Douglas na cara do gol. No fim, o Fenômeno foi premiado com um belo gol de cabeça.

FLU VENCE O MESQUITA NOS ACRÉSCIMOS
A bola que o Fluminense jogou não era de cristal, mas mostrou a Parreira o que o futuro lhe reserva: trabalho duro para acertar principalmente um ataque afeito a poucas conclusões. O Tricolor teve o jogo na mão o tempo todo, neste domingo, no Engenhão, mas a vitória sobre o Mesquita, por 1 a 0, veio somente aos 45 minutos do segundo tempo, pelos pés de Everton Santos.

BOTAFOGO DERROTA O TIGRES NA ESTRÉIA DA TAÇA RIO
O Botafogo levou sustos, mas manteve o ritmo de vitórias e estreou com pé direito na Taça Rio, batendo o Tigres, por 3 a 2, neste domingo, no estádio Tigrão, em Xerém. Além do bom resultado, o Alvinegro ainda revelou o garoto Gabriel, que marcou o terceiro gol. Juninho e Victor Simões fizeram os outros, com Leandro Chaves e Sorato marcando para a equipe da casa. Quinta-feira, o time de General Severiano faz o clássico com o Vasco, no Maracanã.

TAÇA RIO – OUTROS RESULTADOS
FLAMENGO 3 X 1 CABOFRIENSE – SAB – MARACANÃ
RESENDE 0 X 2 MACAÉ – DOM – ESTÁDIO MUN. DO TRABALHADOR

Nenhum comentário: