terça-feira, 10 de março de 2009

Campos dos Goytacazes, 10 de março de 2009.

PREVISÃO DO TEMPO:
O TEMPO EM CAMPOS É DE SOL E AUMENTO DE NUVENS PELA MANHÃ, PODE OCORRER PANCADAS DE CHUVA À TARDE. À NOITE O TEMPO FICARÁ ENCOBERTO. A MÍNIMA REGISTRADA É DE 24 E A MÁXIMA É DE 35 GRAUS.

O DESTAQUE DE HOJE NO NOTICIÁRIO LOCAL È:
MAIS UM DO TCE INDICIADO PELA PF – DELEGADO CONFIRMA À CPI NA ALERJ QUE VAI ACUSAR JONAS LOPES, QUE SERÁ O TERCEIRO INTEGRANTE DO TRIBUNAL SUSPEITO DE CORRUPÇÃO

O delegado da Polícia Federal responsável pela Operação Pasárgada, Mário Alexandre Veloso, vai indiciar o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) Jonas Lopes de Carvalho, mesmo que não consiga ouvi-lo em depoimento. A informação foi confirmada por membros da CPI da Alerj que apura o suposto envolvimento de integrantes do TCE-RJ em esquema de corrupção para aprovação de contas de cidades do interior. Veloso e os deputados se encontraram ontem em Belo Horizonte para acertar o depoimento do delegado na CPI, amanhã.
Segundo parlamentares, o delegado mostrou nota supostamente assinada por Jonas Lopes que comprovaria sua ligação com a SIM Instituto de Gestão Fiscal — apontada pela PF como intermediária da propina. O conselheiro, informou Veloso, não foi indiciado porque não depôs.
Jonas Lopes, que, por ser conselheiro, pode decidir o local e a data em que será ouvido, chegou a marcar com o delegado, mas o depoimento não ocorreu. Posteriormente, o advogado Nélio Machado, que representa o conselheiro, entrou com petição ao Superior Tribunal de Justiça.
José Graciosa e José Nader foram indiciados pela PF logo após prestarem depoimento, em fevereiro.
Ainda em BH, a CPI ouviu o advogado Marcelo Abdala, que trabalhava para SIM e fez acordo para delação premiada. Ele confirmou as denúncias de pagamento de propina aos conselheiros e ao deputado José Nader Filho (PTB) — também indiciado pela PF.
O vice-presidente, Marcelo Freixo (PSOL), disse que Abdala mostrou planilha com os valores de propinas pagas por municípios. O termo ‘vinculado’ seria o código para identificar prefeituras que participavam do esquema. (JORNAL O DIA)
NOTICIAS LOCAIS
FILA PARA MARCAR EXAME NO HPC PROVOCA RECLAMAÇÕES

De uma hora da madrugada até às 13h de ontem. Este foi o tempo que o aposentado Laércio José Gomes, de 67 anos, permanecia na fila de espera no Hospital dos Plantadores de Cana (HPC), em Campos, e ainda não havia conseguido pegar uma ficha e retornar no dia seguinte. Tudo isso para marcar uma ultrassonografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Assim como ele, dezenas de pessoas chegam a perder um dia de trabalho para conseguir marcar o exame no hospital.
Direção diz que pessoas não precisam chegar tão cedo
O diretor superintendente do HPC, Luiz Maurício Tavares Crespo, explicou que as pessoas não precisariam chegar tão cedo para pegar as fichas, porque para evitar que pessoas inescrupulosas vendam lugar na fila, as senhas só estão sendo distribuídas a quem apresentar o pedido de exame. Ele esclarece, no entanto, que apenas 30 senhas são distribuídas às 17h de segunda-feira para a realização dos exames na manhã de terça-feira. (JORNAL O DIÁRIO)

PARCERIA À VISTA ENTRE FURNAS E PREFEITURA
Durante encontro ontem à tarde entre a prefeita de Campos, Rosinha Garotinho, e o presidente de Furnas Centrais Elétricas SA., Carlos Nadalutti Filho, o diretor da empresa acenou positivamente para a realização de parcerias institucionais envolvendo Furnas e a prefeitura. (JORNAL O DIÁRIO)

OBRA DO CRIAM EM RITMO INTENSO
As obras de reforma e ampliação do Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Menor (Criam) de Campos seguem a todo vapor, na avenida São Fidélis, nº 415. De acordo com o diretor da instituição, Jaimar Carvalho, já foram gastos R$ 748 mil. As novas instalações, segundo ele, vão contribuir para elevar a auto-estima dos assistidos. Além de um novo telhado, são construídos alojamentos para servidores, gabinete para a direção, sala para assessoria e Centro de Informática para programa de preparação para o mercado de trabalho, além de nova quadra polivalente com cobertura.
Jaimar ressalta que são feitos reparos nas instalações hidráulicas e elétricas e ainda falta a cobertura da nova quadra, troca de piso do pátio e pinturas. Devido ao estado precário dos móveis, que estragaram na mudança, um novo mobiliário será comprado. Apesar da ampliação das instalações, o número de vagas permanece o mesmo: 32, limitadas pela legislação, por medida de segurança.
Mudança - Enquanto as obras são realizadas, os menores estão sob a responsabilidade dos familiares, mas comparecem periodicamente, conforme as normas disciplinares da Casa. Jaimar explica que o Criam hoje não funciona como unidade de internação definitiva, mas de semi-liberdade. Menores com internação definitiva são levados para o Degase, no Rio de Janeiro. (JORNAL O DIÁRIO)

GAROTINHO: “PRINCIPAL MÉRITO DE ROSINHA FOI RESGATAR A CREDIBILIDADE DE CAMPOS” – EX-GOVERNADOR CLASSIFICA CRÍTICAS AO GOVERNO DE ELEITOREIRAS
O ex-governador Anthony Garotinho (PMDB) desqualificou ontem as críticas da oposição ao governo da prefeita Rosinha, que “esconderiam intenções eleitoreiras futuras”. Ele fez uma análise do governo. ‘Nesses dois meses, a prefeita Rosinha Garotinho já esteve com sete ministros e restabeleceu a credibilidade do município de Campos nas esferas estadual e nacional, que andava muito debilitada por má gestão dos últimos dois governos”. (JORNAL O DIÁRIO)

NOTICIAS REGIONAIS
ESTADO LIBERA FINANCIAMENTO EM ITAPERUNA

O Governo do Estado libera hoje os primeiros cheques referentes às linhas de financiamentos do Programa de Apoio Solidário, liberados pela agência de Itaperuna. Serão entregues, a partir de 12h30, no município, pelo governador Sérgio Cabral Filho. Segundo o presidente do Investe Rio, Maurício, até agora, o programa já atendeu a mais de 450 empreendedores em 11 municípios do Norte/Noroeste Fluminense que tiveram prejuízos com as enchentes deste verão. (JORNAL O DIÁRIO)

PREFEITURA DE SÃO JOÃO DA BARRA VAI ABRIR CONCURSO COM 276 VAGAS PARA SAÚDE
A Prefeitura de São João da Barra abrirá 175 vagas para o Programa Saúde da Família (PSF), do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) das áreas de Saúde Bucal (ESAUB) e Combate às Endemias (PNDC), uma vaga para a área de Sanitarista e 100 destinadas a outras especialidades médicas. O projeto de lei visando a realização do concurso para a área foi encaminhado pela prefeita Carla Machado (PMDB) à Câmara Municipal em caráter de urgência. O edital do projeto, aprovado por unanimidade pelos vereadores, tem até o dia 20 deste mês para ser publicado.
Entre as indicações que foram feitas durante a sessão está o reajuste salarial para o funcionalismo público de autoria do vereador Gerson da Silva Crispim, Gersinho (PMDB), que pediu que a prefeita viabilizasse um reajuste de 10 a 15% nos salários dos servidores. “Os salários estão defasados há anos”, argumentou Gersinho. (JORNAL O DIÁRIO)

MERCONOROESTE SERÁ LANÇADA EM ITAPERUNA
Será lançada nesta quinta-feira, 12, em Itaperuna, a 11ª Merconoroeste, a maior feira de negócios do interior do Estado do Rio de Janeiro. Durante a cerimônia de lançamento, marcada para às 20h, no Teatro do Sesi, será realizada a contratualização do Projeto Turismo das Águas do Noroeste na Geor (Gestão Estratégica Orientada para Resultados), metodologia de elaboração e gestão de projetos adotada pelo Sistema Sebrae.
Com o objetivo de divulgar a região e alavancar os negócios da cadeia turística local, estão atuando como parceiros no Projeto de Turismo das Águas do Noroeste as prefeituras de Itaperuna, Natividade, Porciúncula, Varre-Sai e Bom Jesus do Itabapoana, o Sebrae/RJ, o Sistema Firjan, a TurisRio, a Fenorte, o Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro e o Sindicato dos Hotéis.
Evento - A Merconoroeste irá acontecer de 25 a 28 de junho, no Centro Poliesportivo de Itaperuna. O evento é realizado por Sebrae/RJ, Firjan, Facerj, Fecomércio e Prefeitura de Itaperuna. (JORNAL O DIÁRIO)

AÇÃO SOCIAL DISCUTE DIREITOS DA CRIANÇA
Representantes do setor público de Quissamã se reuniram para discutir a formação de uma Comissão Intersetorial de Acompanhamento do Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito da Criança e do Adolescente (PNCFC), seguindo uma determinação do Governo Federal.
O PNCFC antecede a análise da situação de abrigamento para uma visão ampla que inclui diversas instâncias de promoção de direitos e atendimento, surgindo em 2001 com a Caravana da Comissão de Direitos Humanos – Programas Abrigo. Em 2006, houve um consulta pública e a versão final deste plano, que foi lançado finalmente em 2007. O governo federal estipulou que a comissão, que será formada em breve, terá até 2015 para a implementação das propostas de um plano de ação. (JORNAL O DIÁRIO)

NOTÍCIAS NACIONAIS
BANCO REDUZ JUROS PARA A PESSOA FÍSICA
Pesquisa realizada pela Fundação Procon de São Paulo mostra que as taxas de juros de empréstimo pessoal e cheque especial para pessoa física caíram pela terceira vez consecutiva. O levantamento foi realizado no dia 3 de março com dez instituições financeiras. No caso do empréstimo pessoal, a queda foi de 0,09 ponto percentual, e no cheque especial, de 0,01 ponto percentual.
Maior redução - As instituições pesquisadas foram Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Nossa Caixa, Real, Safra, Santander e Unibanco. Para empréstimo pessoal, a taxa média praticada pelos bancos foi de 5,80% ao mês, contra os 5,89% cobrados em fevereiro. Já a taxa média do cheque especial passou de 9,18% para 9,17% ao mês. Segundo o Procon, a maior redução dos juros de empréstimo pessoal foi verificada no Banco Real, 7,35% ao mês, em fevereiro para, 6,36% em março, o que representa uma queda de 0,99 ponto percental.
Entre os bancos pesquisados, o HSBC foi o único que aumentou a taxa de juros, de 4,57% ao mês, em fevereiro, para 4,70% em março, um aumento de 0,13 ponto percentual. Em relação ao cheque especial, o HSBC foi o único banco a alterar a taxa, de 9,57% ao mês, em fevereiro, para 9,47% uma redução de 0,1 ponto percentual. (ABr). (JORNAL O DIÁRIO)

ESTIMATIVA DO PIB DESTE ANO APONTA QUEDA
A estimativa para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país, passou de 1,5% para 1,2%, este ano, segundo analistas de mercado, o que significa nova redução na projeção de crescimento da economia brasileira. Quanto à projeção para 2010, foi mantida em 3,5%. Os dados são apontados no boletim Focus, publicação semanal do Banco Central. (JORNAL O DIÁRIO)

ESPORTES
AMERICANO PODE PEGAR O FLAMENGO EM VOLTA REDONDA

O jogo entre Americano e Flamengo, programado para o dia 2 de abril, em Campos, no Estádio Godofredo Cruz, pode não contecer em Campos, mas sim em Volta Redonda. O site da Federação Estadual de Futebol do Rio de Janeiro estampou ontem à noite a notícia de que a Rede Globo vai reavaliar as condições de transmissão no Estádio Godofredo Cruz, mas segundo a nota, a Vênus Platinada está inclinada a nãoi permitir a transmissão no Parque Tamandaré.
A partida, que será válida pela 7ª Rodada da Taça Rio, pode ser remarcada para o Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, às 15h45min, “desde que não haja condições da transmissão ser realizada no Estádio Godofredo Cruz, em Campos, assim atestada pela televisão”. A Ferj colocou em seu site um ato oficial de seu departamento técnico.
No ano passado, todos os jogos do Americano foram realizados fora de casa, até as partidas com alguns times pequenos foram fora de seus domínios. Este ano, depois de gastar com a reforma do estádio e de pagar um alto custo para adequar o Godofredo Cruz às normas da Ferj, o Americano corre o risco de perder uma excelente oportunidade de conseguir boa bilheteria, e até de surpreender o Flamengo em seu campo, se a avaliação da Globo for negativa. (JORNAL O DIÁRIO)

SOCO DE FERNANDO HENRIQUE EM SILLER AINDA PODE RENDER PUNIÇÃO NO STJD
Ao saber que a Procuradoria do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD/RJ) vai recorrer da decisão que o absolveu da denúncia de agressão, o goleiro Fernando Henrique, do Fluminense (foto), voltou a ficar apreensivo. No entanto, o arqueiro não quis se pronunciar sobre o caso, pois, segundo ele, foi instruído dessa forma pelos advogados do clube. “É uma situação que me preocupa, é claro que preocupa. Mas fui instruído pelos advogados do Fluminense a não falar sobre o assunto”, declarou Fernando Henrique ontem. Além de interpor Recurso para o processo que envolve Fernando Henrique, a Procuradoria do TJD/RJ fará o mesmo com o lateral-esquerdo Leandro, também absolvido em sessão do último dia 6. “A Procuradoria não ficou satisfeita com o resultado dos dois julgamentos e vai recorrer das decisões”, disse o Procurador-Geral do TJD/RJ, Dr. André Luis Valentim. Fernando Henrique foi denunciado e absolvido no artigo 253 (Praticar agressão física contra o árbitro ou seus auxiliares, ou contra qualquer outro participante do evento desportivo) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que prevê suspensão de 120 a 540 dias. Fernando Henrique não recebeu o cartão vermelho e deu um soco no volante Siller Kieza, do Americano, em partida do primeiro turno do Campeonato Carioca. (JORNAL O DIÁRIO)

Nenhum comentário: