quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Campos dos Goytacazes, 07 de janeiro de 2009.

PREVISÃO DO TEMPO:
O TEMPO EM CAMPOS É CHUVOSO DURANTE O DIA E À NOITE. A MÍNIMA REGISTRADA É DE 21 E A MÁXIMA É DE 28 GRAUS.

NÃO HÁ PALAVRAS QUE DEFINAM O QUE UM DOS JORNAIS EXPÕEM COMO TÍTULO PRINCIPAL EM SUA EDIÇÃO DE HOJE. DEPOIS DE PERDEREM TUDO EM UMA ENCHENTE, UMA IDOSA, COM QUATRO NETOS, RECEBEU DA EX-PRIMEIRA DAMA E SECRETÁRIA DE PROMOÇÃO SOCIAL, CRISTINA MOCAIBER, UM CHEQUE NO VALOR DE R$ 250 (DUZENTOS E CINQÜENTA REAIS), COM DATA DE PAGAMENTO PARA 2020, PARA PAGAR O ALUGUEL SOCIAL DE UM IMÓVEL.

OUTRO DESTAQUE DO NOTICIÁRIO LOCAL É A SITUAÇÃO DA REGIÃO NORTE E NOROESTE FLUMINENSE EM RELAÇÃO AS CHUVAS QUE CONTINUAM CAINDO. SÃO MUITAS FAMÍLIAS DESABRIGADAS, E OUTRAS TANTAS QUE CORREM O RISCO DE TAMBÉM FICAREM DESABRIGADAS E DESALOJADAS.
NOTICIAS LOCAIS
CARENTES HUMILHADOS E JUSTIÇA DESAFIADA – CHEQUES PRÉ-DATADOS PARA 2020 EMITIDOS NO GOVERNO MOCAIBER – FINALIDADE À PAGAMENTO DE ALUGUÉIS SOCIAIS DE IMÓVEIS

Não bastassem os escândalos que levaram à prisão alguns secretários e o afastaram da prefeitura por 43 dias, através de operação Telhado de Vidro, dia 11 de março do ano passado, o ex-prefeito de Campos, Alexandre Mocaiber, piora sua situação com novos casos estão vindo à tona. Ontem, o secretário de Governo Roberto Henriques recebeu denúncia de que nos últimos dias do Governo Mocaiber, a então primeira dama e secretária de Promoção Social, Cristina Mocaiber, assinou dois cheques no valor de R$ 250, pré-datados para o ano de 2020, destinados a pagamentos de aluguéis sociais de imóveis. Além de desafiar a Justiça, a prática caracteriza humilhação a pessoas carentes. Uma das vítimas é a doméstica Creusa Machado Menezes, 62 anos, separada e que mora com quatro netos de quatro, oito, 11 e 16 anos numa casa de cinco cômodos alugada pela Prefeitura. (JORNAL O DIÁRIO)

ANO LETIVO SERÁ INICIADO SÓ NO MÊS DE MARÇO
A secretaria de Educação de Campos dará início ao ano letivo de 2009 apenas no mês de março e não em fevereiro, como era previsto na rede municipal de ensino. A medida foi anunciada pela prefeita Rosinha Garotinho que declarou ser necessária a reforma dos imóveis, já que cerca de 70% das unidades se encontram avariadas e apresentam riscos para funcionários e alunos, pela falta de manutenção. (JORNAL O DIÁRIO)

APOSENTADORIA LEVA INSS A SER MAIS PROCURADO
O primeiro dia de funcionamento do novo sistema do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que concede aposentadoria por idade em apenas 30 minutos, foi intenso na maioria das agências.
Em Campos, informação não oficial é de que a rotina nas agências do INSS não sofreu nenhuma mudança, mas várias pessoas compareceram para se orientar e tirar dúvidas sobre o novo regulamento, cujo Decreto 6722/08, que o define foi publicado no Diário Oficial da União do último dia 31. A análise de benefícios levará em consideração os dados referentes a vínculos e contribuições existentes no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). (JORNAL O DIÁRIO)

PASSA MAL E MORRE NA HORA DE APOSENTAR
Após anos de contribuição previdenciária, o trabalhador rural Antônio Leandro de Araújo, de 62 anos esteve ontem na agência Central do INSS para dar entrada na aposentadoria, mas sentiu-se mal e morreu. Antônio Leandro que morava em Conceição do Imbé era diabético e chegou à agência mais cedo para agilizar o atendimento. (JORNAL O DIÁRIO)

NOTICIAS REGIONAIS
CHUVAS VOLTAM A CASTIGAR REGIÃO

Devido ao aumento do volume das águas dos rios Carangola, Muriaé, Paraíba do Sul e Itabapoana, municípios como Porciúncula, Natividade, Laje do Muriaé, Italva, Itaperuna, no Noroeste Fluminense; Cardoso Moreira, Bom Jesus do Itabapoana e Campos dos Goytacazes, no Norte, voltam a ser castigados. Vários pontos da BR-356 (Campos-Itaperuna) estão totalmente alagados. Em Três Vendas, moradores fecharam, por uma hora, a rodovia com galhos de árvores, reivindicando mais assistência. A Polícia Militar chegou ao local e controlou a situação. Na localidade de São Joaquim, em Cardoso Moreira, Washington Borges Gomes, 36 anos, morreu afogado quando tentava atravessar àquela rodovia inundada pelo Muriaé. Já são seis mortos na região por causa das enchentes.
Em Três Vendas, casas continuam alagadas e famílias tentam resgatar o que sobrou. Segundo o guarda municipal Sérgio do Santos, 34, a manifestação foi para chamar a atenção das autoridades de que os moradores estavam sem água potável e alimentação. Uma hora depois, um caminhão com mantimentos chegou. (JORNAL O DIÁRIO)

DESALOJADOS 56 MIL EM CAMPOS E NA REGIÃO
As enchentes continuam afetando a região Norte e Noroeste. Atualmente, Itaperuna, Bom Jesus do Itabapoana, Laje do Muriaé, Natividade, Porciúncula, Cardoso Moreira e São Francisco de Itabapoana estão com água nas ruas. Apesar desta situação, segundo a Defesa Civil os números continuam a cair e agora estão em 33 mil desalojados e 2,6 mil desabrigados.
Pela segunda vez em menos um mês, o hospital São José do Avaí está ilhado por causa da enchente do rio Muriaé. A rua de acesso ao principal hospital de Itaperuna está completamente tomada pela água. O transporte dos pacientes que entram e saem do hospital é feito por barcos e caminhões colocados à disposição pela Defesa Civil Municipal. A invasão das águas obrigou a diretoria a interromper alguns serviços realizados no hospital, que está atendendo somente aos casos de extrema urgência, como cirurgias e novas internações.
O nível do Muriaé chegou aos 5,45 metros, alcançando 95 cm acima do nível de transbordo que é de 4,5 metros. As ruas de Itaperuna continuam cobertas pela água e o trânsito nas principais avenidas é problemático. Os condutores têm que exercitar a paciência porque os veículos estão sendo desviados para caminhos alternativos. Nessa enchente, não foram registrados desabrigados ou desalojados na cidade.
Em Italva, o Muriaé também deixou alagadas as ruas da área central, da beira-rio e as áreas baixas dos bairros Saldanha da Gama e Morro Grande. O nível do rio na cidade, segundo a medição da Defesa Civil, estava em 4,23 metros de manhã, mas à tarde começou a diminuir, chegando a 4,12 metros, sendo que o nível de transbordo é de 3 metros. As vítimas da enchente estão sendo levadas para o Ciep Vereador Said Tanos José e para o ginásio Elias Anselmé. Uma barreira chegou a cair no município e duas pessoas ficaram levemente feridas em conseqüência da enchente. O balanço na cidade mostra que estão desabrigadas 354 pessoas 668 desalojadas num total de 4.150 atingidos.
Varre-Sai não tem problemas com enchentes, mas está sem acesso devido à queda de um trecho da RJ 214, que liga o município Natividade, ontem após as chuvas. (FOLHA DA MANHÃ)

CONFIRMAÇÃO DE MATRÍCULA NA REDE ESTADUAL COMEÇA SEXTA
Os alunos que fizeram a pré-matrícula pela Internet para a rede estadual de ensino devem ficar atentos, pois começa nesta sexta-feira, dia 9, a confirmação da matrícula definitiva nas escolas para garantir as vagas. A Secretaria de Educação divulga amanhã a relação das unidades com a distribuição das vagas para estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental (antiga 5ª série), 1º ano do Ensino Médio, 1º ano do Ensino Normal e 1ª e 5ª fases da Educação de Jovens e Adultos. A listagem completa poderá ser consultada no site www.matriculafacil.rj.gov.br.
Pais e responsáveis receberão o resultado de onde o aluno foi alocado por correio eletrônico (e-mail), por mensagem de texto no celular (torpedo) ou por correspondência. Para efetivar a matrícula, os candidatos devem comparecer às escolas indicadas na carta de confirmação, no período de 9 a 16 deste mês. (JORNAL O DIÁRIO)

CARTAZ EXPÕE SOBRE DIREITOS DO ACIDENTADO
Desde ontem, hospitais, postos de saúde, ambulatórios, cartórios de registros cíveis e funerárias estão obrigados a expor, em locais bem visíveis, cartaz ou placa divulgando conteúdo da Lei federal 6.194/74, que dá destaque à indenização de seguro obrigatório sobre danos causados por veículos automotores pela própria vítima do acidente ou seus beneficiários. A proposta é do deputado estadual João Peixoto (PSDC). (JORNAL O DIÁRIO)

ESPORTES
COPA SÃO PAULO DE JUNIORES – VASCO VENCE OUTRA PARTIDA
A segunda rodada da Copa São Paulo de Futebol Junior, começou para os clubes cariocas. O Vasco, que está no Grupo Q da competição, venceu o Atlético Rondoniense por 3 a 2, no estádio Bruno Lazzarini e disparou na liderança do Grupo Q. Já o Flamengo, enfrenta hoje o ABC, em Hortolândia pelo grupo E. Pelo grupo U, o Fluminense tenta sua segunda vitória na competição contra o Jaguaré-ES, no estádio Antônio Soares de Oliveira. (FOLHA DA MANHÃ)

WILLIANS ACERTA COM O FLA E ASSINA CONTRATO NESTA QUARTA-FEIRA
OS ÚLTIMOS DETALHES QUE ESTAVAM PENDENTES ENTRE WILLIANS E FLAMENGO FORAM RESOLVIDOS NO INÍCIO DA TARDE DESTA TERÇA-FEIRA E O VOLANTE, EX-SANTO ANDRÉ, É O NOVO REFORÇO DO RUBRO-NEGRO PARA A TEMPORADA 2009. ELE TEM EMBARQUE PREVISTO NESTA QUARTA-FEIRA PARA O RIO DE JANEIRO PARA ASSINAR O CONTRATO DE TRÊS ANOS E SE REAPRESENTAR COM O GRUPO.
WILLIANS, DE 22 ANOS DE IDADE, FOI O MELHOR SEGUNDO VOLANTE DA SEGUNDA DIVISÃO. O JOGADOR SERÁ IMPORTANTE PARA O TÉCNICO CUCA, QUE PRETENDE IMPROVISÁ-LO NA LATERAL DIREITA CASO LEO MOURA NÃO POSSA JOGAR. (O GLOBO)

FUNDAÇÃO MUNICIPAL DIVULGA CALENDÁRIO ESPORTIVO DE VERÃO
Inicialmente prevista para ser divulgada hoje, a programação esportiva do verão 2009 da Fundação Municipal de Esportes (FME) acabou saindo ontem. As atividades serão realizadas na praia do Farol de São Thomé, em vários pontos da orla, desde o Xexé, passando pela área central, até o Camping.
Na última segunda-feira, o presidente da FME, Magno Prisco, realizou uma reunião de trabalho com toda equipe da instituição. Na ocasião, foi definida parte da programação esportiva de verão da praia de Farol de São Thomé. Depois disso, ficou acertado que o calendário esportivo seria divulgado hoje. No entanto, a FME se antecipou e divulgou ontem mesmo a lista de eventos.
Durante todos os dias do verão haverá uma programação diversificada, com esportes para todos os gostos e idade. A princípio, a prioridade da FME é reabrir a Academia de Musculação do Farol de São Thomé, que hoje se encontra em mau estado de conservação.
Segundo o presidente Magno Prisco, o Maguinho, estão sendo feitas obras de reparos na rede elétrica, piso, pintura e reposição de material. Maguinho ainda aproveitou para explicar o porquê da demora do fechamento da programação esportiva de verão.
- Se o tempo ajudar ainda esta semana vamos estar reabrindo as portas da Academia de Musculação Saúde Total, para os moradores e veranistas da praia campista. O atraso no início das atividades esportivas se dá devido não só ao estado de conservação da estrutura, que precisa de reparos, como também por causa das chuvas - contou Maguinho.
No Xexé, modalidades tradicionais como vôlei de praia, futvôlei e beach soccer são atividades que prometem agitar veranistas e moradores do balneário campista.
Para as crianças, ao lado da Arena de Esportes, no Centro, será realizada aulas de skate, sempre das terças aos sábados, das 16h às 19h.
E os idosos também terão uma atenção especial na programação esportiva de verão 2009. Haverá uma colônia de férias para os idosos, onde acontecerá jogos de dama, dominó, cartas e sinucas, além hidroginástica e ginástica especial. (FOLHA DA MANHÃ)

Nenhum comentário: