segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Campos dos Goytacazes, 05 de janeiro de 2009.

PREVISÃO DO TEMPO:
O TEMPO EM CAMPOS É DE CHUVA DURANTE O DIA E À NOITE. A MÍNIMA REGISTRADA É DE 23 E A MÁXIMA É DE 29 GRAUS.

O DESTAQUE DE HOJE FICA POR CONTA DAS MAIS DE 30 OBRAS INACABADAS E ENCONTRADAS PELOS FISCAIS DA SECRETARIA DE OBRAS NESSE FINAL DE SEMANA. ISSO SEM FALAR NO ESTADO PRECÁRIO DO ASFALTO EM DIVERSAS RUAS DO CENTRO DA CIDADE. UMA SITUAÇÃO QUE NÃO FOI RELACIONADA PELOS JORNAIS, É A DO FINAL DA RUA DOS GOITACAZES, ONDE UMA CRATERA AMEAÇA UMA PEQUENA OBRA DE TRÂNSITO.

OUTRO DESTAQUE DO NOTICIÁRIO LOCAL É SOBRE O FALECIMENTO DO EX-PREFEITO DE CAMPOS, WILSON PAES. ELE FOI O FUNDADOR DA FACULDADE DE MEDICINA DE CAMPOS E OUTRAS ENTIDADES QUE FORMAM A ESCOLA DE MEDICINA.

NOTICIAS LOCAIS
MEDICINA DE CAMPOS PERDE WILSON PAES – EX-PREFEITO SEPULTADO ONTEM

Foi sepultado na tarde de ontem, no Cemitério do Caju, o médico humanitário, Wilson Paes, fundador da Faculdade de Medicina de Campos e outras entidades, que formam a escola de medicina com sua marca no município. Professor que formou centenas de médicos para a região, Paes foi prefeito de Campos e faleceu aos 83 anos, na noite de sábado, 3, no Hospital Álvaro Alvim, onde estava internado desde terça-feira, dia 29 de dezembro. Várias personalidades de Campos e região estiveram no velório e sepultamento de Wilson Paes. (JORNAL O DIÁRIO)

GOVERNO ENCONTRA MAIS DE 30 OBRAS INACABADAS
Por determinação da prefeita Rosinha Garotinho, equipes da secretaria de Obras e Urbanismo percorreram as áreas mais carentes da cidade neste sábado, e já identificaram as ações necessárias para solucionar problemas que, sob o ponto de vista técnico e social, comprometem a qualidade de vida da população. “Em todos os lugares, o que vemos são obras mal feitas ou inacabadas, esgotos a céu aberto e praças sem manutenção. Muitos são trabalhos que não podem ser consertados, que precisam mesmo ser refeitos. Nossas ações terão como base estudos técnicos e de engenharia, e não dicas de palpiteiros que não entendem do assunto”, disse o secretário de Obras, Antônio José Petrucci, o Tom Zé.
Como exemplo de “obras sem conserto”, Tom Zé cita as da Chatuba do Lebret e da Vila Industrial. “Na Chatuba teremos de tirar as casas, porque se o Paraíba enche, a lagoa também enche e alaga tudo. Na Vila Industrial, obras mal executadas e a falta de uma rede coletora de esgoto dão um aspecto de miséria ao local. É determinação da prefeita que priorizemos as obras nas comunidades menos favorecidas e que essas obras sejam de qualidade. Daí, a necessidade de um projeto de engenharia”, destaca.
Para demonstrar o descaso e falta de fiscalização do governo anterior, Tom Zé ainda aponta um serviço iniciado após o Natal, na rua Barão da Lagoa Dourada, em frente ao Hospital Álvaro Alvim. “Era para ser feito desde outubro, mas ainda está lá, com a área interditada, congestionando o trânsito.”, conclui. (JORNAL O DIÁRIO)

ASFALTO VIRA QUEIJO SUÍÇO APÓS CHUVAS EM CAMPOS
A falta de manutenção e as chuvas que castigaram Campos no mês de dezembro deixaram várias ruas da cidade quase sem condições de circulação, devido à grande quantidade de buracos. Passar por alguns trechos virou tarefa das mais complicadas para motoristas, ciclistas e pedestres, inclusive na área central. A prefeita Rosinha Garotinho admite que a situação é crítica e afirma que uma operação emergencial será iniciada até o final do mês.
No Centro, os buracos tomam conta da avenida Tenente Coronel Cardoso (Formosa). Nas proximidades do Mercado Municipal, os mais desavisados jogam os carros nas calçadas na tentativa de desviar das "armadilhas". Logo após a esquina da rua do Gás, a cratera é tão grande que os moradores da área, em forma de protesto, plantaram uma bananeira no local.
Outro ponto que necessita de reparos é a rua Lacerda Sobrinho, principalmente no trecho entre a rua do Ouvidor e a Beira-Valão. "Em vários trechos, não há mais asfalto e os paralelepípedos estão à mostra. Passo sempre por aqui e me irrito com a situação. Os desníveis provocam problemas no carro.", declarou o professor Rogério Alves.
No Parque Califórnia, os motoristas enfrentam dificuldades na rua Caldas Viana. Bem perto, no Flamboyant, os buracos tomam conta da Raul Escobar.
Nos bairros mais afastados do Centro, o perigo também está nas ruas sem a manutenção adequada, como na estrada entre a Penha e Fazendinha. O comerciário Jorge Barreto, morador da Nova Penha, sentiu na pele o péssimo estado da via. (FOLHA DA MANHÃ)

LAGOA FEIA VOLTA A SUBIR E DESABRIGAR
A Lagoa Feia voltou a desabrigar mais famílias, ontem à noite, nas localidades de Ponta Grossa, Marcelo e Goiaba, na Baixada Campista. A informação, era de que um dique teria se rompido na área. Apesar das rupturas emergenciais de oito trechos de diques considerados irregulares em operação realizada pelos Ministérios Públicos Federal e Estadual, no final de dezembro, a lagoa ainda não conta com capacidade para escoamento rápido e represa a maior parte do volume d´água recebido do rio Ururaí. A chuva que caiu sobre a cidade ontem deve se repetir hoje segundo a previsão do tempo.
O número das novas famílias desabrigadas e desalojadas em Ponta Grossa ainda não havia sido fechado até a noite de ontem. Uma equipe da Defesa Civil municipal esteve no local para realizar a remoção das famílias para os abrigos e para casas de amigos e parentes. (FOLHA DA MANHÃ)

PARAÍBA BAIXA E O RIO MURIAÉ VOLTA A SUBIR
Por causa das chuvas que atingiram os estados de Minas Gerais e São Paulo, a expectativa é a de que o nível do Rio Paraíba do Sul, em Campos, volte a subir, embora tenha registrado uma considerável baixa nos últimos dias. A Defesa Civil Municipal realiza monitoramento diário para eventutal emergência. Já o Rio Muriaé continua subindo e mantém alagamentos. (JORNAL O DIÁRIO)

NOTÍCIAS NACIONAIS
ANO COMEÇA COM JUROS EM QUEDA NA CEF

Juros mais baixos para 21 linhas de empréstimo para pessoas físicas e jurídicas a partir deste mês. Diversas empresas da construção civil em Campos vão ser beneficiadas com a medida, de acordo com informações do superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Rider de Azevedo Gonçalves Filho. Em tempo de crise, a notícia dá alento para empresas e trabalhadores, que a cada início de ano, têm despesas extras para pagamento de IPTU, IPVA, e despesas escolares.
De acordo com Rider, a taxa de juros que terá a maior redução será a do Penhor. Em vez de ser praticada a 2,99% foi reajustada para baixo, e passa a 2,25% ao mês, portanto uma redução de 24,7% nos juros. O cheque especial também terá redução na taxa de juros, e cairá de 1,47% para 1,37% ao mês, com redução na taxa máxima, de 7,98% para 7,49% ao mês. (JORNAL O DIÁRIO)

ESPORTES
NOVA APOSTA DO FOGÃO É “CRIA” DO AMERICANO
Se no Americano, ele não teve a atenção necessária e por pouco não abandonou a carreira, no Botafogo a história está sendo completamente diferente e o atacante Laio é apontado como uma jóia que está sendo lapidada para brilhar em 2009. Vice-artilheiro do Torneio Otávio Pinto Guimarães (OPG) com 14 gols, o campista despertou interesse do futuro presidente do clube, Maurício Assumpção, e do treinador Ney Franco, que já o puxou para o profissional.
Com a carência de atacantes após a perda de Jorge Henrique, Gil, Wellington Paulista e Alexandro, a diretoria botafoguense está apostando muito no jogador, que para chegar a General Severiano teve que se desligar do Americano, ficar um período parado e contar com a colaboração dos dirigentes do Rio Branco – Édson Reis e César Barreto –, que confiaram em no seu talento e o ajudaram durante este tempo em que não pôde exercer sua profissão. (JORNAL O DIÁRIO)

EDMUNDO E CARLOS ALBERTO PODEM FAZER “DUPLA DO BARULHO”
O elenco do Vasco se reapresenta nesta segunda, com várias novidades para 2009. Mas as duas maiores ainda não estão certas. Uma delas é o atacante Edmundo, que deve aparecer em São Januário, já que ainda tem contrato em vigor com os cruzmaltinos até dia 20. Outro que pode acertar é o apoiador Carlos Alberto, que conseguiu ontem a sua liberação do Werder Bremen, da Alemanha, para ser emprestado ao clube da Colina.
O caso de Edmundo, em tese, é o mais complicado. O jogador, que havia anunciado o fim da carreira no País após o rebaixamento no Brasileiro, ainda pensa defender o Vasco para livrar o time da Série B.
Porém, o Animal enfrenta resistência dentro do próprio clube. O atacante não se enquadra no perfil planejado pela cúpula do futebol para a disputa do Estadual, da Copa do Brasil e da Segundona, apesar de ter o aval do técnico Dorival Júnior.
Já o acerto com Carlos Alberto depende apenas da chegada do fax com a liberação do atleta. Ele só não vai atuar na Colina se houver uma reviravolta na negociação, pois até os salários já estão acertados. O apoiador vai usar o Vasco como ‘vitrine’ para o Werder Bremen, que espera valorizar o jogador para negociá-lo no futuro. (JORNAL O DIA)

Nenhum comentário: