sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Campos dos Goytacazes, 19 de dezembro de 2008.

PREVISÃO DO TEMPO:
O TEMPO EM CAMPOS É DE SOL COM MUITAS NUVENS. PODENDO OCORRER PANCADAS DE CHUVA À TARDE E À NOITE. A MÍNIMA REGISTRADA É DE 20 E A MÁXIMA É DE 30 GRAUS. A UMIDADE RELATIVA DO AR É DE 79%.

O DESTAQUE DE HOJE NOS JORNAIS LOCAIS É A SITUAÇÃO VIVIDA PELO MUNICÍPIO DE CAMPOS E ALGUMAS CIDADES VIZINHAS COM O PROBLEMA DAS INUNDAÇÕES DOS RIOS PARAÍBA DO SUL, POMBA, E OUTROS RIOS DA REGIÃO. QUE ESTÃO DEIXANDO AS CIDADES ALAGADAS. MAS O MAIS INTERESSANTE É QUE DEPOIS DE MAIS DE 20 DIAS DE CHUVAS SÓ AGORA O PREFEITO MOCAIBER RESOLVEU DECRETAR SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA NA CIDADE. MAS O FATO SÓ ACONTECEU, POR PRESSÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO.

ALEGRIA DE POBRE DURA POUCO, É O QUE DIZ O DITADO. POR CONTA DISSO, OUTRO DESTAQUE DO NOTICIÁRIO NACIONAL REVELA QUE MUITOS VEREADORES FICARAM FELIZES COM A MEDIDA DO SENADO QUE APROVAVA O AUMENTO DO NÚMERO DE VEREADORES EM TODO O PAÍS, ENTRETANTO A CÂMARA DOS DEPUTADOS FEZ CAIR POR TERRA, TODA ESSA ALEGRIA, E REJEITOU A MEDIDA.

CHUVA – ENCHENTE - INUNDAÇÕES
INTERIOR DO ESTADO DEBAIXO D´ÁGUA – PARAÍBA SOBE MAIS DE 3 METROS

O Rio Paraíba do Sul, em Campos, passou a subir mais lentamente no meio da noite de ontem, dando indícios de estabilização, com a marca de 10.75 metros às 20h. O número de desalojados subiu para 30 famílias, todas da área da Ilha do Cunha. Em São João da Barra, um dique ameaça romper na localidade de Degredo. A situção é mais crítica nas cidades cortadas pelos afluentes do Paraíba, os rios Muriaé e Pomba. Em Santo Antônio de Pádua, o Pomba já inundou 90% da área urbana da cidade. Em Itaperuna, o Muriaé também desalojou dezenas de famílias e comerciantes. O problema ganha projeções ainda maiores em Cardoso Moreira, onde o Muriaé inundou toda a área central. Quanto aos diques de contenção da Lagoa Feia, na Baixada Campista, as intervenções para o rompimento de suas estruturas foram adiadas para hoje. (JORNAL O DIÁRIO).

PARAÍBA SOBE E ASSUSTA CAMPOS
“Podemos ser atingidos por uma grande enchente, talvez pior que a de 2007”. Foi o que disse ontem o comandante da Defesa Civil Municipal de Campos, Henrique Oliveira, com base na rápida elevação do nível do Rio Paraíba do Sul. Algumas comunidades começaram a ficar alagadas na quarta-feira, com dezenas de famílias desalojadas. Ontem, às 20h, o nível do rio era de 10.75 metros e subia em um ritmo mais lento.
Segundo os institutos de meteorologia, a Zona de Convergência do Atlântico do Sul (ZCAS) mantém a formação de muitas nuvens carregadas sobre a Região Sudeste. Há preocupação também com os níveis dos rios que nascem em Minas Gerais, que já estão cheios e já causam cheias no Norte e Noroeste Fluminense.
Por volta das 10h30, quando o nível do rio atingia a cota de 10,30 metros, algumas residências na Avenida Rui Barbosa, no Matadouro, começaram ser invadidas pela água. Neste mesmo local, na última enchente, a água atingiu 1,30 metro dentro das casas, deixando o açougueiro Adail Antunes, 59 anos, preocupado. Na Ilha do Cunha, 30 famílias tiveram que deixar as casas e ocupar salas do Colégio 29 de Maio, no Bairro Pecuária. (JORNAL O DIÁRIO).

VÍTIMAS DE MAIS UM TEMPORAL PROTESTAM
Não bastasse a cheia do Paraíba, o temporal de 40 minutos da noite de quarta-feira em Campos deixou ruas e casas inundadas em alguns bairros. Revoltadas, 30 famílias da Favela do Aeroporto que tiveram as casas inundadas invadiram na manhã de ontem as casas populares ainda em obras de acabamento no Conjunto Habitacional Boa Vista I, à margem da BR-101 (Campos-Vitória), na altura do Parque Aeroporto, em Guarus. Na favela, além do problema do alagamento, uma árvore caiu sobre uma casa, mas não feriu ninguém. Alguns imóveis já apresentam sinais de rachadura.
As 260 famílias esperam que a prefeitura conclua as casas nos dois conjuntos (Boa Vista I e Boa Vista II) e entregue aos moradores da favela ainda este mês, conforme prometido. (JORNAL O DIÁRIO).

MINISTÉRIO PÚBLICO PRESSIONA E MOCAIBER DECRETA EMERGÊNCIA
A subida do nível das águas do Rio Paraíba do Sul - que antes das 23h desta quinta-feira (18) aproximava da cota de 11 metros -, mobilizou as autoridades em Campos e, desde a noite de ontem, o município já está sob situação de emergência, decretado pelo prefeito Alexandre Mocaiber, após atender solicitação da Defesa Civil, corroborada pelo Ministério Público (MP), que encaminhou entendimento para abertura do orçamento da Defesa Civil e do Fundo Municipal de Assistência Social.
De acordo com entendimento firmado à noite, no Aeroclube de Campos, entre o secretário de Defesa Civil, Henrique Oliveira, o prefeito Alexandre Mocaiber e o vice-prefeito, Roberto Henriques, coordenador da equipe de transição da prefeita eleita, Rosinha Garotinho, todas as ações vão ser acompanhadas pelo Ministério Público.
O promotor da Tutela Coletiva, Marcelo Lessa, informou que o entendimento para a decretação da Situação de Emergência foi a alternativa encontrada para dar agilidade às ações da Defesa Civil. (JORNAL O DIÁRIO).

ABRIGOS E SACOS DE AREIA
A secretária de Comunicação, Jane Nunes, disse que o decreto será publicado no Diário Oficial na edição de amanhã, sábado (20). “Como ações preventivas, a secretaria de Educação já elabora lista de escolas que poderão ser disponibilizadas para servirem de abrigos e prepara sacos de areia. As empresas que puderem doar sacos de 50/60 quilos, podem fazê-lo na secretaria de Defesa Civil, à Rua José Fernandes, no Jardim Carioca”. (JORNAL O DIÁRIO).

DER EM ALERTA E CHEIAS AFETAM O HEMOCENTRO
São inúmeros os transtornos causados pelas enchentes na em toda a região. O Departamento de Estradas e Rodagens (DER-RJ) está em alerta quanto às condições de tráfego nas rodovias estaduais e o Hemocentro do Hospital Ferreira Machado já registra queda nas doações de sangue. Motivo: alagamentos e enchentes afugentam doadores. Na Baixada, os diques mapeados pelo Ministério Público Federal (MPF) e o Estadual (MPE) ainda não foram explodidos. Os trabalhos devem acontecer hoje. Pelo menos um não será mais destruído.
As RJs, que cortam o Norte e Noroeste Fluminense, estão sendo monitoradas 24 horas por dia pelo DER. O órgão está realizando operações tapa-buracos, conservação das rodovias, sinalização e controle de tráfego, mesmo com as dificuldades causadas pelo mau tempo. Estão na lista do órgão: a RJ-238, conhecida com Estrada dos Ceramistas, onde o asfalto ficou prejudicado em alguns pontos, devido ao grande fluxo de tráfego e aos temporais dos últimos 20 dias; a RJ-180 — que liga a BR-101 a Quissamã, por Dores de Macabú —, no Km 14, há um alagamento que impede a passagem de veículos leves.; e na RJ-178, 700 metros da pista, perto do Rio Macabu, em direção a Quissamã também está alagada.
Nos próximos três meses, o DER dará andamento à Operação Verão, com equipes de prontidão para realizar serviços de conservação, recuperação de pavimento, remoção de possíveis quedas de barreiras, eventuais erosões de asfalto e reforço de sinalização nas áreas de emergência. (JORNAL O DIÁRIO).

DOAÇÕES
O Hemocentro Regional de Campos, que funciona no Hospital Ferreira Machado (HFM), está com seu estoque de sangue prejudicado por causa das fortes chuvas. De acordo com a sua equipe, a dificuldade de locomoção, que é decorrência de enchentes e alagamentos, afugenta os doadores.
O Hemocentro só vem recebendo doadores de Campos e precisa abastecer 15 municípios. As cirurgias eletivas, aquelas marcadas com antecedência, correm o risco de serem adiadas. O Hemocentro precisa receber em média 70 doadores por dia para ter seu estoque equilibrado, mas nas últimas semanas vem recebendo uma média de 40 doadores. Todos os tipos sanguíneos são necessários, mas a carência maior é de O negativo. O órgão fica aberto diariamente para receber os doadores, das 7h às 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados. (JORNAL O DIÁRIO).

DIQUE
Está previsto para hoje à tarde a destruição dos diques nas terras de Ari Pessanha, Usina Paraíso e Demerval Queiroz para que o nível da Lagoa Feia possa abaixar e minimizar a situação dos moradores de Ponta Grossa dos Fidalgos, na Baixada Campista.
Ontem, uma equipe de perfuração esteve no local. De acordo com o promotor Marcelo Lessa, os diques da Ilha dos Carões, não serão destruídos, uma vez que oferecem riscos à Baixada. (JORNAL O DIÁRIO).

LEPTOSPIROSE ASSUSTA EM CAMPOS – SEIS MORTOS EM DOZE CASOS
Com a cheia do Rio Paraíba do Sul e os alagamentos pelo município, o Departamento de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Campos está preocupado com os casos de leptospirose. Se for confirmada a suspeita da doença como causa da morte, na última terça-feira, de Felipe Nogueira Barcelos, 24 anos, o morador de Ururaí será a sexta pessoa a morrer por leptospirose neste ano no município e o sétimo na Região Norte Fluminense.
Segundo a chefe do departamento, Elizabeth Tudesco, o risco de uma enchente em Campos aumenta consideravelmente a atenção do setor para os casos da doença transmitida através da urina de ratazanas. Ao todo, já foram confirmados seis casos da doença no município e um caso em São João da Barra. No ano passado, foram registrados quatro casos de leptospirose e um óbito.
De acordo com Tudesco, o aumento de casos da doença neste ano tem como motivos a elevada quantidade de chuva que tem atingido a região e a geração cada vez maior de lixo pela população. “O rato precisa de três ‘as’: água, alimento e abrigo. Quando a população joga em quintais e terrenos baldios sobras de comidas e acumula lixo, está favorecendo a proliferação de ratos, que são capazes de se alimentar de qualquer coisa. Por isso, não basta só combater o rato, até porque ele acaba desenvolvendo resistência aos venenos. É preciso conscientizar a população para melhor condicionar o lixo”.
Assim que são confirmados os casos, eles são encaminhados ao Centro de Controle de Zoonoses para que, no local em que tenha ocorrido a contaminação da vítima, seja realizado um trabalho de controle de roedor. (JORNAL O DIÁRIO).

DIQUE EM SÃO JOÃO DA BARRA PODE SER ROMPIDO
Em São João da Barra, a chuva alaga ruas e deixa a Defesa Civil em estado de alerta. Um dique próximo à localidade de Cajueiro ameaça romper a qualquer momento. Na Rua Gaudino Silva, principal de Cajueiro, o comerciante José Antônio Barbosa, 50 anos, se prepara para o pior. “Se romper, meu prejuízo será enorme”, disse. A Defesa Civil do município informa que atua para evitar o rompimento do dique. “Já colocamos 35 mil sacos de areia para evitar a invasão da água. Se romper, cerca de 800 famílias serão atingidas. Destas, 200 ficariam desabrigadas”, disse o coordenador Felício Medeiros. (JORNAL O DIÁRIO).

ACESSO FECHADO AO NOROESTE PELA BR 356
Com o aumento no nível do Rio Muriaé, que recebe águas de Minas Gerais e segue para o Noroeste do Estado do Rio, a água invadiu a Rodovia BR-356 (Campos/Itaperuna) na altura do quilômetro 101, no trevo de acesso ao distrito de São Joaquim, em Cardoso Moreira. Ontem pela manhã, a água estava um metro acima da rodovia por um trecho de quase 200 metros. O acesso de veículos foi interrompido pela Defesa Civil.
Um caminhoneiro tentou passar, teve veículo danificado e foi rebocado. O engenheiro civil Eugênio Passali, 49, reclama da falta de informação sobre a interdição da pista. Ele saiu de Macaé, onde trabalha, com destino a Minas Gerais, onde mora. “Gastei tempo e combustível porque não sabia da interdição”, desabafou. “A equipe não pôde estar no local devido a outros atendimentos”, disse um patrulheiro. A PRF informou que a BR-356 está comprometida em mais três trechos: dois em Italva e um em Itaperuna. (JORNAL O DIÁRIO).

MUNICÍPIOS DO NORTE E NOROESTE FLUMINENSE SOFREM COM ELEVAÇÃO DOS RIOS QUE NASCEM EM MINAS GERAIS E CORTAM A REGIÃO
Já são 12 os municípios afetados pelas cheias dos rios Itabapoana, Pomba, Muriaé e Paraíba do Sul. Entre eles estão, Laje do Muriaé, Bom Jesus do Itabapoana, Itaocara, Cambuci, Aperibé, São Fidélis, Italva e Campos.
Dois dos municípios mais afetados são Cardoso Moreira e Santo Antônio de Pádua, este último já com 90% das ruas da área urbana alagadas, registrando a segunda pior enchente de sua história. Em poucas horas a partir de quarta-feira, o Rio Pomba, que corta a cidade, atingiu 4,5 metros acima do seu nível normal.
Centenas de pessoas já estão desalojadas em Pádua. Desde a noite da última terça-feira, a prefeitura, através das secretarias de obras, transportes, Promoção Social, Meio Ambiente e Defesa Civil, ajuda os moradores das regiões mais afetadas a retirar móveis e outros pertences. Só é possível chegar à cidade de barco ou helicóptero.
Em Cardoso Moreira, alagada pela cheia do Rio Muriaé, não há como chegar pela BR-356, que liga Campos a Itaperuna. Também a cidade de Itaperuna, no Noroeste Fluminense, sofre com a elevação do nível do Muriaé. Já são 300 famílias entre desalojadas e desabrigadas. O Hospital São José do Avaí teve que transferir o atendimento dos ambulatórios para o andar de cima, já que a água invadiu o térreo do prédio. A orientação é que a população evite sair de casa, já que muitas ruas estão inundadas. (JORNAL O DIÁRIO).

MG: CHUVAS LEVAM 39 MUNICÍPIOS A DECRETAR SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA
Subiu nesta quinta-feira para 39 o número de municípios de Minas Gerais que decretaram situação de emergência por causa das fortes chuvas que atingem o estado. Apenas nos últimos três dias, seis cidades sofreram inundações por causa do transbordamento de rios e afluentes. Em Divinópolis, a 120 km de Belo Horizonte, o rio Itapecerica transbordou nesta madrugada, invadindo casas e ruas. O Rio Muriaé, em Patrocínio Muriaé, na Zona da Mata, a 390 km da capital mineira, também transbordou.
Além desses, os rios Paraopeba, Vermelho, Congonhas, Glória e Rio Preto transbordaram. Em todo o estado, cerca de 27 mil pessoas foram obrigadas a abandonar suas casas por causa das inundações ou do risco de desabamentos. Chega a sete o número de mortes registradas desde o início da semana, quando as chuvas se intensificaram. (JORNAL DO BRASIL)

NOTÍCIAS LOCAIS
VERÃO PODERÁ SER DE PREJUÍZOS

Caso o atual prefeito de Campos, Alexandre Mocaiber, não cumpra o acordo feito com a sucessora Rosinha Garotinho, e pague 50% dos cachês dos artistas nacionais programados para se apresentarem no Farol de São Thomé, em janeiro, o prejuízo na praia poderá passar de R$ 1 milhão. A previsão foi feita pelo presidente interino da Associação de Hotéis, Pousadas, Comércio e Similares da Praia do Farol, Amy Barbosa. Coordenador do verão 2009, Marcos Soares informou que até o fim da tarde desta quinta-feira, a secretaria de Fazenda não havia repassado a verba para a Fundação Trianon.
Porém, o prejuízo no Farol não para por aí. Muitos donos de hotéis e pousadas já receberam uma parte das reservas feitas por turistas, mas sem os shows, a previsão é que boa parte desista, e queira o dinheiro de volta. Na praia campista são 522 leitos em três hotéis e 60 pousadas, só os pontos comerciais passam de 400. (JORNAL O DIÁRIO).

A HISTÓRIA AOS PEDAÇOS
UMA INFILTRAÇÃO NO TETO DO LICEU DE HUMANIDADES DE CAMPOS, FEZ CAIR NO INÍCIO DESTE MÊS, UMA LUMINÁRIA DE CRISTAIS BANHADA A OURO.
A ÚLTIMA RESTAURAÇÃO DO SOLAR DO BARÃO DA LAGOA DOURADA, OCORREU EM 28 DE MARÇO DE 2001, NO MANDATO DO ENTÃO GOVERNADOR ANTHONY GAROTINHO.
O PRÉDIO FOI TOMBADO HÁ 26 ANOS, EM 19 DE DEZEMBRO DE 1982, PELO INSTITUTO ESTADUAL DO PATRIMÔNIO CULTURAL – INEPAC.
NOTÍCIAS DA REGIÃO
EDUARDO PAES PEDE R$ 1 BILHÃO

O PREFEITO ELEITO DO RIO, EDUARDO PAES (PMDB), AO SER DIPLOMADO ONTEM PELO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL, AO LADO DOS ELEITOS PARA A CÂMARA DOS VEREADORES ANUNCIOU QUE PEDIU MAIS DE R$ 1 BILHÃO AO GOVERNO FEDERAL. PAES PROMETEU MUDAR O PARADIGMA DA RELAÇÃO ENTRE EXECUTIVO E LEGISLATIVO. (JORNAL DO BRASIL).

POLÍCIA CIVIL ABRE 300 VAGAS COM SALÁRIO DE R$ 1,6 MIL
A Polícia Civil do Rio de Janeiro abriu inscrição para 300 vagas de oficial de cartório policial (6ª classe), das quais 15 reservadas a portadores de deficiência, observada a compatibilidade entre a deficiência e as atribuições do cargo, a ser aferida em perícia médica na forma prevista na legislação em vigor.
O salário inicial, somando-se vencimento-base, acrescido das gratificações e adicionais atinentes ao cargo, totaliza R$ 1.676,76. O regime de trabalho policial é de dedicação integral, com jornada de trabalho de 40 horas semanais ou por sistema de escala de serviço.
As inscrições custam R$ 80 e vão até 30 de dezembro de 2008 nos postos da Academia Estadual de Polícia Silvio Terra (Acadepol) do Rio de Janeiro, das 9h às 16h, e até 9 de janeiro de 2009 pela Internet através do site da organizadora do concurso, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) (www.concurso.fgv.br/pcrjoc08). É possível pedir isenção da taxa de inscrição até hoje, conforme as regras que estão especificadas no edital.
Os avisos relativos aos dias, locais e horários de realização de todas as provas e exames da primeira fase do concurso serão divulgados no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, parte I, e pelo site da FGV. (JORNAL O DIÁRIO).

REAJUSTE DE 9% NO PISO SALARIAL DO RIO É APROVADO
Os 1,8 milhão de trabalhadores da iniciativa privada beneficiados pelo piso regional do Rio receberão um aumento de 9%, a partir de 1 de janeiro de 2009. Ontem, a Assembléia Legislativa (Alerj) derrubou 11 das 12 emendas apresentadas, na quarta-feira passada, à mensagem do governador Sérgio Cabral que previa reajuste para as nove faixas. Assim, o salário das domésticas passará de R$ 470,34 (faixa 2) para R$ 512,67. A única emenda acatada foi a que inclui os bombeiros civis na faixa 6.
Segundo o líder do governo na Alerj, deputado Paulo Melo (PMDB), a proposta aprovada segue hoje para o governador, que deverá sancioná-la na segunda ou na terça-feira, pois os valores entram em vigor já em janeiro. Vale lembrar que o aumento deve ser aplicado ao salário do mês que vem, creditado no começo de fevereiro de 2009. (JORNAL EXTRA)

NOTÍCIAS NACIONAIS
GOVERNO AUTORIZA CRIAÇÃO DA SUPERTELE – COMPRA DA BRASIL TELECOM PELA OI É LIBERADA PELA ANATEL, EM NEGÓCIO QUE ENVOLVE CERCA DE R$ 13 BI, A MAIOR PARTE VINDA DE BNDES E BB.

A OI FOI AUTORIZADA PELA ANATEL A CONCLUIR A COMPRA DA BRASIL TELECOM (BrT), FORMANDO ASSIM A SUPERTELE NACIONAL. NO ENTANTO, HÁ 15 RESTRIÇÕES AO NOVO NEGÓCIO: UMA DELAS É QUE NÃO SERÁ POSSÍVEL FAZER DEMISSÕES ATÉ ABRIL DE 2011. (JORNAL DO BRASIL e O GLOBO)

CONGRESSO MUDA COM A LUZ DO DIA
DEPOIS DE UMA NOITE DE APROVAÇÃO DE PROJETOS COM AUMENTO DE GASTOS PÚBLICOS, EM MEIO À CRISE ECONÔMICA, ALGUMAS MEDIDAS ACABARAM ENTERRADAS DURANTE O DIA, A EXEMPLO DA AMPLIAÇÃO DO NÚMERO DE VEREADORES NO PAÍS. FOI UMA LONGA QUEDA-DE-BRAÇO ENTRE GOVERNO E OPOSIÇÃO. (JORNAL DO BRASIL)

PF PRENDEU QUASE QUATRO MIL PESSOAS EM 218 OPERAÇÕES EM 2008
A Polícia Federal (PF) prendeu 3.960 pessoas nas 218 operações especiais deflagradas este ano. Do total, 2,3 mil (60%) foram prisões preventivas decretadas pela Justiça.
Para o diretor-geral da PF, Luiz Fernando Corrêa, isso mostra que o trabalho do órgão tem sido bastante fundamentado, uma vez que é necessária a avaliação de um juiz para que a preventiva seja decretada.
A estimativa da PF é que os recursos que deixaram de ser desviados dos cofres públicos devido às operações foram superiores ao orçamento da instituição, de R$ 3,9 bilhões em 2008.
De acordo com a PF, somente nas 21 operações de combate a crimes previdenciários, o total de recursos que deixaram de ser desviados foram de R$ 2 bilhões.
Segundo balanço divulgado nesta quinta-feira, foram realizadas 32 operações de combate à corrupção, que resultaram na prisão de 432 suspeitos, sendo 137 servidores públicos e sete policiais federais. No combate à lavagem de dinheiro, foram 17 ações especiais, com a prisão de 195 pessoas.
A luta contra o narcotráfico foi a que teve o maior número de operações especiais: 44. Durante o ano, foram apreendidas mais de 174 toneladas de maconha, destruídos quase três mil pés de maconha, cerca de 19,7 toneladas de cocaína, 338 kg de crack e mais de 132,6 mil comprimidos de ecstasy.
Na área ambiental, foram feitas 22 operações especiais, com a prisão de 228 suspeitos. Já em ações de cooperação internacional, o número de prisões de estrangeiros foragidos chegou a 33, o maior número em oito anos.
Também foram emitidos mais um milhão de passaportes, já no modelo novo, um aumento de 250% em relação a 2007. Na campanha do desarmamento, foram entregues até novembro 16,31 mil armas, concedidos 77,7 mil registros, renovados 107,89 mil registros estaduais, expedidos 8,94 mil portes e apreendidas 12,59 mil armas. (JORNAL DO BRASIL)

RS: 18 CIDADES DECRETAM EMERGÊNCIA POR ESTIAGEM
Dezoito munícipios do Rio Grande do Sul decretaram situação de emergência por causa da estiagem até esta quinta-feira. Há 60 dias não chove na região do Planalto e no noroeste do estado, as mais atingidas pela seca. As informações são da Defesa Civil, que deve enviar equipes às cidades para verificar a situação.
Os municípios que sofrem com a seca no Rio Grande do Sul são: Boa Vista das Missões, Constantina, Cristal do Sul, Engenho Velho, Gramado dos Loureiros, Iraí, Liberato Salzano, Maximiliano de Almeida, Nova Boa Vista, Novo Barreiro, Novo Tiradentes, Novo Xingu, Pinhal, Rodeio Bonito, Sagrada Família, São José das Missões, Seberi e Trindade do Sul.
Segundo a Defesa Civil, falta água potável nos reservatórios e o plantio de soja e milho foi interrompido. Mais da metade da produção de feijão, fumo, milho e soja foi perdida. A produção de leite também deve diminuir. (JORNAL DO BRASIL)

ESPORTESMANCHESTER UNITED VENCE GAMBA OSAKA POR 5 A 3 E VAI A DECISÃO DO MUNDIAL
Uma chuva de gols caiu sobre Yokohama nesta quinta-feira. Num bom jogo, o Manchester United, da Inglaterra, venceu o Gamba Osaka, time da casa, por 5 a 3 e se classificou para a decisão do Mundial Interclubes da Fifa, onde enfrentará a LDU, do Equador, no domingo, às 8h30m. (JORNAL DO BRASIL)

ZAGUEIRO XANDÃO É O PRIMEIRO REFORÇO DO FLUMINENSE
O Fluminense finalmente anunciou o seu primeiro reforço para 2009. Trata-se do zagueiro Xandão, do Guarani, que teve sua vinda para o Flu confirmada nesta quinta-feira. A contratação está sacramentada, restando apenas alguns detalhes burocráticos para o jogador assinar com o clube. A duração do contrato ainda não foi divulgada.
Outro jogador que está bem próximo de ir para as Laranjeiras é o apoiador Marquinho, do Figueirense. O Tricolor já fez proposta pelo atleta, a qual já foi aceita pelo mesmo e pelo seu empresário, Márcio Rivelino, restando apenas uma resposta do seu clube, o Figueirense. (JORNAL DO BRASIL).

REINALDO PODE SER O PRINCIPAL REFORÇO DO BOTAFOGO PARA 2009
Após apresentar Diego e o novo gerente de futebol, Anderson Barros, como reforços para 2009, o vice de futebol, André Silva, afirmou que três jogadores estão perto de assinar com o clube: Jean Carioca, ex-ABC e Fahel ex- Goiás, ambos volantes; e a contratação que realmente deve encher os olhos dos alvinegros: o atacante Reinaldo, revelado pelo Flamengo, com passagens por São Paulo, Paris Saint-Germain e que vinha jogando no futebol japonês. (JORNAL DO BRASIL)

Nenhum comentário: