terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Campos dos Goytacazes, 30 de dezembro de 2008.

PREVISÃO DO TEMPO:
O TEMPO EM CAMPOS É DE SOL COM AUMENTO DE NUVENS PELA MANHÃ. PODE OCORRER PANCADAS DE CHUVA À TARDE E À NOITE. A MÍNIMA REGISTRADA É DE 24 E A MÁXIMA É DE 33 GRAUS.

ENTREVISTADO DE HOJE: DR. FILIPE ESTEFAN - PRESIDENTE DA OAB - SECCIONAL CAMPOS RJ



O DESTAQUE DO NOTICIÁRIO LOCAL FICA POR CONTA DA EXPECTATIVA DA POSSE DOS NOVOS PREFEITOS E VEREADORES NOS DIVERSOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO NORTE-NOROESTE FLUMINENSE.

O IMPASSE SOBRE O LAUDO DA MORTE DO EX-FUNCIONÁRIO DA EMUT É OUTRO DESTAQUE NA EDIÇÃO DOS JORNAIS QUE CIRCULAM HOJE EM CAMPOS. JÁ QUE ENQUANTO O CENTRO DE REFERÊNCIA DA DENGUE, AFIRMA QUE O RESULTADO FOI POSITIVO, O DEPARTAMENTO DE EPIDEMIOLOGIA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DISCORDA DO LAUDO E APONTA A IMPOSSIBILIDADE DO RAPAZ TER MORRIDO POR CONSEQÜÊNCIA DAS COMPLICAÇÕES PROVOCADAS PELA DOENÇA.

CRIADO PELO DECRETO Nº 7566 DE 23 DE JANEIRO DE 1909, PELO ENTÃO PRESIDENTE DA REPÚBLICA, NILO PEÇANHA, A ESCOLA DE APRENDIZES ARTÍFICES, ATINGE ÀS VÉSPERAS DE COMEMORAÇÃO DOS SEUS 100 ANOS UM NOVO DEGRAU NO ENSINO DOS FILHOS DOS TRABALHADORES. É QUE O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, LUIS INÁCIO LULA DA SILVA, ASSINOU ONTEM O DECRETO DE LEI QUE CRIA 38 INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA. A NOVA INSTITUIÇÃO SERÁ A INTEGRAÇÃO DE ESCOLAS TÉCNICAS, AGROTÉCNICAS E CENTROS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA. E DUAS DAS 168 UNIDADES DO PAÍS SÃO DO ESTADO DO RIO, UMA DELAS EM CAMPOS.

NOTICIAS LOCAIS
GABARITOS DO CONCURSO PARA PSF SÃO LIBERADOS

O Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Público e Privado (IPDEP) divulga o gabarito das provas objetivas do concurso público do Programa da Saúde da Família (PSF) Campos dos Goytacazes, realizado no último domingo. A Prefeitura de Campos oferece 740 vagas entre os cargos. O concurso atraiu 35.036 mil candidatos, sendo que 20.148 - o equivalente a 60% - para o cargo de Agente Comunitário de Saúde.
O candidato que desejar entrar com recursos contra os gabaritos das provas poderá fazer entre os dias 05 a 07 de Janeiro de 2009. O interessado deverá comparecer ao Liceu de Humanidades de Campos para requerer a revisão. O resultado preliminar está previsto para ser liberado no dia 22 de janeiro e o resultado final para o dia 13 de fevereiro de 2009. (JORNAL O DIÁRIO)

STJ NÃO LIBERTA EMPRESÁRIO PRESO NA TELHADO DE VIDRO
A tentativa dos advogados do empresário Ricardo Luiz Pimentel (da filial Cruz Vermelha/Nova Iguaçu e Fundação José Pelúcio) de colocá-lo em liberdade se esbarrou na Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça, que, por unanimidade, negou habeas corpus. Ele foi preso dia 11 de março, durante a Operação Telhado de Vidro que também afastou o prefeito de Campos, Alexandre Mocaiber, por 45 dias. (JORNAL O DIÁRIO)

DESENTENDIMENTO NA SAÚDE – ÓRGÃOS DA PREFEITURA TÊM LAUDOS CONFLITANTES – DIVERGÊNCIA SOBRE SUSPEITA DE LEPTOSPIROSE EM CAMPOS
Um impasse entre dois órgãos municipais e a dúvida: a leptospirose foi ou não a causa da morte do ex-fiscal da Empresa Municipal de Transportes (Emut) Felipe Nogueira Barcellos, 24 anos, no último dia 16?
Enquanto o Centro de Referência da Dengue (CRD) afirma que o resultado do exame realizado com o morador de Ururaí durante sua internação foi positivo para a doença, o Departamento de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde discorda e, com cópia do documento, aponta a impossibilidade do rapaz ter morrido em consequência das complicações provocadas pela leptospirose. Ontem, foi confirmado mais um caso da doença em Campos neste mês. O menor F.R.C., 11, morador da Tapera, teve a confirmação laboratorial da doença. (JORNAL O DIÁRIO)

MAIS UM CORTE
DEPOIS DO MUSEU OLAVO CARDOSO TER O FORNECIMENTO DE ENERGIA CORTADO NA SEMANA PASSADA POR FALTA DE PAGAMENTO PELA PREFEITURA DE CAMPOS À AMPLA, ONTEM FOI A VEZ DO SHOPPING POPULAR MICHEL HADDAD – O CAMELÓDROMO -, FICAR SEM LUZ PELO MESMO MOTIVO, SEGUNDO COMERCIANTES DO LOCAL, QUE JÁ COMEÇARAM A CONTABILIZAR PREJUÍZOS DIANTE DO DESCASO DO PODER PÚBLICO MUNICIPAL. (JORNAL O DIÁRIO)

OPERAÇÃO ATLÂNTIDA FAZ MAIS DUAS IMPLOSÕES
A “Operação Atlântida”, que visa destruir diques contruídos de maneira irregular na Baixada Campista continuou ontem. À tarde, mais dois pontos do dique da Fazenda do Louro, localizado na foz do Rio Ururaí, em Campos, foram rompidos, visando promover a circulação de água, além de diminuir ainda mais o volume de água da Lagoa Feia.
Trezentos quilos de explosivos foram suficientes para abrir os alvos considerados ilegais. Equipes que atuam nos trabalhos de implosões sobrevoaram ontem à tarde na Ilha dos Carães, em Ponta Grossa dos Fidalgos, para avaliar a necessidade de nova intervenção. O Ministério Público Estadual (MPE), a Fundação Superintendência Estadual de Rios e Lagoas (Serla), as polícias Civil e Florestal e equipes do 5º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM) continuam à frente da operação. (JORNAL O DIÁRIO)

NOTÍCIAS DA REGIÃO
POSSES MOVIMENTAM MUNICÍPIOS

Na próxima quinta-feira, primeiro dia do ano de 2009, os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos no pleito de outubro serão empossados.
Em Campos, a prefeita eleita Rosinha Garotinho (PMDB) será empossada às 17h, na Câmara Municipal. Além de Rosinha, serão empossados os 17 vereadores eleitos no pleito de outubro e o vice-prefeito Chicão Oliveira. A cerimônia será aberta ao público e, após a posse, Rosinha Garotinho fará um discurso na Praça do Liceu. Para completar a festa, haverá um show do cantor Cláudio Zoli.
Porém, antes de sua posse, a prefeita eleita Rosinha Garotinho e seu marido, o ex-governador Anthony Garotinho vão ao Rio de Janeiro conferir a posse da filha mais velha do casal, Clarissa Garotinho (PMDB), eleita vereadora do Rio com a quinta maior votação.
Na cidade de São João da Barra, a prefeita reeleita Carla Machado (PMDB) tomará posse ao lado do seu vice, Dodozinho e dos vereadores eleitos. Em SJB, a cerimônia acontece às 20h, no Cine Teatro de SJB. Antes de sua posse, a prefeita de São João da Barra deve marcar presença na posse da sua companheira de partido, Rosinha Garotinho.
No município de Quissamã, o prefeito reeleito Armando Carneiro (PSC) tomará posse às 19h, no Ginásio Poliesportivo do município. Em sua diplomação, Armando disse acreditar na parceria do Legislativo e do Judiciário para conduzir o município a um lugar de destaque.
Em Macaé, às 16h, no Teatro Municipal, outro prefeito reeleito toma posse. Trata-se de Riverton Mussi (PMDB), que venceu o seu tio, o deputado federal Silvio Lopes (PSDB). Já no município de São Francisco do Itabapoana, Beto Azevedo (PMDB) toma posse às 18h, no Colégio Estadual São Francisco de Paula. (FOLHA DA MANHÃ)

DADOS PARA O BOLSA FAMÍLIA SÓ ATÉ AMANHÃ
OS MUNICÍPIOS BRASILEIROS TÊM ATÉ AMANHÃ PARA ENVIAR AO SISTEMA DE VIGILÂNCIA ALIMENTAR E NUTRICIONAL (SISVAN), DO MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME (MDS), INFORMAÇÕES DE SAÚDE DOS BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA. SEGUNDO A AGÊNCIA BRASIL, FAZEM PARTE DESSE GRUPO CRIANÇAS COM ATÉ SETE ANOS E MULHERES EM IDADE FÉRTIL – DE 14 A 44 ANOS. (JORNAL O DIÁRIO)

ENTREGA VOLUNTÁRIA DE ARMA DE FOGO TERMINA AMANHÃ
Lançada no ano de 2003 e prorrogada sucessivamente, a Campanha do Desarmamento – que deu origem ao referendo sobre a comercialização ou a não-comercialização de arma de fogo - termina às 12h de amanhã em todo o Brasil. Em Campos, as arrecadações são feitas na sede da Delegacia da Polícia Federal (DPF). De julho até ontem, a PF registrou entrega voluntária de 110 armas e, desde o início da campanha, em 2003, já somam mais de três mil só no município. Quem optar por fazer a entrega, recebe uma indenização que varia de R$ 100 a R$ 200, dependendo do valor da arma.
Quem não entregar sua arma até amanhã, deve aguardar a próxima resolução do Governo Federal, sobre o Estatuto do Desarmamento Lei 11706/julho 2008. Um detalhe importante é que a delegacia não recebe munições. O policial não soube explicar o que fazer, caso alguém deseje entregar também munições. (JORNAL O DIÁRIO)

ENTREGA DOS RELATÓRIOS COM OS DANOS
Na tarde de ontem, representantes da Defesa Civil Municipais se reuniram em Itaperuna para entregar ao coronel Moacir Pires Santana os relatórios de danos sofridos por causa das chuvas que estão castigando as regiões Norte e Noroeste Fluminense. Ao todo dez municípios entregaram o relatório. São eles Aperibé, Campos, São João da Barra, Cardoso Moreira, Bom Jesus de Itabapoana, Itaperuna, Natividade, Porciúncula, Laje de Muriaé e Santo Antônio de Pádua.
Os dados serão levados para Brasília pelo coronel Pires onde serão entregues ao comandante geral dos Bombeiros e Subsecretário da Defesa Civil, o coronel Pedro Marcos Machado, que os encaminhará para homologação na Secretaria Nacional de Defesa Civil, que deve acontecer ainda hoje.
Em Quissamã, as lagoas da praia de João Francisco estão com seus limites próximos à normalidade, em processo de escoamento ainda lento em alguns pontos, e com obras de abertura na Lagoa das Garças.
Em Macaé, a prefeitura marcou para hoje a instalação de uma nova ponte metálica provisória na entrada da localidade do Óleo, no distrito de Glicério, região serrana do município. A ponte vai substituir a antiga, que foi avariada pelas fortes chuvas que vêm caindo por toda a região há vários dias.
Apesar das fortes chuvas que caíram no final de semana pela região, a situação não mudou o panorama de pelo menos 11.796 pessoas desabrigadas e outras 54 mil desalojadas contabilizadas no Norte e Noroeste, segundo informou a Defesa Civil do Estado, sendo que estes números estão caindo e assim deve continuar durante as próximas semanas. De acordo com a previsão do tempo feita pelo Sistema de Meteorologia do Estado do Rio de Janeiro (Simerj), instituição ligada à secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado, a previsão é de chuva para a região a partir da tarde de hoje. Os Bombeiros continuam em busca de Jouber Montan de Souza, 25 anos, desaparecido desde sábado, segundo testemunhas após ter caído no rio Carangola, em Natividade. (FOLHA DA MANHÃ)

NOTÍCIAS NACIONAIS
ASSINADA A LEI QUE CRIA OS IFETS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou ontem à tarde o projeto de lei que cria 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifets). Estes institutos nascem da integração de escolas técnicas, agrotécnicas e centros federais de educação tecnológica (Cefets). Duas das 168 unidades do país ficam situadas no estado do Rio de Janeiro; além da de Campos, com o tradicional Cefet se tornando Ifet, agrupando outras unidades de ensino do interior, com o nome de Instituto Federal Fluminense, a outra unidade será na capital. Juntas, as duas unidades oferecem 15 mil vagas no estado. O Ifet de Campos englobará os campi Campos, Guarus, Macaé, Lagos, Bom Jesus do Itabapoana (Colégio Agrícola Ildefonso Bastos Borges) e Noroeste (Itaperuna). No país, ao todo, serão oferecidas 215 mil vagas para os estudantes.
A posse dos reitores das unidades será em janeiro, com a diretora Cibele Daher sendo empossada na direção do instituto com sede em Campos.
A idéia da criação dos Ifets, de acordo com Lula, é de aumentar o número de unidades para 311 com um número de alunos em 500 mil até 2010. Os Ifets estão incluídos no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e têm autonomia para criar e extinguir cursos e também para fazer o registro de diplomas. Estas novas instituições vão oferecer metade das vagas ao ensino médio integrado ao profissional. (FOLHA DA MANHÃ)

ESPORTES
LATERAL LUIZINHO DEIXA O FLAMENGO E VAI PARA O SANTOS
A barca rubro-negra vai ganhando mais passageiros aos poucos. Nesta segunda-feira, foi a vez de o lateral-direito Luizinho anunciar sua saída. O jogador de 26 anos estava no Flamengo desde janeiro de 2007 e fez 26 jogos pelo clube. Seu destino será o Santos, que faz sua apresentação oficial hoje. É o quinto jogador rubro-negro a sair antes de a próxima temporada começar. Além dele, Jaílton, Eltinho, Dininho e Leonardo já foram. (JORNAL DO BRASIL)

ATACANTE INGLÊS BATE RECORDE COM EXPULSÃO AOS 3 SEGUNDOS
Um jogador do clube inglês Chippenham Town, de uma liga regional, bateu o recorde do mais rápido cartão vermelho tomado em uma partida de futebol profissional quando foi expulso por um lance três segundos após o início da partida, informou a mídia britânica na segunda-feira.
O atacante David Pratt, de 21 anos, foi penalizado durante um jogo da liga Southern Premier contra o Bashley no sábado.
O recorde anterior era do jogador do Giuseppe Lorenzo do Bologna após atingir um adversário aos 10 segundos de um jogo da liga italiana em 1990.
O 'melhor' tempo anterior para expulsão no futebol inglês era do goleiro Kevin Pressman, do Sheffield Wednesday, que foi expulso aos 13 segundos de jogo durante uma partida em 2000. (JORNAL DO BRASIL)

PATO APARECE COMO O MAIOR GOLEADOR DO MILAN EM 2008
balanço 2008 do Milan mostra que o principal goleador do time é também o mais novo: o brasileiro Alexandre Pato, 19 anos, que marcou 17 gols.
Atrás de Pato aparecem Kaká (15 gols), Inzaghi (14 gols) e Ronaldinho (9 gols), segundo os dados publicados no balanço anual do site do Milan.
O clube informou também que desde janeiro deste ano, quando Pato começou a se apresentar oficialmente nas partidas do Milan, o brasileiro jogou 2.560 minutos, o que garante uma média superior a um gol a cada duas partidas completas.
O Milan disputou 50 partidas oficiais em 2008, das quais venceu 28, empatou 11 e perdeu 11. Ao todo, foram 87 gols marcados contra 54 gols sofridos. (JORNAL DO BRASIL)

ESPANHA LANÇARÁ CANDIDATURA POR COPA DE 2018 COM PORTUGAL
A federação de futebol espanhola (RFEF) planeja lançar uma candidatura conjunta com Portugal para sediar a Copa do Mundo de 2018.
– A diretoria finalizou hoje a proposta da candidatura espanhola para organizar a Copa do Mundo de 2018 em conjunto com Portugal – disse a RFEF em comunicado na terça-feira.
A candidatura vencedora será anunciada em dezembro de 2010.
A Espanha, atual campeã européia, e Portugal declararam seu interesse em sediar o torneio depois que a Fifa anunciou que receberá as candidaturas para os Mundiais de 2018 e 2022.
O presidente da Fifa, Joseph Blatter, disse que a Espanha, sozinha ou com Portugal, era forte candidata para 2018, assim como Inglaterra e Holanda com Bélgica.
Austrália, China, México e Rússia também manifestaram interesse.
A Espanha não sedia a Copa do Mundo desde 1982, mas Portugal construiu 10 novos estádios para receber a Eurocopa de 2004.
O Mundial de 2010 acontecerá na África do Sul enquanto o Brasil sediará o torneio em 2014. (JORNAL DO BRASIL)

Nenhum comentário: