quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Campos dos Goytacazes, 04 de dezembro de 2008.


PREVISÃO DO TEMPO:
O TEMPO EM CAMPOS É DE SOL COM MUITAS NUVENS DURANTE O DIA E PERÍODOS DE CÉU NUBLADO. A MÍNIMA REGISTRADA É DE 22 E A MÁXIMA É DE 27 GRAUS.

O DESTAQUE DE HOJE É O NÚMERO DE DESABRIGADOS QUE SUBIU PARA 20 MIL EM CAMPOS, DECORRENTE DA ENCHENTE CAUSADA PELO RIO URURAÍ E LAGOA DE CIMA. ALÉM DISSO, AS ÁGUAS DA CHUVA TEM TRAZIDO UMA SÉRIE DE PROBLEMAS. ALÉM DAS ESTRADAS INTERDITADAS, OUTRO AGRAVANTE SÃO AS DOENÇAS. JÁ QUE AS PESSOAS QUEREM VOLTAR PARA CASA, E ACABAM A MERCÊ DE ALGUMAS DOENÇAS COMO LEPSTOPIROSE, HEPATITE A, ENTRE OUTRAS.
ONTEM EM CAMPOS, FORAM DIAGNOSTICADOS MAIS DOIS CASOS DA DOENÇA CAUSADA PELA URINA E FEZES DOS RATOS. DE ACORDO COM A ZOONOSE, SÓ ESTE ANO SÃO 13 CASOS, SEIS DELES COM ÓBITO.

OUTRO DESTAQUE DO NOTICIÁRIO É CAUSADO PELA CRISE FINANCEIRA, QUE FORÇOU A VALE DO RIO DOCE A DEMITIR 1.300 PROFISSIONAIS. A REDUÇÃO DAS VENDAS DE MINÉRIO DE FERRO, DECORRENTE DA CRISE FINANCEIRA INTERNACIONAL, JÁ HAVIA OBRIGADO A EMPRESA A DIMINUIR A PRODUÇÃO, E ESTÃO FORÇANDO A EMPRESA A DAR FÉRIAS COLETIVAS PARA 5.500 TRABALHADORES ENTRE JANEIRO E FEVEREIRO DO PRÓXIMO ANO. VALE RESSALTAR QUE AS DEMISSÕES SE CONCENTRAM PRINCIPALMENTE EM ITABIRA, MINAS GERAIS. POR OUTRO LADO A QUEDA NA INDÚSTRIA JÁ ESTÁ OBRIGANDO AS ENTIDADES EMPRESARIAIS A COBRAREM DO BANCO CENTRAL O CORTE NAS TAXAS DE JUROS.


JORNAL O DIÁRIO
IMPLOSÃO DE DIQUES GERA POLÊMICA
A implosão de um dique e o rompimento de outro podem ajudar o escoamento das águas das áreas alagadas no entorno da localidade de Ururaí e Lagoa de Cima, em Campos. A decisão foi tomada ontem após o promotor de Direitos Difusos, Marcelo Lessa; o secretário Estadual de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes, e o presidente da Fundação Superintendência Estadual de Rios e Lagoas (Serla), Luis Firmino, sobrevoarem as áreas mais atingidas pelas cheias em Campos.
A intervenção está prevista para acontecer hoje, porém o juiz da 2ª Vara Cível de Campos, Sebastião Rugier Bolelli, ao analisar a ação civil pública impetrada ontem pelo Ministério Público, argumenta que é necessário um laudo técnico conclusivo.
Um dique fica no rasante da Lagoa Feia, no início do Canal das Flechas, entre os municípios de Campos e Quissamã, e o outro na foz do Rio Ururaí, próximo à Fazenda Muxuango.
Segundo Lessa, a decisão de romper os diques foi conjunta entre Ministério Público e Defesa Civil Estadual. Ele relatou que no sobrevôo feito na área da Lagoa Feia, na última terça-feira, percebeu que muitos proprietários “construíram diques irregulares para aumentar suas propriedades, o que teria contribuído para a atual enchente, segundo estudo técnico da Serla”.
O secretário executivo do Termo de Cooperação Técnica para Recuperação dos Canais e Comportas, José Carlos Mendonça, disse que onde os canais serão rompidos não há áreas de cultivo.
Para o presidente da Associação Fluminense dos Plantadores de Cana (Asflucan), Eduardo Crespo, a destruição dos diques é um “sensacionalismo” imediato. O questionamento de Crespo foi o mesmo feito pelo juiz que analisou a ação civil pública. Em sua decisão, o magistrado diz que os documentos apresentados não são conclusivos à solução dos problemas expostos na ação e não diz quanto a água a ser escoada após a derrubada dos diques. “Corremos o risco de ‘cobrir um santo e descobrir o outro’.

CONFIRMADO CASO DE LEPSTOPIROSE EM CAMPOS
A Divisão de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde confirmou, ontem, caso de leptospirose em Campos, um homem de 44 anos, morador do Parque São Benedito, que está internado com quadro de insuficiência renal no Hospital Plantadores de Cana. Outro pode vir a ser confirmado nas próximas horas trata-se de um soldador de 30 anos, de Ururaí, vítima da enchente.

NÚMERO DE DESABRIGADOS SOBE PARA 20 MIL
O número de desalojados e desabrigados aumentou ontem para cerca de 20 mil entre Ururaí, Lagoa de Cima e Imbé, em conseqüência das últimas chuvas na região do Parque Estadual do Desengano. Embora o nível da Lagoa de Cima e do Rio Ururaí esteja baixando aos poucos, a Lagoa Feia subiu cerca de dois metros e a água desalojou 18 famílias na localidade de Ponta Grossa dos Fidalgos. O secretario estadual de Agricultura, Christino Áureo, se reúne com a prefeita eleita Rosinha Garotinho e produtores da Baixada Campista hoje, às 15h, para avaliar possível ajuda.

ROSINHA ANUNCIA MAIS TRÊS NOMES PARA O SEU SECRETARIADO
A prefeita eleita de Campos, Rosinha Garotinho, anunciou ontem mais três nomes que comporão seu estafe. Desta vez três mulheres foram escolhidas pela prefeita.
Para a secretaria de Trabalho e Renda, a economista formada em Ciências Econômicas, com especialização em Comércio Exterior e Administração Financeira, Maria Cecília Lysandro de Albernaz Gomes.
Na Secretaria de Educação, Maria Auxiliadora Freitas, professora, pedagoga e especialista em Metodologia do Ensino Superior, ela já assumiu esta mesma secretaria em 1997.
A Secretaria de Promoção Social transformou-se em Secretaria Municipal da Família e Promoção Social. Para assumir esta pasta a professora e advogada Joílza Rangel Abreu, foi convidada. Joílza é coordenadora regional pela Secretaria Estadual de Educação, pós-graduada em Gestão de Bens Patrimoniais e Gestão Escolar.

PREFEITA FAZ MUDANÇAS NA ESTRUTURA ADMINISTRATIVA
As gerências que existiam acima dos secretários serão extintas. “Estou acabando com dez gerências e criando os secretários de coordenação. Esta é uma forma de entrar em contato com pessoas que saibam o que acontece nas secretarias e passem minhas decisões aos secretários. Se eu ficar reunida com os secretários, os coordenadores serão facilitadores neste processo”.

PLANOS DE GOVERNO SERÃO DISCUTIDOS EM SEMINÁRIO
Um seminário de planejamento municipal será realizado nos dias 12, 13 e 14, com o intuito de reunir todos os secretários e empresas, para discutirem juntos seus planos para Campos.

CURTAS
A prefeita eleita de Campos, Rosinha Garotinho (PMDB), não descarta a possibilidade de iniciar o ano letivo apenas em março, se for necessário oferecer as escolas da rede pública de ensino para abrigar vítimas das chuvas.

A Diplomação da nova prefeita e dos vereadores eleitos, acontecerá dia 17, às 17h, no Trianon.

Vera Cardoso de Mello e o CCZ estão atuando no combate a roedores e mosquitos junto aos desabrigados. A equipe oferece repelentes à população, além de orientações de como evitar doenças como dengue e leptospirose.

Hoje, o secretário Estadual de Agricultura, Christino Áureo, estará no município para reunião com a prefeita eleita, Rosinha Garotinho, e produtores rurais da Baixada Campista. Na ocasião, será discutida possível ajuda aos agricultores atingidos pelas cheias.

JORNAL FOLHA DA MANHÃ
SEM TERCEIRIZADOS, SEM ÁGUA PARA 20 MIL – LOCALIDADES ABASTECIDAS PELA EMHAB TERÃO O SERVIÇO SUSPENSO.
A demissão dos 60%, cerca de 9.400, terceirizados da Prefeitura de Campos, prevista para amanhã por decisão do Ministério Público Estadual e Ministério Público do Trabalho vai comprometer ainda mais os serviços prestados à população. Além da Educação e Saúde, a Empresa Municipal de Habitação (Emhab) confirmou que cerca de 20 mil pessoas habitando em 3.800 domicílios deverão ficar sem água. Isso porque as 31 localidades que recebem os serviços, através de poços artesianos e de estações de tratamento, não vão poder contar mais com o trabalho dos funcionários terceirizados pela Fundação José Pelúcio e pela Facility.
Ontem, a creche-escola de Lagoa das Pedras foi arrombada pela quinta vez este ano. A unidade está sem vigias, desde a demissão dos 6.099 terceirizados, o equivalente a 40%, no dia 18 de agosto.
O presidente da Emhab, Francisco Roberto de Siqueira informou que além de diversos pontos, pelo menos outras 450 residências do Parque Aldeia também devem ficar sem esgoto. Os 100% dos funcionários, responsáveis pela operação e manutenção dos poços terão que deixar seus postos de trabalho.
A Emhab enviou ontem um ofício encaminhado ao prefeito Alexandre Mocaiber, Procuradoria Geral do Município, Ministério Público Estadual e ao Ministério Público do Trabalho informando sobre o problema.
O secretário municipal de Administração, Carlos Morales disse que a listagem com o número de funcionários terceirizados foi concluída ontem no final da tarde. Segundo ele, a listagem deverá ser entregue hoje ao prefeito Mocaiber, já que é o último dia para apresentação do levantamento à Justiça.
Já a prefeita eleita, Rosinha Garotinho, reconheceu que muitos dos serviços prestados pela Prefeitura vão ser paralisados, em função da ordem judicial.

ESTRADA ALTERNATIVA INTERDITADA DE NOVO
A Estrada dos Ceramistas voltou a ser interditada ontem à noite pela Autopista Fluminense, concessionária que administra a BR 101. A estrada servia como alternativa para o tráfego de caminhões e carretas, que estão impedidas de passar sobre a ponte de Ururaí. Ontem pela manhã, o tráfego chegou a ser liberado no local e assim permaneceu até a tarde. A Autopista bloqueou pela primeira vez o trânsito no local na tarde de terça-feira, devido às condições da estrada, que conta com aproximadamente 10 quilômetros de trecho alagado pelo rio - a via tem 13 quilômetros de extensão.
Durante o dia, o trânsito foi intenso na estrada. Somente entre às 6h e às 10h, cerca de 300 veículos de carga passaram pelas águas, segundo estimativa da Guarda Municipal, que permaneceu na estrada orientando os motoristas, já que o alagamento esconde crateras no asfalto.
Até a noite de ontem, havia a possibilidade de retorno do tráfego de caminhões ainda hoje. O telefone da Autopista é 0800 2820 101.

ÁGUA CHEGA À BAIXADA E TRAZ LEPSTOPIROSE – DIQUES CLANDESTINOS IDENTIFICADOS ONTEM SERÃO IMPLODIDOS HOJE PELA SERLA
As fortes chuvas que caem na cidade há duas semanas, que afetaram mais de 15 mil pessoas, trazem à tona mais uma preocupação: as doenças típicas do período de cheias. Até ontem, o departamento de Epidemiologia da secretaria municipal de Saúde já havia contabilizado dois casos recentes de leptospirose - sendo um confirmado laboratorialmente -, além de mais um caso de dengue.
A zoonose transmitida através do contato com urina de rato é a mais preocupante, devido ao índice de letalidade, maior que o da dengue. Este ano, 13 casos de leptospirose foram confirmados em Campos. Desses, seis tiveram óbito. A probabilidade de surtos dessas doenças, além de outras como hepatite A, é grande no período pós-alagamento.

ESTÁTUAS NO FOCO DA DISCUSSÃO
Apesar da reunião extraordinária marcada para ontem entre os Conselhos Municipais, a fim de definir o destino das estátuas “José do Patrocínio e a Abolição da Escravatura”, não ter sido realizada, por falta de quorum do Conselho de Meio Ambiente e Urbanismo, representantes da sociedade civil se posicionaram contra a retirada das estátuas do Palácio da Cultura e questionaram a ausência do COPPAM.

NENHUM APOSTADOR ACERTOU AS SEIS DEZENAS DO CONCURSO 1027 DA MEGA-SENA SORTEADAS ONTEM EM RIBEIRÃO PRETO. OS NÚMEROS SORTEADOS FORAM: 18 - 20 - 33 - 44 - 47 E 60. DESSE MODO A ESTIMATIVA DO PRÊMIO PARA O PRÓXIMO CONCURSO SERÁ DE R$ 26 MILHÕES. 112 APOSTADORES FIZERAM CINCO PONTOS E VÃO RECEBER R$ 19.031,09. JÁ A QUADRA SAIU PARA 6.992 APOSTADORES QUE IRÃO RECEBER A QUANTIA DE R$ 304,85.

JORNAL MONITOR CAMPISTA
FUNCIONÁRIOS DO COLÉGIO 29 DE MAIO PROTESTAM
VINTE E QUATRO FUNCIONÁRIOS DO CENTRO EDUCACIONAL 29 DE MAIO, QUE PRESTAM SERVIÇO À EMPRESA STS, REALIZARAM ONTEM À TARDE UM PROTESTO EM FRENTE À ESCOLA E DISSERAM QUE, HOJE, NÃO VÃO TRABALHAR. ELES ALEGAM QUE ESTÃO COM OS SALÁRIOS ATRASADOS HÁ DOIS MESES E MEIO E QUE A EMPRESA ESTÁ SE RECUSANDO A PAGAR BENEFÍCIOS, COMO SEGURO-DESEMPREGO E LIBERAÇÃO DE 40% DO FUNDO DE GARANTIA POR TEMPO DE SERVIÇO (FGTS). ENTRE OS FUNCIONÁRIOS, ESTÃO PORTEIROS, MONITORES E PESSOAL DE LIMPEZA, EM GERAL.

JORNAL O GLOBO
GOVERNO PREPARA MEDIDAS PARA CONTER ONDA DE DEMISSÕES POR CAUSA DA CRISE – UMA DAS OPÇÕES SERIA REDUZIR IMPOSTOS SOBRE CRÉDITO E AMPLIAR BENEFÍCIO DO SEGURO-DESEMPREGO. SÃO 20 SETORES COM MAIOR RISCO DE DESACELERAÇÃO.

CCJ DO SENADO APROVA PROJETO QUE PROÍBE MOTORISTAS COM MENOS DE UM ANO DE HABILITAÇÃO DE DIRIGIR EM RODOVIAS
OS MOTORISTAS COM MENOS DE UM ANO DE HABILITAÇÃO PODERÃO FICAR PROIBIDOS DE DIRIGIR EM RODOVIAS E ESTRADAS. É O QUE ESTABELECE PROPOSTA DO SENADOR ALOIZIO MERCADANTE (PT-SP) QUE FOI APROVADA NESTA QUARTA-FEIRA PELA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA (CCJ) DO SENADO. O PROJETO SEGUE AGORA PARA ANÁLISE DA CÂMARA.

CONSULTA AO ÚLTIMO LOTE DO IMPOSTO DE RENDA SERÁ LIBERADA NA SEGUNDA-FEIRA
OS CONTRIBUINTES QUE AINDA NÃO RECEBERAM A RESTITUIÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA DESTE ANO VÃO PODER CONFERIR, A PARTIR DE SEGUNDA-FEIRA, SE ESTÃO NO ÚLTIMO LOTE OU SE CAÍRAM NAS GARRAS DO LEÃO.
A RECEITA FEDERAL ABRE, A PARTIR DAS 9 HORAS, CONSULTAS AO SÉTIMO E ÚLTIMO LOTE DO IMPOSTO DE RENDA. OS TRABALHADORES PODERÃO CONFERIR PELO SITE DA RECEITA, OU PELO TELEFONE 146. PARA ISSO É NECESSÁRIO INFORMAR O NÚMERO DO SEU CADASTRO DE PESSOA FÍSICA. O NÚMERO DE BENEFICIADOS NÃO FOI INFORMADO.

JORNAL DO BRASIL
RIO PERDE CORRIDA CONTRA A DENGUE – CHUVA E SOL AUMENTAM ÍNDICES DE PROLIFERAÇÃO DO MOSQUITO, MAS KITS CONTRA O “AEDES’ ESTÃO ATRASADOS
A alternância de sol e chuva por que passou o estado nas últimas duas semanas – quando foi registrado o maior volume d'água dos últimos sete anos, intercalado com temperaturas de até 35 graus – compôs o ambiente ideal para a proliferação da dengue. Apesar de o último Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes (Lira) ter diagnosticado uma situação preocupante em várias regiões, em especial na Zona Norte, várias associações de moradores reclamam que, até agora, as ações têm sido meramente educativas.

Várias dessas regiões deveriam ter iniciado o combate nesta semana, segundo a própria Secretaria Estadual de Saúde, mas a ação foi adiada devido ao atraso na entrega de 4 mil kits da empresa responsável.
Os 620 militares convocados pelas Forças Armadas para ajudar no combate à dengue sequer foram treinados. Segundo Mário Sérgio Ribeiro, gerente de Risco Ambiental da Secretaria Estadual de Saúde, o treinamento será iniciado na próxima segunda-feira com cerca de 400 militares do Exército, que ficarão de prontidão. Quando os militares estiverem em sala de aula, os mosquitos já poderão estar prontos para atuar. Depois de chover quase dois litros por metro quadrado nos últimos 15 dias – recorde em sete anos neste período – o ClimaTempo prevê calor de até 30 graus no domingo.

CAMPOS SOMA 20 MIL DESABRIGADOS E UM CASO DE LEPSTOPIROSE
A situação em alguns municípios do estado do Rio continua crítica por causa da chuva. Segundo o secretário de Defesa Civil de Campos, o número de desabrigados e desalojados na cidade chegou a 20 mil. Só no distrito de Urarí, são 14 mil. Oliveira acrescentou que mais de 25 mil foram atingidos pelas enchentes. Para piorar, foi detectado um caso de leptospirose no município.

JORNAL O DIA
PLANO BRESSER: POUPADORES DO RIO TÊM VITÓRIA NA JUSTIÇA - TITULARES DE CADERNETAS DE POUPANÇA INTERESSADOS
A Comissão de Defesa do Consumidor da Alerj (Assembléia Legislativa do Rio) está recebendo interessados na diferença de 8,04% de correção pelo Plano Bresser. Ação civil pública coletiva movida pela comissão — com sentença favorável dada pela juíza Wellêda Bivar Soares Dias Neta, da 24ª Vara Federal — beneficia os poupadores da Caixa Econômica no estado. O banco deve recorrer da decisão. Com a vitória, porém, poupadores que perderam o prazo para entrar com processo individual têm nova chance de recuperar o dinheiro devido.
Quem tinha conta em bancos privados fica de fora desta vez, mas não deve desanimar, segundo a Alerj. Ação semelhante está em trâmite e logo também deverá ser julgada, beneficiando outros poupadores. Mesmo aqueles que não têm advogado devem procurar a comissão para receber orientação quanto aos procedimentos que deverão ser adotados.
Vale lembrar que a ligação para a Comissão de Defesa do Consumidor da Alerj é gratuita. Para obter informações, basta discar o telefone 0800-2827060. Quem preferir, pode tirar dúvidas pessoalmente. O endereço é Rua da Alfândega 8, térreo, Centro do Rio. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, 9h às 17h. É importante levar o extrato bancário referente ao período de implementação do Plano Bresser (junho e julho de 1987), para comprovar quanto havia de saldo na conta.
O suposto fim do prazo para processar os bancos, em função do prejuízo gerado pelo plano econômico, foi no dia 31 de maio. Porém, as entidades que entraram com ações civis públicas coletivas antes da data interromperam a prescrição.

Data-limite do Plano Verão está próxima

Poupadores prejudicados pelo Plano Verão têm até o dia 19 de dezembro para entrar com ações individuais contra os bancos. Depois desse dia, o Judiciário entrará em recesso e só retoma os trabalhos no mês seguinte, quando já não haverá mais tempo hábil de acionar os tribunais, devido à data de prescrição. A regra para mover o processo é a mesma do Bresser: é necessário apresentar os extratos bancários referentes ao período da implementação do plano econômico. A diferença é que, neste caso, o período que deve constar no comprovante é janeiro e fevereiro de 1989. Quem ainda não tem os documentos deve correr. Se os extratos não forem entregues pelos bancos em 15 dias, é possível entrar com ação cautelar na Justiça, exigindo a entrega dos comprovantes. Para dar início à ação, basta apresentar o protocolo do pedido.

AÇÕES COLETIVAS SÃO A ÚLTIMA CHANCE PARA QUEM PERDEU PRAZO

Como o prazo para reclamar perdas do Plano Bresser individualmente já expirou, as ações coletivas são a última chance para esses titulares de cadernetas recuperarem o dinheiro. Por isso, é bom ficar atento às entidades que tomaram este tipo de iniciativa, como Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), Anacont (Associação Nacional de Assistência ao Consumidor e ao Trabalhador) e a própria Defensoria Pública do Rio.
O Plano Bresser alterou o indexador para a correção da poupança na segunda quinzena de junho de 1987. No lugar da Obrigação do Tesouro Nacional (OTN), impôs a Letra do Banco Central (LBC). A mudança deveria valer apenas para as contas da segunda quinzena, mas os bancos a estenderam a todas as cadernetas. Desta forma, em julho de 1987, as contas foram corrigidas por 18,02% (na primeira quinzena, o correto seria de 26,06%). Portanto, a diferença de correção que pode ser pedida pelos poupadores na Justiça é de 8,04%.

ESPORTES
NO SUFOCO, INTERNACIONAL FATURA A SUL-AMERICANA
O Internacional provou nesta-quarta, no Beira-Rio, que não faltam mais títulos: 38 gaúchos, três Brasileiros, uma Copa do Brasil, uma Libertadores, um Mundial, uma Recopa, e por fim, uma Sul-Americana. Depois da vitória sobre o Estudiantes na Argentina por 1 a 0, a festa da metade vermelha de Porto Alegre veio com um empate suado na prorrogação.
A partida foi truncada, nervosa e repleta de divididas. A perigosa equipe argentina tentava alçar bolas aéreas, mas a defesa do Inter tinha o mesmo comportamento da partida na Argentina, se antecipando bem e evitando susto.
Com as duas equipes jogando de forma muito cuidadosa, o empate acabou sendo justo no primeiro tempo.
Na segunda etapa, o Internacional começou com tudo. Jogando junto com a torcida, tanto que os primeiros minutos foram de pressão total.
Depois de uma cobrança pela direita, Alayes apareceu sozinho e completou para o Estudiantes. O gol deixou o time da casa nervoso e dando espaços para os argentinos.
Na prorrogação, o jogo continuava complicado porque o Estudiantes se defendia bem e saiu com muito perigo nos contra-ataques. O alívio e a redenção veio aos oito da segunda etapa. Após bate-rebate, o predestinado Nilmar completou e garantiu a festa da torcida colorada (inclusive do nosso redator-noticiarista, que é torcedor apaixonado do Inter).

QUISSAMÃ LEVA TAÇA DA TERCEIRONA
Confirmando a boa campanha feita na competição, a equipe de Quissamã venceu o Campo Grande por 3 a 1 ontem, no estádio Antônio Carneiro da Silva, o Carneirão, pela segunda e decisiva partida e sagrou-se campeão da Terceira Divisão do Campeonato Estadual. Depois de vencer a primeira partida por 1 a 0, no Estádio Édson Passos, o Campo Grande não suportou o melhor ataque da competição, que jogando com o apoio de sua torcida, marcou três vezes e comemorou em casa a conquista da taça de campeão.
As duas equipes, que já tinham se enfrentado três vezes neste campeonato, com duas vitórias do Campo Grande e um empate, voltaram a se enfrentar pelo último jogo da final. Mesmo já classificadas para a Segundona do ano que vem, os times não se contentaram com o acesso e buscaram nas duas partidas da decisão a conquista do título.

FLAMENGO E VASCO JOGAM AS SUAS ÚLTIMAS FICHAS
Faltando apenas uma rodada para o término do Campeonato Brasileiro, algumas coisas estão bem desenhadas. O São Paulo está bem perto do título, o Grêmio ainda sonha, mas ambos estão garantidos na Libertadores 2009, competição que três times ainda brigam para estar lá: Cruzeiro, Palmeiras e Flamengo. Na parte de baixo, algumas definições: Ipatinga e Portuguesa estão rebaixados. Atlético-PR, Figueirense, Vasco e Náutico brigam para não seguir o mesmo caminho.
Assim como já era esperado, algumas definições do campeonato mais equilibrado de todos os tempos ficaram para a última rodada.
Garantidos na Libertadores, somente São Paulo e Grêmio, que ainda lutam pelo título nacional. O São Paulo está bem mais perto, porém o Grêmio ainda sonha com a taça. Com isso, restam apenas duas vagas na Libertadores 2009 e Cruzeiro, Palmeiras e Flamengo lutam por elas. Dos três, a situação mais complicada é do Flamengo, que joga fora de casa contra o Atlético-PR e tem apenas 16% de chance de conquistar a vaga, contra 94% do Palmeiras e 90% do Cruzeiro.
Para ficar com a vaga, o Flamengo precisa vencer e torcer pelo tropeço de um de seus concorrentes. O Cruzeiro recebe a rebaixada Portuguesa em casa, enquanto o Palmeiras pega o Botafogo, que não almeja mais nada na competição, também em casa.
Na parte de baixo da tabela, a briga também é boa. Matematicamente rebaixados estão Ipatinga e Portuguesa. Agora, mais quatro equipes lutam para não caírem para a Série B: Atlético-PR, Figueirense, Vasco e Náutico. De todos o mais ameaçado é o Vasco, que soma 70% de chances de ser rebaixado. Além de vencer o Vitória, em São Januário, o Gigante da Colina torce pela combinação de dois de três resultados: empate do Figueirense com o Inter, em Florianópolis e do Atlético-PR com o Flamengo, em Curitiba ou derrota do Náutico para o Santos, na Vila Belmiro.

Nenhum comentário: