segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Campos dos Goytacazes, 29 de dezembro de 2008.

PREVISÃO DO TEMPO:
O TEMPO EM CAMPOS É CHUVOSO DURANTE O DIA E À NOITE. A MÍNIMA REGISTRADA É DE 22 E A MÁXIMA É DE 27 GRAUS.

AS CHUVAS QUE VEM CAINDO NA REGIÃO TEM CAUSADO UMA SÉRIE DE PROBLEMAS PRINCIPALMENTE PARA OS MORADORES QUE SÃO OBRIGADOS A SAIR DE SUAS CASAS POR CAUSA DA INUNDAÇÃO E DAS ENCHENTES. ENTRETANTO PIOR DO QUE SE PODE IMAGINAR É A SITUAÇÃO DO HOSPITAL GERAL DE GUARUS, QUE COM AS FORTES CHUVAS MOSTRAM SINAIS DE VAZAMENTOS ATINGINDO OS PACIENTES EM SEUS LEITOS. O PROBLEMA NÃO É DE HOJE, E JÁ NÃO SE ADMIRA MAIS, A FORMA COMO O GOVERNO QUE VAI SAINDO, DEIXA SUA MARCA, A DA INOPERÂNCIA E DO DESCASO, COM A COISA PÚBLICA.

OUTRO DESTAQUE DO NOTICIÁRIO LOCAL É RELATIVO AO ESTRAGO QUE AS CHUVAS VEM CAUSANDO NA REGIÃO. AGORA A NOTÍCIA É DE QUE A CIDADE DE QUISSAMÃ, TAMBÉM ESTÁ PASSANDO POR PROBLEMAS DE ENCHENTES. ENQUANTO DO OUTRO LADO, A INTERDIÇÃO DA BR-356 PODE SER A SALVAÇÃO PARA OS MAIS DE CINCO MIL MORADORES DE TRÊS VENDAS QUE AGUARDAM ANSIOSOS PARA VOLTAREM PARA SUAS CASAS. MAS O QUE CHAMA A ATENÇÃO É A SITUAÇÃO DAS ESTRADAS NA REGIÃO, TODAS ELAS NECESSITANDO DE REPAROS, SERÁ QUE DEPOIS DE TODA ESSA CHUVA, O D-E-R IRÁ ESQUECER DE FAZER A OBRA?

ENTREVISTADA DE HOJE: Jô Siqueira - IPDEP

NOTICIAS LOCAIS
AÇÃO INTERDITA BR-356 PARA ESCOAR ÁGUA EM TRÊS VENDAS

Técnicos do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (DNIT) decidiram interromper o trecho da Rodovia BR-356 (Campos-Itaperuna), na noite do último sábado, para agilizar o escoamento da água acumulada em Três Vendas, Campos, há mais de uma semana. Os mais de cinco mil desabrigados da localidade aguardam ansiosos pelo retorno para as suas respectivas casas após a intervenção do DNIT. Nas regiões Norte e Noroeste Fluminense, os rios voltaram a subir. “Mas a situação está sob controle”, tranquilizou o coordenador da Defesa Civil Estadual na região, coronel Moacir Pires. (JORNAL O DIÁRIO)

PREOCUPAÇÃO COM SUBIDA DO NÍVEL DE RIOS
O nível dos rios Ururaí, Muriaé e Paraíba do Sul voltou a subir na tarde de sábado, e a Defesa Civil Municipal está preocupada com os possíveis novos alagamentos. Segundo o secretário Henrique Oliveira, as famílias que já retornaram para suas casas correm o risco de voltar para os abrigos.
- Não teremos outra saída a não ser remover as famílias das áreas vulneráveis. Estamos monitorando a elevação dos rios, e caso atinjam o ponto crítico, as comunidades afetadas voltarão para os abrigos instalados em abrigos, escolas públicas e igrejas - ressaltou.
De acordo com a Defesa Civil, parte das famílias de Ururaí e do Canto do Rio de Tocos permanece nos abrigos, uma vez que a situação ainda não voltou ao normal nessas duas localidades. "A chuva não dá trégua, e com isso os rios estão com quotas elevadas que ameaçam uma nova cheia", finalizou. (FOLHA DA MANHÃ)

INFILTRAÇÕES E VAZAMENTOS INVADEM HGG
O quadro de precariedade da saúde em Campos não afeta apenas os pacientes que enfrentam o drama das filas de atendimento, mas a própria estrutura dos hospitais. Construído em 2002, no governo Arnaldo Vianna, o Hospital Geral de Guarus (HGG) apresenta problemas como vazamentos, infiltrações e goteiras em vários setores. Por todos os lados há baldes para evitar que as águas das goteiras atinjam o espaço destinado aos doentes e funcionários.
Por todo lado, há baldes e outros recipientes para evitar que as águas das goteiras invadam o piso. Com a umidade, manchas de bolor se alastram pelas paredes, tornando o aspecto bastante desagradável, o que denuncia a falta de conservação e impõe uma reforma completa do prédio. (JORNAL O DIÁRIO)

OBRA NO JARDIM CARIOCA IRRITA OS MORADORES
Há 15 dias, a obra de recuperação do calçamento da Travessa Geovane, no Jardim Carioca, em Guarus, Campos, tornou-se um problema para os moradores do local. Com o serviço iniciado sem previsão de conclusão, quem mora no lugar está tendo que conviver com a falta de coleta de lixo. “Tiveram o ano todo pra fazer a obra e fazem agora às vésperas do Natal? Isso é um absurdo”, criticou a dona de casa Darciléia Souza dos Santos, 50 anos. (JORNAL O DIÁRIO)

GOLPE NA PRAÇA
Servidores públicos municipais de Campos precisam ficar atentos. Pessoas se identificando como funcionários do Santander estão fazendo contato através de telefone celular com número restrito pedindo informações sobre os clientes, alegando que eles foram beneficiados com serviços da agência bancária.
Uma funcionária informou que o Santander não faz esse tipo de contato com os clientes e tampouco com número restrito de telefone celular. (COLUNA PAINEL DIÁRIO - JORNAL O DIÁRIO)

REALIZADA ONTEM A PROVA DO CONCURSO PARA O PSF
Depois de mais de um mês de espera, os inscritos no concurso público para o Programa Saúde da Família (PSF), em Campos, realizaram a prova objetiva ontem. O gabarito preliminar da prova objetiva estará disponível no próximo dia 30 nos sites do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Público Privado (Ipdep) e do governo municipal. (JORNAL O DIÁRIO)

PRODUTORES RURAIS TÊM ATÉ AMANHÃ PARA RENEGOCIAÇÃO DA DÍVIDA
Os produtores rurais que aderiram ao programa de renegociação da dívida rural, definida na Lei 11.775, de setembro deste ano, têm até o dia 30 de dezembro para quitar a dívida ou fazer o pagamento mínimo exigido, dividindo o restante em parcelas anuais. O assessor técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Luciano Carvalho, afirma que quem perder o prazo fica sem os benefícios. (JORNAL O DIÁRIO)

NOTÍCIAS DA REGIÃO
SITUAÇÃO DE ALERTA NO NOROESTE FLUMINENSE

De acordo com o Comandante da Defesa Civil, Coronel Pires, após as fortes chuvas que voltaram a castigar a região Noroeste do estado do Rio de Janeiro, a situação é de alerta máximo. Com o aumento do volume das águas, a população já se prepara para uma possível enchente, tentando proteger móveis e eletrodomésticos, para que o prejuízo no caso de uma inundação, não seja grande.
Em Miracema, um valão transbordou causando uma brusca enxurrada, atingindo casas e estabelecimentos comerciais, algumas ruas ficaram inundadas, mas no fim da tarde de ontem o nível das águas já havia baixado.
O rio Carangola subiu, mas já chegou a alcançar o nível registrado na última semana, e desde as 8h da manha deste sábado se mantém estável.
As outras localidades que também vem sofrendo com as chuvas são Bom Jesus do Itabapoana e Muriaé, sendo esta cidade no sul de Minas, onde as chuvas acabam influenciando o nível das águas no Norte e Noroeste Fluminense. Em Bom Jesus, o rio Itabapoana encheu, mas não causou estragos. Já em Muriaé a situação começa a preocupar as autoridades responsáveis. No município a chuva permanece forte, e algumas ruas estão completamente inundadas.
Segundo o Comandante Pires, os rios ainda continuarão a subir pelas próximas 48h. (FOLHA DA MANHÃ)

QUISSAMÃ É A NOVA CIDADE COM CHEIAS
As chuvas na região continuam deixando as cidades debaixo d´água. Desta vez o município de Quissamã, que ontem foi mais um a ser adicionado à lista, que contava com Natividade e Laje do Muriaé, dos municípios vítimas da fúria da natureza. Fato que já havia sido previsto, dias antes, pela prefeitura da cidade.
O grande volume de água que vem da Lagoa Feia, em Campos, e as cheias dos lençóis freáticos somados à chuva que caiu na cidade no fim de semana fizeram transbordar as lagoas que fazem parte do Parque Nacional da Restinga do Jurubatiba, em Quissamã. Com esse aumento das águas, várias propriedades rurais foram alagadas, deixando as autoridades da cidade em estado de alerta.
Em Natividade, as águas que encheram a cidade no fim de semana já escoaram. Segundo o responsável pela Defesa Civil no município, o Sub-Tenente Guedes, os problemas agora estão relacionados com os freqüentes deslizamentos de terra, além da sujeira deixada pela enxurrada que entope os bueiros de toda a cidade. O número de desalojados permanece em 69, mesma quantidade da semana passada.
No município de Laje do Muriaé, o estado da água é estável. Alguns pontos da cidade ainda estão alagados, inclusive as vias de acesso à cidade. As saídas para Santo Antônio de Pádua e Itaperuna continuam interditadas, desta forma é impossível a passagem dos carros. (FOLHA DA MANHÃ)

OPÇÕES DE CAMINHO PARA SEGUIR VIAGEM
A principal ligação entre o Norte e Noroeste do Estado do Rio com o Sul do Espírito Santo e a Zona da Mata mineira, a BR 356 está interditada por tempo indeterminado. O motorista deve utilizar a rota alternativa, acessando a cidade de Bom Jesus de Itabapoana, na altura do quilômetro 12 da BR 101, em Campos, na localidade de Morro do Coco. Passando por este trecho o motorista chega até o Trevo de Bom Jesus de Itabapoana, retornando à BR 356, no quilômetro 50, onde o nível da água está baixo e o tráfego liberado. Uma alternativa mais rápida é através do atalho de terra batida na BR 356 a menos de 400 metros do DPO de Sapucaia, mas três trechos estão avariados pelas chuvas, com acúmulo de lama e que requer atenção redobrada. (FOLHA DA MANHÃ)

RJ 224 AINDA INTERDITADA APÓS QUEDA DA ESTRADA
Uma empreiteira contratada pelo Governo do estado esteve ontem na RJ 224 que liga Travessão a São Francisco do Itabapoana para tentar fazer um desvio dos veículos, devido ao trecho da estrada que caiu devido às chuvas durante a noite de sexta-feira. O trânsito pelo local permanece interditado, e os carros que seguirem têm de seguir ou por Guandu ou então pela estrada da Usina São João.
Em Macaé, a prefeitura de instalou ontem uma ponte metálica provisória sobre o Córrego do Donato, na localidade do Óleo, no distrito de Córrego do Ouro, região serra-na do município. A ponte provisória vai substituir a antiga, avariada pelas fortes chuvas que caíram na região no início da semana.
A ponte foi construída com tubos de ferro de 500 milímetros, entrelaçada com vigas de 16 polegadas, com espaçamento de um metro entre as vigas. Reforçando a estrutura, a ponte ainda recebeu chapas de aço de meia polegada. Uma outra ponte também deverá ser construída devido às chuvas. (FOLHA DA MANHÃ).

NOTÍCIAS NACIONAIS
INSS RETOMA OS PAGAMENTOS DE BENEFÍCIOS A PARTIR DE HOJE
DHoje e amanhã, o INSS paga a aposentados, pensionistas e demais beneficiários, que recebem até um salário mínimo e cujo número do cartão termina, respectivamente, em 4 e 5. O pagamento será retomado dia 2, para final 6 e vai até dia 8, quando recebem os terminados em zero.
A exemplo da estratégia montada na véspera do Natal, o INSS cuidou para que os beneficiários não tenham necessidade de enfrentar o acúmulo de pessoas nas agências bancárias na véspera do feriado de Ano Novo e o conseqüente desconforto. A antecipação do pagamento foi a saída. (JORNAL O DIÁRIO)

MEGA-SENA ACUMULA E DEVE PAGAR R$ 35 MILHÕES
Ninguém acertou os números do sorteio 1.034 da Mega-Sena, realizado na noite deste sábado. A Caixa Econômica Federal (CEF) estima prêmio acumulado de R$ 35 milhões para o último sorteio de 2008. Confira as dezenas sorteadas:
01 - 03 - 18 - 20 - 42 - 49.
Sessenta e um apostadores fizeram a Quina e vão ganhar R$ 19.548,37 cada um. Outros 4.635 acertaram a Quadra e receberão R$ 257,27. (JORNAL DO BRASIL)

GOVERNO QUER ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE OBRIGATÓRIO
O Ministério da Educação apresentou, no último dia 16, em parceria com a Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos, uma proposta para tornar obrigatório o ensino profissionalizante no nível médio na rede pública. Os Ifets atuariam como uma alavanca para a implementação do novo modelo. Um dos objetivos é evitar a crescente evasão escolar de alunos da faixa etária de 15 a 17 anos, que não conseguem conciliar trabalho com estudo. Na ocasião, o ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou que a proposta tem como objetivo derrubar a fronteira entre o ensino médio geral, muito afastado da realidade, dos interesse do mercado de trabalho.
O coordenador da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara, acredita que o mercado de trabalho está carente de profissionais qualificados e que o ensino profissionalizante no ensino médio pode suprir essa demanda. Mas ressalta que, para tanto, seria necessária uma mudança cultural do empresariado, que deve ver nesse estudante formado em uma escola técnica um profissional à altura das exigências do mercado de trabalho. (JORNAL DO BRASIL)

ESPORTES

VASCO E FLU TRAVAM BATALHA POR LEANDRO AMARAL E LATERAL LEANDRO
Depois de travarem briga pela contratação de Jailton – vencida pelo Tricolor –, Fluminense e Vasco protagonizarão, esta semana, mais duas batalhas fora das quarto linhas. A primeira pode ser considerada um terceiro capítulo de uma guerra iniciada no final do ano passado. Trata-se de Leandro Amaral, que ainda não disse se continua na Colina ou se aceita a proposta feita pelo patrocinador tricolor. A definição sairá até amanhã. A outra briga é por outro Leandro, ex-Palmeiras. Dado como praticamente certo no Flu, o lateral-esquerdo – que pertence ao Porto – passou a ter o assédio do Vasco, que o tem como uma das principais metas para 2009. As conversas já estão avançadas. O Botafogo também está no páreo como mais uma opção de destino para o jogador. (JORNAL DO BRASIL)

ALONSO JÁ TERIA ACORDO COM A FERRARI PARA 2011
De acordo com o jornal italiano La Gazzetta dello Sport, o espanhol Fernando Alonso já teria um acordo para correr pela Ferrari, a partir de 2011. O contrato com o bicampeão mundial de Fórmula 1 seria por quatro temporadas.
A Ferrari tem acordo com a atual dupla formada pelo brasileiro Felipe Massa e o finlandês Kimi Raikkonen até o fim de 2010, mas o último estaria na berlinda após o fraco desempenho neste ano.
Sobre Felipe Massa, vice-campeão mundial, o jornal italiano informou que o seu futuro não é questionado nomento por estar "em contínua evolução". O brasileiro perdeu neste ano o título por apenas um ponto para o inglês Lewis Hamilton, da McLaren.
Alonso renovou no fim deste ano o contrato com a Renault. Após um fraco início de campeonato, o espanhol ajudou na evolução do carro da escuderia francesa e venceu duas corridas - Cingapura e Japão. (JORNAL DO BRASIL)

FALCÃO MARCA QUATRO GOLS EM SUA VOLTA À SELEÇÃO
Recuperado de contusão, o ala Falcão voltou em grande estilo à seleção brasileira de futsal. Neste domingo, o jogador marcou quatro gols na vitória por 4 a 1 diante do Paraguai, em amistoso disputado em Barueri, cidade da Grande São Paulo.
Falcão sofreu uma contusão no joelho justamente na final do Mundial da modalidade, contra a Espanha, em outubro, e ficou um mês e meio afastado das quadras. O Brasil foi campeão do torneio.
A seleção volta a jogar contra os paraguaios nesta segunda-feira, em partida também na Grande São Paulo. Porém, a cidade escolhida para o último confronto brasileiro do ano é Guarulhos. (JORNAL DO BRASIL)

Nenhum comentário: