sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Campos dos Goytacazes, 12 de dezembro de 2008.

PREVISÃO DO TEMPO:
O TEMPO EM CAMPOS É CHUVOSO DURANTE O DIA E À NOITE. A MÍNIMA REGISTRADA É DE 23 E A MÁXIMA É DE 29 GRAUS. A UMIDADE RELATIVA DO AR É DE 80%.

O DESTAQUE DE HOJE NOS PRINCIPAIS NOTICIÁRIOS DO BRASIL É O PACOTE DE MEDIDAS ECONÔMICAS LANÇADO PELO GOVERNO FEDERAL COM O OBJETIVO DE ENFRENTAR A CRISE MUNDIAL, E INJETAR R$ 8,5 BILHÕES NO MERCADO. COM ESSE PACOTE, O LEÃO DO IMPOSTO DE RENDA FICOU MANSO, E NÃO IRÁ MORDER TANTO O BOLSO DO CONTRIBUINTE, TUDO PORQUE, FORAM CRIADAS DUAS NOVAS ALÍQUOTAS DE IMPOSTO DE RENDA, ENQUANTO O REAJUSTE DA TABELA MANTEVE-SE NO MESMO PATAMAR, 4,5%.
ALÉM DISSO, O GOVERNO REDUZIU O IOF (I-Ó-EFE) DE EMPRÉSTIMOS PARA PESSOAS FÍSICAS E O IPI (I-P-I) SOBRE AUTOMÓVEIS, DIMINUINDO O PREÇO DOS CARROS ZERO QUILÔMETRO. A PARTIR DE HOJE, OS BANCOS DO BRASIL E A CAIXA ECONÔMICA FEDERAL JÁ ESTÃO ADOTANDO A POLÍTICA DE JUROS MAIS BAIXOS EM SUAS LINHAS DE CRÉDITO, CONFORME PEDIDO DO PRESIDENTE, LULA.

EM CAMPOS, O DESTAQUE DE NOTÍCIAS FICA POR CONTA DA CHUVA QUE CAIU ONTEM À NOITE, E ERA JUSTAMENTE O QUE O PROMOTOR MARCELO LESSA MAIS TEMIA, PORQUE A SITUAÇÃO NA BAIXADA AINDA É PREOCUPANTE. DE ACORDO COM O CLIMATEMPO NO INÍCIO DA PRÓXIMA SEMANA, É ESPERADO UM TEMPORAL DE 74 MM DE CHUVA, DEPOIS DE OITO DIAS DE ESTIAGEM, E QUANDO OS NÍVEIS DA LAGOA DE CIMA E DO RIO URURAÍ, JÁ APRESENTAVAM SINAIS DE BAIXA.
ENTREVISTADOS DE HOJE: DOM FERNANDO RIFFAN E PROFESSOR EVERARDO MACIEL

NOTICIAS LOCAIS
ROSINHA DEFINE TRÊS DOS CINCO COORDENADORES

Das cinco coordenadorias que serão implantadas no governo da prefeita eleita de Campos, Rosinha, três nomes foram anunciados ontem: na Infra-Estrutura, Davi Loureiro; no Desenvolvimento Humano, Edson Batista e na Segurança e Ordem Urbana, Coronel Alcemir Pascouto da Rocha. (JORNAL O DIÁRIO)

BENS PÚBLICOS DESCONHECIDOS E ABANDONADOS
O vice-prefeito de Campos, Roberto Henriques, indagou ontem durante entrevista se alguém sabe que a prefeitura é dona da antiga Estação Ferroviária e que o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) tem uma pequena fazenda. Segundo ele, o patrimônio publico está abandonado e sem documentação.
(...) Durante entrevista coletiva na última semana, Roberto Henriques disse que o patrimônio público está abandonado e citou como exemplo a frota sucateada, levada a leilão recentemente, com veículos de até dois anos de uso. Roberto Henriques enfatizou que a Prefeitura de Campos precisa retomar o funcionamento de alguns departamentos importantes para a gestão do município.
Roberto e o secretário de Comunicação Social, Mauro Silva participaram de uma reunião no Escritório da Rede Ferroviária Federal (RFFSA) para buscar os documentos da compra – através de leilão - da antiga Estação da Leopoldina, com área que vai desde os trilhos das proximidades da Avenida Alberto Torres até ao prédio do Plano de Saúde dos Ferroviários (Plansfer), em área contígua à Avenida 28 de Março, em frente à Rua Formosa.
Eles descobriram também que o CCZ tem uma fazenda nas proximidades da região de Bela Joanna. Mas ninguém sabe informar onde estão os documentos destes bens públicos. (JORNAL O DIÁRIO)
CHUVA VOLTA A CAIR FORTE SOBRE CAMPOS
Após oito dias de estiagem, a chuva voltou a cair sobre a cidade na noite de ontem. A previsão para os próximos dias não é otimista e os moradores de Ponta Grossa devem ser os mais prejudicados.
De acordo com o Climatempo, são esperados 28mm de chuva na cidade. O clima ruim permanece durante o final de semana e, na segunda-feira, um temporal deve registrar 74mm.
Até a tarde de ontem, a situação na localidade estava estabilizada e era mantido o número de pessoas que deixaram suas casas na localidade - 326. Os níveis da Lagoa de Cima e do rio Ururaí já apresentavam baixas.
Hoje, acontece a reunião dos deputados federais Geraldo Pudim, Fernando Gabeira e Índio da Costa com as autoridades ligadas às ações sobre a enchente em Campos para discutir o quadro do município e definir se será aberta na Câmara Federal uma frente para agilizar o envio de ajuda do governo para as pessoas afetadas.
Com a melhora do tempo, até ontem, e o processo de retorno para casa, a secretaria de Promoção Social não mais tem levantamento do número de desabrigados e desalojados. (FOLHA DA MANHÃ)

SITUAÇÃO NA BAIXADA É PREOCUPANTE – PROMOTOR DIZ QUE SERLA É CONIVENTE COM “GRILAGEM”
O Segundo a Defesa Civil Municipal, o nível da Lagoa Feia continua subindo dois centímetros por dia, deixando os moradores da localidade de Ponta Grossa dos Fidalgos, na Baixada Campista, preocupados. Os efeitos da cheia, de acordo com o Promotor de Justiça Marcelo Lessa, poderiam ter sido amenizados se não houvesse a resistência da Fundação Superintendência Estadual de Rios e Lagoas (Serla) ao rompimento de diques. “A Serla está recuando em ações pontuais por opção política de conchavo com grileiros”, acusou Lessa. (JORNAL O DIÁRIO)

A PREVISÃO DO TEMPO INDICA TEMPORAIS PARA CAMPOS NO FINAL DE SEMANA. E CHUVA É O QUE O PROMOTOR MARCELO LESSA PEDIU QUE NÃO ACONTECESSE, AO AFIRMAR QUE “A SERLA ESTÁ PROTEGENDO OS INTERESSES DOS FAZENDEIROS”. O MOTIVO DA AFIRMAÇÃO É POR CAUSA DA NÃO DESTRUIÇÃO DE DIQUES NA BAIXADA CAMPISTA. (FOLHA DA MANHÃ)

REMÉDIOS DESCOBERTOS PELA PM ERAM DE CARGA ROUBADA
Fim do mistério. Os remédios encontrados pela Polícia Militar (PM), no vestiário do Campos Atlético Associação, no Parque Leopoldina, em Campos, na manhã de quarta-feira, foram roubados em agosto, no município, antes de chegar a seu destino: a Secretaria Municipal de Saúde. A confirmação veio após o Laboratório Prati, Donaduzzi, do Paraná, informar sobre o assalto, ocorrido no cruzamento das ruas Voluntários da Pátria com Doutor Siqueira, a poucos metros da secretaria. Na tarde de ontem, mais medicamentos do mesmo lote foram encontrados abandonados no Parque Rodoviário. (JORNAL O DIÁRIO)

(...) O SECRETÁRIO DE SAÚDE, RODRIGO QUITETE INFORMOU QUE OS REMÉDIOS ENCONTRADOS NÃO ESTÃO NOS CADASTROS DA SECRETARIA. NO ENTANTO, O LABORATÓRIO CONFIRMOU QUE OS MEDICAMENTOS FORAM ENCAMINHADOS A CAMPOS, MAS QUE A CARGA FOI ROUBADA. ONTEM A PM ENCONTROU MAIS CAIXAS DE REMÉDIOS DO MESMO LOTE, EM UM TERRENO PRÓXIMO AO SHOPPING ESTRADA. ALÉM DE CONFIRMAR O PEDIDO, ESTABELECIDO EM LICITAÇÃO, O LABORATÓRIO INFORMOU QUE A PREFEITURA TEM UMA DÍVIDA DE R$ 65 MIL (FOLHA DA MANHÃ).

LOJISTAS CONTRA SINDICATOS POR CONTRIBUIÇÕES
Uma guerra surda está sendo travada entre um grupo de comerciantes de Campos e os sindicatos do Comércio Varejista e dos Empregados do Comércio. Os lojistas pretendem acionar a Justiça contra algumas cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho, firmada entre os dois sindicatos, no dia 25 do mês passado, que prevê, entre outras coisas, o repasse de 4% e 6% sobre as folhas de pagamentos dos meses de novembro e dezembro, como contribuições assistencial e sindical, totalizando 10%. (FOLHA DA MANHÃ)

O PONTO DA DISCÓRDIA
CONTRIBUIÇÃO ASSISTENCIAL
* É PREVISTA EM SENTENÇAS NORMATIVAS, CONVENÇÃO OU ACORDO COLETIVO DE TRABALHO E APROVADA POR DELIBERAÇÃO DA ASSEMBLÉIA GERAL DO SINDICATO, PARA CUSTEAR AS DESPESAS DECORRENTES DAS NEGOCIAÇÕES E MANTER AS ATIVIDADES SINDICAIS.
* É DEVIDA POR TODOS OS INTEGRANTES DA CATEGORIA, PROFISSIONAL OU ECONÔMICA, SINDICALIZADOS OU NÃO, E SUA OBRIGATORIEDADE FOI DECIDIDA PELO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL.

CONTRIBUIÇÃO SINDICAL
* OBRIGATÓRIA A TODOS OS EMPREGADOS E EMPRESAS, ESTÁ PREVISTA NOS ARTIGOS 578 E 610 DA CLT. OS VALORES DESSA CONTRIBUIÇÃO SÃO DEVIDOS, ANUALMENTE, POR EMPREGADOS, EMPRESÁRIOS, TRABALHADORES AUTÔNOMOS E PROFISSIONAIS LIBERAIS.
* A CONTRIBUIÇÃO SINDICAL DA EMPRESA DEVE SER RECOLHIDA AO SINDICATO PATRONAL, TOMANDO POR BASE O SEU CAPITAL SOCIAL E, PARA O SEGMENTO DO COMÉRCIO, OS VALORES INDICADOS NA TABELA DIVULGADA ANUALMENTE PELA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO COMÉRCIO.
(FOLHA DA MANHÃ)

NOTÍCIAS DA REGIÃO
DRENAGEM DO CANAL DO QUITINGUTA EM SÃO JOÃO DA BARRA

A drenagem permanente para o Canal de Quitinguta continua em andamento. Importante para o meio-ambiente, escoação de produtos e para a agricultura, o canal que corta boa parte da área rural de São João da Barra tem obtido atenção especial do atual governo. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Pedro Nilson Alves Berto, a operação começou há um ano. (...)Quitinguta nasce no Canal de São Bento e termina na lagoa de Taí Grande. Ele gira boa parte do 5º e 6º distritos e retorna próximo ao local onde nasceu. (JORNAL O DIÁRIO)

NOTÍCIAS NACIONAIS
GOVERNO DETERMINA REDUÇÃO PARA O IOF E JUROS BANCÁRIOS

A ministra Dilma Rousseff tornou público nova estratégia para manter os investimentos e ampliar os créditos como a redução dos juros dos empréstimos concedidos pelo Branco do Brasil e pela Caixa Econômica Federal. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou no final da tarde, em Brasília, que o governo federal decidiu reduzir o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para pessoa física de 3% para 1,5% ao ano.
O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Armando Monteiro Neto, afirmou que o governo avaliou quase todos os setores da economia, como o agronegócio e os setores de alimentos, varejo e siderúrgico, além do sistema financeiro.
Dilma ressaltou que a orientação do presidente Lula é implementar uma política de juros compatíveis com a realidade do país, sobretudo com relação aos spreads.
Ela garantiu que o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) será mantido, assim como os investimentos na área do pré-sal, entre outros.
No caso da outra decisão isolada – de redução do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para pessoa física de 3% para 1,5% ao ano -, Guido Mantega explica que vale para operações como aquisição de bens de consumo e cheque especial. Com isso, a taxa diária cairá de 0,0082 para 0,0041. A medida, entra em vigor hoje nos bancos públicos, informou o ministro da Fazenda. De acordo com Mantega, o IOF havia sido elevado em janeiro deste ano, devido ao aumento do consumo e do crédito. (JORNAL O DIÁRIO)

CRIAÇÃO DE MAIS DUAS ALÍQUOTAS DO IMPOSTO DE RENDA
O ministro da Fazenda, Guido Mantega anunciou, a criação de duas novas alíquotas de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) para aliviar a carga tributária em R$ 4,9 bilhões em 2009. É uma medida para estimular o consumo da população com renda mais baixa.
A partir de agora, os contribuintes com rendimento até R$ 1.434 estão isentos. Os rendimentos entre R$ 1.434 e R$ 2.150 estarão sujeitos a uma tributação de 7,5%. As pessoas físicas com renda entre R$ 2.150 e R$ 2.866 pagarão 15% Imposto de Renda. Na faixa de renda entre R$ 2.866 e R$3.582, a tributação passa a ser de 22,5%. Para a faixa acima de R$ 3.582, o imposto cobrado continua sendo de 27,5%. (ABr – JORNAL O DIÁRIO).

ESPORTES
CONSULTOR MÉDICO DO CORINTHIANS PREVÊ RONALDO “INTEIRO” EM 2009

O consultor médico do Corinthians, Joaquim Grava, procurou tranqüilizar os torcedores do time quanto às condições físicas do atacante Ronaldo, badalada contratação anunciada pelo clube para a temporada de 2009.
Grava disse que o atacante estará recuperado de sua lesão e bem fisicamente na próxima temporada, porém ressaltou que o jogador já tem 32 anos e não terá as mesmas atuações de quando era mais jovem.
Eleito o melhor jogador do mundo em três oportunidades (1996, 1997 e 2002), Ronaldo rompeu o tendão patelar do joelho esquerdo em fevereiro deste ano, durante o empate por 1 a 1 do Milan com o Livorno pelo Campeonato Italiano, o que o obrigou a passar por uma cirurgia.
Nos últimos quatro meses, o atacante se tratou no Flamengo, seu clube de coração, mas, segundo o próprio jogador, não houve proposta concreta da equipe carioca.
Em 1999 e 2000, Ronaldo foi submetido a duas cirurgias no joelho direito, ambas quando ainda atuava pela Inter de Milão. (FOLHA DE SÃO PAULO)

FLAMENGO PERDE MAIS UMA. PARREIRA DIZ “NÃO” À GÁVEA.
O SONHO DO PRESIDENTE MÁRCIO BRAGA EM TER CARLOS ALBERTO PARREIRA COMANDANDO O FLAMENGO EM 2009 ACABOU. EM REUNIÃO COM O DIRIGENTE ONTEM, O TREINADOR RECUSOU A OFERTA, QUE SERIA DE GERENTE DE FUTEBOL OU ATÉ MESMO COMO TREINADOR.
COM A DECISÃO DE PARREIRA, O DEPARTAMENTO DE FUTEBOL DEVERÁ FAZER A ESCOLHA DO NOVO TREINADOR. COM ISSO, NOMES COMO OS DE CUCA OU DE RENATO GAÚCHO VOLTAM A TER FORÇA PARA COMANDAR O RUBRO-NEGRO EM 2009. (O GLOBO)

DORIVAL JÚNIOR É O NOVO TÉCNICO DO VASCO
DEPOIS DE HORAS DE REUNIÃO, FOI DEFINIDA A CONTRATAÇÃO DO TÉCNICO DORIVAL JÚNIOR PELO VASCO NESTA MADRUGADA. A APRESENTAÇÃO DELE COMO TREINADOR DO CLUBE SERÁ NA TARDE DESTA SEXTA-FEIRA, EM UMA COLETIVA ÀS 14 HORAS EM SÃO JANUÁRIO.
DORIVAL JÚNIOR COMEÇOU SUA CARREIRA NO FUTEBOL EM 1982, NA FERROVIÁRIA DE ARARAQUARA (SP), CIDADE ONDE NASCEU. DEPOIS, PASSOU POR GUARANI (CAMPINAS-SP), AVAÍ E JOINVILE. JOGOU TAMBÉM NO SÃO JOSÉ (SP), CORITIBA, PALMEIRAS, GRÊMIO E SE DESPEDIU DOS GRAMADOS NO JUVENTUDE, EM 1995.
COMO TREINADOR SEU PRIMEIRO TRABALHO FOI NO FIGUEIRENSE, EM 2003. NO ANO SEGUINTE SAGROU-SE CAMPEÃO ESTADUAL EM SANTA CATARINA. COM O FORTALEZA, EM 2005, TAMBÉM VENCEU O ESTADUAL DO CEARÁ. COMANDOU O CRICIÚMA, JUVENTUDE, SPORT, SÃO CAETANO, CRUZEIRO E CORITIBA.
EM 2007, DORIVAL FEZ UMA ÓTIMA CAMPANHA PELO SÃO CAETANO. APÓS ELIMINAR O SÃO PAULO NAS SEMIFINAIS, O AZULÃO, FOI VICE-CAMPEÃO, SENDO DERROTADO PELO SANTOS, NA FINAL. (O GLOBO)

Nenhum comentário: