terça-feira, 21 de abril de 2009

Campos dos Goytacazes, 20 de abril de 2009.

2732-6945 - E-Mail: paginaaberta.educativafm@gmail.com
APRESENTAÇÃO: JORGE LUIS, JEFFERSON SERPA E GIANNINO SOSSAI.
PRODUÇÃO: GIANNINO SOSSAI
REDAÇÃO DE NOTÍCIAS: PAULO OURIVES
TÉCNICA: WILEN DE PAULA LETÍCIA GOMES CORDEIRO e PRISCILA MACHADO.

PREVISÃO DO TEMPO:
O TEMPO EM CAMPOS É DE SOL COM AUMENTO DE NUVENS DURANTE O PERÍODO, À NOITE PODEM OCORRER PANCADAS DE CHUVA. A MÍNIMA REGISTRADA É DE 20 E A MÁXIMA É DE 32 GRAUS.

O DESTAQUE DE HOJE NO NOTICIÁRIO É:
MAIS IRREGULARIDADES A VISTA NA ADMINISTRAÇÃO MOCAIBER

Mais indícios de irregularidades na gestão do ex-prefeito Alexandre Mocaiber (PSB). A Prefeitura de Campos apresentou, na última sexta-feira, a prestação de contas referente a 2008 ao Tribunal de Contas do Estado (TCE). O secretário municipal de Controle e Orçamento, Suledil Bernardino, revelou que foram identificados indícios de anormalidades nas contas de todos os órgãos da administração indireta da prefeitura. Segundo os levantamentos feitos pela Comissão de Tomadas de Conta, foram constatadas despesas pagas sem que fossem realizados os procedimentos de empenho, conforme exige a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
De acordo com a Comissão, há evidências de irregularidades no Fundo Municipal da Saúde (FMS), Empresa Municipal de Transportes (Emut), Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ), Companhia do Desenvolvimento de Campos (Codemca), Fundo Especial da Guarda Civil Municipal, Fundação Municipal Zumbi dos Palmares, Campos Luz e Fundo de Desenvolvimento de Campos (Fundecam). “Na Fundação Municipal de Esportes (FME), por exemplo, foram constatadas despesas pagas, no valor de R$ 2.002.080,00, sem que, no entanto, fossem adotados os procedimentos de empenho”, informa a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Campos.
Responsáveis notificados
Devido aos indícios de irregularidades, a Comissão de Tomada de Contas, após emitir o certificado de auditoria, notificou os responsáveis, que estão cientes do lançamento dos seus nomes no item denominado “Diversos Responsáveis”.
Julgamento cabe ao TCE - “É atribuição do TCE analisar, solicitar documentos para conferir as notificações e também julgar, se cabe multar, cobrar a devolução de recursos ou aprovar as contas”, ponderou o secretário.
Dificuldades no levantamento
Suledil Bernardino ressaltou que os técnicos de contabilidade tiveram dificuldades para fazer o fechamento das contas de Mocaiber porque o governo anterior paralisou a contabilidade da prefeitura desde agosto de 2008.
“Foi necessário um esforço muito grande para fazer o fechamento das contas. A Comissão de Tomada de Contas fez um grande esforço para que, após vários anos, a Prefeitura de Campos pudesse voltar a entregar a prestação de contas ao TCE dentro do prazo, que é 17 de abril”, destacou o secretário. O secretário explicou que, antes de serem enviados os documentos ao TCE, eles foram apresentados ao ex-prefeito Mocaiber, que assinou a documentação, da mesma forma que a atual prefeita, Rosinha Garotinho (PMDB), como é de praxe. (JORNAL O DIÁRIO)
NOTICIAS LOCAIS
AMBULANTES: INSCRIÇÕES NA QUARTA PARA CARNAVAL 2009

Uma boa oportunidade para os ambulantes que pretendem trabalhar no Carnaval fora de época em Campos. A Coordenadoria de Fiscalização e Posturas inicia na próxima quarta-feira, dia 22, as inscrições para os vendedores ambulantes que trabalharão durante o período de Carnaval. De acordo com a coordenadoria, as inscrições serão apenas para ambulantes já cadastrados.
As inscrições serão divididas de acordo com o produto vendido por cada ambulante. O prazo vai até sexta-feira, dia 24. Os ambulantes deverão comparecer à sede da Coordenadoria de Fiscalização de Posturas, localizada na Rua Riachuelo, 523, Bairro Turfe Clube, levando duas fotos 3x4 e um comprovante de cadastro na coordenadoria. O horário de atendimento é das 9h às 16h. “O ambulante que não se cadastrar não trabalhará no Carnaval”, alertou o coordenador de Posturas, major Francisco Balbi. Ele informa que não será permitida a comercialização de alimentos e bebidas em embalagens de vidro. “Todos os copos e garrafas deverão ser de plástico”, ressaltou major Balbi.
Transferência
Devido às enchentes do início deste ano que castigaram o município, os desfiles das agremiações carnavalescas – Escolas de Samba, Blocos de Samba e Bois Pintadinhos -, foram adiados para os dias 30 de abril, 1º, 2 e 3 de maio próximos. De acordo com o secretário municipal de Cultura, Orávio de Campos Soares, os desfiles das entidades carnavalescas serão realizados numa pista que será montada na Avenida Alberto Lamego, no Bairro Horto. O local futuramente vai abrigar o Centro de Eventos Populares (Cepop).
Confira o calendário para as inscrições:
22/04 – Quarta-feira - Inscrição para os vendedores do ramo de comestíveis e bebidas
23/04 – Quinta-feira - Inscrição para os vendedores de pipoca, milho verde, churros e doces em geral
24/04 – Sexta-feira - Inscrição para os vendedores de caip fruta. (JORNAL O DIÁRIO)

NOVOS POSTOS: ARMAS POR BRINQUEDOS DE VERDADE
A Secretaria da Família e Assistência Social de Campos abriu novos postos para efetuar a troca de armas de brinquedo por outros brindes educativos, dando continuidade à ação realizada no Dia Nacional do Desarmamento Infantil, comemorado no dia 15 de abril. A troca poderá ser realizada a partir de hoje, das 13h às 15h, horário dos coletivos do ProJovem. Na sexta-feira, foi realizada uma reunião com orientadores sociais dos coletivos do ProJovem. Elas levaram os brinquedos arrecadados para serem trocados em várias escolas estaduais, municipais e igrejas de Campos. Segundo a gestora municipal do ProJovem, Irecy dos Santos Silva Damasceno, foram abertos novos postos, devido ao grande número de brinquedos doados por comerciantes de Campos e pessoas da sociedade civil.
Outros postos de troca no município
Além do posto de coleta do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do Jardim Carioca, na Travessa Santo Elias, a partir da próxima semana os interessados também poderão trocar as armas de brinquedo por outros brinquedos nos colégios estaduais Paula Barroso, em Goitacazes; Julião Nogueira, no Parque Santo Amaro; Francisco Manuel da Mota Vasconcelos, em Poço Gordo; Manoel Pereira Gonçalves, no Farol de São Thomé; General Dutra (Fundão); Escola Municipal Luiz Sobral, no Jardim Carioca; e Igreja do Sagrado Coração de Jesus, no Matadouro, e Igreja Batista do Parque Eldorado. (JORNAL O DIÁRIO)

IMUNIZAÇÃO
Com o lema “Deixe a gripe na saudade, vacine-se”, será lançada a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso, no próximo dia 25, no Clube da Terceira Idade de Campos, às 8h. A meta da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar 38 mil idosos acima de 65 anos até o dia 8 de maio.
Em Campos, aproximadamente 60 postos de vacinação vão participar da campanha. O ônibus da vacinação percorrerá asilos e residências de idosos. O objetivo da Vigilância Epidemiológica é vacinar 100 idosos cadastrados no Programa de Atendimento Domiciliar na Secretaria de Saúde. (JORNAL O DIÁRIO)

POR MAIS SEGURANÇA
Grande expectativa em Campos para a I Conferência Municipal de Segurança, que acontecerá nos dias 28 e 29 de maio, no Teatro Trianon. O índice de violência no município, principalmente homicídios, assusta os moradores e todas as iniciativas são válidas para conter a falta de segurança, tanto na cidade como no interior. (JORNAL O DIÁRIO)

MORRO DO COCO
A grande atração hoje da Festa de Nossa Senhora da Penha, padroeira do distrito de Morro do Coco, na Região Norte de Campos, é a consagrada cantora Joanna. O show começa às 22h30, no palco montado na Rua Principal, próximo ao cartório. (JORNAL O DIÁRIO)

IMUNIZAÇÃO CONTRA AFTOSA COM NOVAS REGRAS EM MAIO
A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Febre Aftosa, com o início confirmado para o dia 4 de maio, vai contar em Campos com o trabalho conjunto entre Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca e a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento.
Ao todo, serão 60 mil doses da vacina aplicadas, das 8h às 16h, em animais de pequenos criadores, com até 50 cabeças de gado. A campanha contará com 10 vacinadores e dois médicos veterinários, mobilizados para o mutirão que atenderá os pequenos criadores da região da Baixada Campista, da localidade de Lagoa de Cima e dos distritos de Rio Preto e Dores de Macabu. A expectativa é que cerca de 25% do rebanho do município, estimado em 220 mil animais, entre bovinos e bubalinos, sejam imunizados pelo mutirão.
Em outras áreas do município, vacinadores e técnicos agrícolas também estarão atendendo os produtores com até 50 animais, anunciou no último final de semana o secretário Municipal de Agricultura e Pesca, Nelson Daumas Barbosa.
Criadores devem estar atentos ao calendário de vacinação
Nas duas primeiras semanas de campanha, os pequenos criadores de gado da Baixada Campista terão seus animais imunizados pelo mutirão. Do dia 18 ao dia 22 de maio, os rebanhos de Lagoa de Cima e de Rio Preto receberão a vacina. A equipe das duas secretarias finalizará a campanha em Dores de Macabu. “Ao mesmo tempo, os veterinários vão estar avaliando os rebanhos dessas propriedades. Um de nossos objetivos é atender também os 14 assentamentos rurais existentes em Campos”, concluiu o secretário. (JORNAL O DIÁRIO)

CONVÊNIOS
Mais investimentos na área da Saúde. Hoje, às 9h, no Auditório da sede Prefeitura de Campos, a prefeita Rosinha Garotinho vai assinar convênios no valor total de R$ 10,5 milhões em repasses da prefeitura para os hospitais filantrópicos do município e uma entidade filantrópica.
Serão contemplados Plantadores de Cana, Beneficência Portuguesa, Santa Casa, Abrigo João Viana, Hospital Manoel Cartucho e Casa Irmãos da Solidariedade. Participam ainda da solenidade o vice Doutor Chicão, secretário de Saúde, Paulo Hirano, e dirigentes das entidades. (JORNAL O DIÁRIO)

MOTORISTAS DE CARROS DA PREFEITURA TERÃO TREINAMENTO DIA 27
Na próxima segunda-feira, 27, será realizado o Primeiro Encontro de Treinamento e Aperfeiçoamento de Motoristas de Carros Oficiais da Prefeitura de Campos. O evento é uma iniciativa do Departamento de Recurso Humanos da Secretaria Municipal de Adminstração e Recursos Humanos e acontecerá na sede da prefeitura, com a abertura às 8h.
Com o apoio da Empresa Municipal de Transporte (Emut), a Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ), Guarda Civil Municipal e 5º Grupamento de Bombeiro Militar (5º GBM), o treinamento acontecerá em duas etapas. A primeira começa dia 27 de abril e prossegue até o dia 29. Nos dias 11, 12 e 13 de maio será a segunda etapa. O horário de treinamento será diariamente em dois turnos: das 8h às 12h e das 13h às 17h. (JORNAL O DIÁRIO)

NOTICIAS REGIONAIS
ARBORIZAÇÃO EM QUISSAMÃ COMEÇA PELA ÁREA CENTRAL

Quissamã tem tudo para se tornar uma cidade mais arborizada nos próximos anos. Atendendo à regulamentação do Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável do município, a prefeitura iniciou na última semana o projeto de arborização urbana, com plantio e replantio de cerca de 60 mudas e pequenos arbustos nas ruas do Centro. A tendência é que este processo se estenda a outros bairros. Segundo o zootecnista Paulo Winter, da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, a arborização urbana é importante para a cidade. “Além de fazer parte do Plano Diretor, a arborização torna o microclima mais ameno, baixando a temperatura local de 3ºC a 5ºC”, afirmou, ressaltando que o processo também contribui para amenizar o clima geral, que está cada vez mais quente em todo o Planeta. Todas as mudas foram obtidas no Horto Municipal. Winter informou que 19 delas foram plantadas nas ruas Visconde de Ururay e Conde de Araruama, e outras 40 foram replantadas na Rua Frei Fabiano. (JORNAL O DIÁRIO)

NOTÍCIAS NACIONAIS
RECEITA E SINDICATOS: A TRIBUTAÇÃO SOBRE A RENDA DO TRABALHO NA PAUTA

A Receita Federal pretende ouvir centrais sindicais para discutir a tributação sobre a renda do trabalho. A informação é do coordenador-geral de Estudos, Previsão e Análise da Secretaria da Receita Federal, Marcelo Lettieri. Ele afirmou que agora o objetivo do órgão é ouvir todos, e não somente os representantes dos setores produtivos, como o automobilístico, construção civil e agricultura, beneficiados com desonerações para estimular a economia em crise.
Otimista, Lettieri vê crescimento de 2% para a economia (Produto Interno Bruto - PIB) em 2009 e critica as previsões do Fundo Monetário Internacional (FMI) para o Brasil, por achar que a instituição está contaminada pelas conjunturas européia e americana. Ele cobrou do Banco Central uma política rápida de redução dos juros. (JORNAL O DIÁRIO)

MOTOBOYS
Na avaliação do ministro das Cidades, Marcio Fortes, os mototáxis e os serviços de entrega feitos pelos motoboys precisam de regulamentação. Para Fortes, é necessário, por exemplo, ter regras sobre o uso de capacetes por usuários de mototáxi, com atenção para a questão da higiene, uma vez que várias pessoas usam o mesmo equipamento.
O ministro também considera que é preciso discutir limites de velocidade para os motoboys que, geralmente, têm prazo curto para fazer entregas.
Sobre a proibição de as motos trafegarem entre as faixas de trânsito, o ministro disse que deveria ser permitido somente quando o sinal estivesse fechado e as motos em baixa velocidade. (JORNAL O DIÁRIO)

ÚLTIMO DIA PARA PARTIDOS INFORMAR RELAÇÃO DE FILIADOS
Os partidos políticos têm prazo até hoje para entregar à Justiça Eleitoral as relações de seus filiados. De acordo com a Lei dos Partidos Políticos (Lei 9096/95, art. 19), na segunda semana dos meses de abril e outubro de cada ano, o partido, por seus órgãos de direção municipais, regionais ou nacional, deverá remeter, aos juízes eleitorais, para arquivamento, publicação e cumprimento dos prazos de filiação partidária para efeito de candidatura a cargos eletivos, a relação dos nomes de todos os seus filiados, da qual constará a data de filiação, o número dos títulos eleitorais e das seções em que estão inscritos. Caso a relação não seja remetida no prazo estipulado, permanece inalterada a filiação de todos os eleitores que constam da relação remetida anteriormente. A data para a entrega das listas foi estipulada pela Corregedoria-Geral Eleitoral. (JORNAL O DIÁRIO)

50% DOS TRABALHADORES NO PAÍS FICAM MENOS DE DOIS ANOS NO EMPREGO
Metade dos trabalhadores brasileiros do setor privado que têm carteira assinada fica menos de dois anos no emprego. É o que revela estudo feito pela Universidade de Brasília, baseado em dados da Pesquisa de Emprego e Desemprego feita anualmente pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) referentes ao Distrito Federal e à região metropolitana de São Paulo entre 1992 e 2006. O autor da pesquisa, o sociólogo Roberto Gonzales, afirma que a rotatividade se justifica por questões salariais e de políticas das próprias empresas. De acordo com a pesquisa, 50% dos empregos duram menos de 24 meses, 25% duram menos de oito meses e 25% têm duração maior que cinco anos. O levantamento mostra que todos os anos 40% das pessoas com carteira assinada perdem o emprego. A maior permanência no mesmo emprego está na indústria de transformação. No Distrito Federal, a permanência é de 49 meses e em São Paulo, de 61 meses. Isso se deve ao fato de esse tipo de trabalho exigir experiência técnica e de os trabalhadores do setor serem mais bem organizados em sindicatos. (ABr) (JORNAL O DIÁRIO)

ESPORTES
CORINTHIANS VENCE SÃO PAULO NO MORUMBI E FAZ FINAL CONTRA O SANTOS

O Corinthians chegou a tomar sufoco do São Paulo neste domingo, mas precisou de apenas três minutos no segundo tempo para definir a vitória por 2 a 0 no Morumbi e a classificação à final do Campeonato Paulista. Depois de um primeiro tempo com vantagem para o time mandante, a equipe corintiana dominou a segunda etapa e, com um gol de Ronaldo, se classificou com folga para enfrentar o Santos na decisão, já que havia vencido por 2 a 1 no Pacaembu. (YAHOO ESPORTES)

FLAMENGO VENCE O BOTAFOGO E LEVA A TAÇA RIO
Mais de 83 mil torcedores presenciaram mais uma incontestável vitória do Flamengo em um jogo decisivo da Taça Rio. Por 1 a 0, o time de Cuca mostrou que podia crescer nas finais, superou o Botafogo e levou a Taça Rio para a Gávea, neste domingo, no Maracanã. Agora, resta aguardar para ver quem levará o Estadual nos dois próximos domingos.
O gol foi marcado por Emerson, só que o do Alvinegro, que, de modo muito infeliz, marcou contra. Com o resultado, o time de Cuca manteve a hegemonia sobre o adversário em decisões consecutivas: Taça Guanabara de 2008, Taça Rio deste ano e os dois últimos Estaduais. (URURAU)

INTER ARRASA O CAXIAS E CONQUISTA O BICAMPEONATO GAÚCHO
Internacional sagrou-se bicampeão gaúcho neste domingo, depois de arrasar o Caxias com uma goleada por 8 a 1 na decisão do segundo turno do Campeonato Gaúcho. O título veio de forma invicta no ano do seu centenário, com os títulos das taças Fernando Carvalho e Fábio Koff, os dois turnos do estadual, eliminando assim a necessidade de final do campeonato. Curiosamente, o placar foi o mesmo da finalíssima do ano passado, contra o outro time de Caxias do Sul, o Juventude. Naquele dia, até o goleiro Clemer marcou um gol, de pênalti.
Com amplo domínio sobre o adversário, o Inter marcou sete gols somente no primeiro tempo. O atacante Nilmar e o volante Magrão marcaram duas vezes cada um, enquanto Taison, Guiñazu, D'Alessandro e Álvaro, este na etapa final, colocaram uma bola na rede cada. Em belo lance, Cristian Borja fez o gol de honra do Caxias. (YAHOO ESPORTES)

GOYTACAZ VENCE CAMPO GRANDE POR 2 A 0 E ESTÁ EM 3º
A última rodada do turno, do Campeonato Estadual de Juniores da Segunda Divisão foi toda realizada neste domingo (19/04), e jogando em casa, o Goytacaz voltou a vencer, ao passar pelo Campo Grande em vitória de 2 a 0. Pelo grupo C, a classificação é a seguinte: 1º) Olaria – 16 pts; 2º) Bonsucesso – 11 pts; 3º) Goytacaz – 10 pts; 4º) Angra – 9 pts. (URURAU – PAOURIVES)

NO APAGAR DAS LUZES FRIBURGUENSE VENCE TAÇA JOÃO ELLIS NOS PÊNALTIS
Em uma partida muito movimentada, Tigres e Friburguense empataram por 2 a 2 na decisão da Taça João Ellis Filho. Na disputa por pênaltis, o clube da Região Serrana foi mais eficiente nas cobranças e conquistou o troféu.
* JOÃO ELLIS FILHO, Ex-presidente do Campo Grande Atlético Clube, foi com o comando de João Abraão Ellis Filho que o Galo da Zona Oeste conquistou pela primeira vez o acesso à elite do futebol do Rio de Janeiro, em 1961. A primeira participação se deu no ano seguinte, mas a participação foi discreta: um modesto nono lugar entre as treze equipes da disputa. João Ellis Filho era peça importante do C. R. VASCO DA GAMA também em 1982, ano da mais importante conquista da história do clube: a Taça de Prata, que garantiu acesso ao Brasileirão do ano seguinte. Foi diretor do departamento de árbitros da Ferj e emprestou seu nome para diversas competições realizadas em todo o estado. (URURAU – PAOURIVES)

Nenhum comentário: