quinta-feira, 2 de abril de 2009

Campos dos Goytacazes, 02 de abril de 2009.

2732-6945 - E-Mail: paginaaberta.educativafm@gmail.com
APRESENTAÇÃO: JORGE LUIS, JEFFERSON SERPA E GIANNINO SOSSAI.
PRODUÇÃO: GIANNINO SOSSAI
REDAÇÃO DE NOTÍCIAS: PAULO OURIVES
TÉCNICA: WILEN DE PAULA LETÍCIA GOMES CORDEIRO e PRISCILA MACHADO.

PREVISÃO DO TEMPO:
O TEMPO EM CAMPOS É CHUVOSO DURANTE O DIA E À NOITE. A MÍNIMA REGISTRADA É DE 22 E A MÁXIMA É DE 28 GRAUS.

O DESTAQUE DE HOJE DO NOTICIÁRIO LOCAL É:
ROSINHA EXIGE CUMPRIMENTO DA LEI – LEVANTAMENTO CONTRA O NEPOTISMO EM CAMPOS

Cumpra-se a lei. A frase resume posição da prefeita de Campos, Rosinha Garotinho, contra o nepotismo no poder público. Para tanto, ela determina que seja feito levantamento minucioso no quadro de ocupantes dos cargos de confiança, para identificar se existem, entre eles, graus de parentescos que implique em descumprimento da lei (Súmula Vinculante 13). Segundo o secretário de Governo, Roberto Henriques, as providências já estão sendo adotadas. (JORNAL O DIÁRIO)

NOTICIAS LOCAIS
TERCEIRIZADOS: INÍCIO DAS CONTRATAÇÕES NA EDUCAÇÃO APÓS TAC

A Secretaria Municipal de Educação começou ontem a assinatura dos contratos dos terceirizados, conforme Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre a Prefeitura de Campos, o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério Público Estadual (MPE). O secretário municipal de Administração, Fábio Ribeiro, informou que a prioridade será a convocação de prestadores de serviços que integram a base de dados do recadastramento. A assinatura acontece das 8h às 17h, nos cinco pólos que foram montados pela Secretaria de Educação.
Ontem, os terceirizados que atuavam nas proximidades da área central e nas adjacências da Pecuária compareceram no foyer do Palácio da Cultura, na Secretaria de Educação, e no Colégio Municipal 29 de Maio, na Pecuária. A assinatura prossegue hoje, na Escola Municipal Manoel Coelho, onde vai funcionar o pólo para a assinatura dos terceirizados que atuam em toda Baixada Campista.
Já amanhã, os terceirizados devem comparecer na Escola Municipal Albertina Azeredo Venâncio, em Travessão. A unidade será o pólo para todos os terceirizados de Travessão e proximidades. Já na próxima segunda-feira, dia 6, será a vez de Guarus, onde serão montados dois pólos: na Escola Municipal Frederico Paes Barbosa, no Parque Novo Mundo, e na Escola Lídia Leitão de Albernaz, no Parque Cidade Luz. (JORNAL O DIÁRIO)

CAMPOS BUSCA MAIS TRABALHO E RENDA EM PARCERIA COM ESTADO
A prioridade na geração de empregos levou a prefeita de Campos, Rosinha Garotinho (PMDB), a se encontrar ontem com o secretário estadual de Trabalho e Renda, Ronald Abrahão. Rosinha discutiu com Abrahão investimentos e parcerias, estabelecendo, com a secretária municipal de Trabalho e Renda, Cecília Ribeiro Gomes, que a acompanhou, a criação de uma comissão envolvendo município e Governo do Estado. Além de Rosinha, Cecília e Abrahão, estiveram presentes ao encontro o secretário estadual de Agricultura e Desenvolvimento do Interior, Christino Áureo, e também o diretor geral de Trabalho e Renda do governo estadual, Julio Ney.
A prefeita destacou a importância do encontro. “Vamos estabelecer parcerias para qualificação de mão-de-obra e para fomentar o surgimento de novas cooperativas. Mas, iremos atuar em conjunto nesta comissão para que possamos fazer uma avaliação do mercado e de onde podemos atuar com maior eficiência”, declarou a prefeita.
Coordenação - Rosinha designou que Cecília, pela prefeitura, coordenasse o levantamento, junto ao Estado. “Temos uma compreensão de que uma prioridade é o incentivo a cooperativas, como a de marisqueiras”, ressaltou Rosinha, “mas a comissão técnica, que já inicia a atuar agora em abril, vai definir essas demandas, que vamos repassar para o Estado”. (JORNAL O DIÁRIO)

ABAIXO O FERIADO!
Foi sancionada, ontem, a Lei 5.423, de autoria do deputado João Pedro (DEM), que barra a criação de novos feriados no estado do Rio. De acordo com o parlamentar, a criação de mais um dia não-útil implica no não-funcionamento de uma série de atividades que, além da não circulação e produção de riqueza, acaba por ditar menos fatos geradores de recolhimento de tributos. As perdas no estado superam os R$ 500 milhões. Pela lei 9.093, de 1995, somente a União pode instituir os chamados feriados civis, que têm efeito para fins trabalhistas. Os estados têm somente um feriado para a comemoração da chamada ‘data magna’. Datas comemorativas poderão ser criadas, porém, não podem resultar em feriados. (PAINEL DIÁRIO - JORNAL O DIÁRIO)

DEBATE
“Crise Financeira e seus reflexos nos movimentos sociais”. Este é o tema da palestra que acontece hoje, às 19h, no auditório Cristina Bastos do IF Fluminense. O evento é aberto ao público. Dentrem os palestrantes, o economista e professor da UFF e da FDC, Paulo Sanguedo. (PAINEL DIÁRIO - JORNAL O DIÁRIO)

FORMOL
Desde ontem, dia 1º, o uso de formol em salões de beleza no estado do Rio está proibido. A Lei 5.421 sancionada pelo governador Sérgio Cabral, determina ainda que os limites de utilização de outros produtos químicos deverão ser expostos em uma tabela. (PAINEL DIÁRIO - JORNAL O DIÁRIO)

PRÊMIO DE JORNALISMO
O secretário estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Rio de Janeiro, Christino Áureo lança na próxima terça-feira, no município de Campos, o Prêmio Agro Mídia de Jornalismo. O prêmio seá em comemoração pela data, dia 7, Dia do Jornalista. (PAINEL DIÁRIO - JORNAL O DIÁRIO)

EMPREGO
Em tempos de crise, uma boa notícia. O Balcão de Empregos da secretaria municipal de Trabalho e Renda oferece 62 novas vagas em diversos segmentos. Os interessados devem comparecer à avenida 28 de Março, das 8h às 18h, de segunda à sexta-feira. (PAINEL DIÁRIO - JORNAL O DIÁRIO)

NOTICIAS REGIONAIS
INDEFERIDA A ANULAÇÃO

O juiz da comarca do município de São Francisco de Itabapoana, Leonardo Cajueiro D’Azevedo, indeferiu a ação popular que pedia a anulação do concurso público 001/2008 da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana. As principais argumentações da ação eram inexistência de lei criando os cargos oferecidos na seleção pública, ofensa aos limites da chamada Lei de Responsabilidade Fiscal, bem como a falta de previsão orçamentária para o seu atendimento. Na sentença o magistrado alega que o município firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público Estadual (MPE) para a realização do concurso público e, caso não realizasse, poderia ser multado. (PAINEL DIÁRIO - JORNAL O DIÁRIO)

NOVA ELEIÇÃO NÃO É DESCARTADA EM SÃO FRANCISCO
A expectativa da convocação de uma nova eleição em São Francisco de Itabapoana tem quebrado a rotina no município após o afastamento do prefeito Beto Azevedo (PMDB), por abuso de poder econômico e compra de votos. Beto continua com seus advogados no Rio de Janeiro na tentativa de reverter a decisão do juiz Leonardo Cajueiro, da 130ª Zona Eleitoral.
Por enquanto, o prefeito interino Florentino Cerqueira de Azevedo, o Tininho (DEM) tem buscado manter a mesma estrutura administrativa montada por seu antecessor, dando prosseguimento as ações de governo em andamento. Ao mesmo tempo, tem procurado conhecer a real situação financeira do município.
Tininho reafirmou que a prioridade é manter em pleno funcionamento os serviços essenciais, com destaque para a saúde, educação e limpeza pública. Ontem ele se reuniu separadamente com os secretários a fim de se inteirar de cada setor da prefeitura. (JORNAL O DIÁRIO)

FRUTIFICAR FORTALECE A PRODUÇÃO DE BANANA NO NORTE FLUMINENSE
São Fidélis, cidade no Norte Fluminense, conhecida como região tradicional de agroindústrias de processamento de banana para doces em tablete, como mariola e bananada, está se preparando para receber o apoio do Programa Frutificar na ampliação do cultivo da fruta.
No último dia 25 produtores do município, acompanhados por técnicos do programa e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-Rio), visitaram áreas de plantação de banana financiadas pelo Frutificar, em Santo Antônio de Pádua, para conhecer o sistema de produção comercial.
Atualmente a banana produzida no município não é suficiente para abastecer as 15 pequenas indústrias de processamento da fruta. Por este motivo, são obrigados a importar do Espírito Santo e Minas Gerais 95% da matéria-prima.
De acordo com o gerente geral do programa, Ronaldo Soares, a banana recentemente passou a integrar o leque de frutas financiadas pelo Frutificar. Já foram implantadas seis lavouras, num total de 20 hectares nos municípios de Santo Antônio de Pádua, Itaperuna, Bom Jesus do Itabapoana e Porciúncula, para a produção de bananas prata e nanica para mesa. (JORNAL O DIÁRIO)

ESTUDO PARA SANEAMENTO DA BACIA DO RIO PARAÍBA
Um grande programa de saneamento para a Bacia do Rio Paraíba do Sul - que abrange os estados do Rio, São Paulo e Minas Gerais - começa a ser estudado pela secretária Estadual do Ambiente do Rio, Marilene Ramos, eleita, esta semana, presidente do Comitê para integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Ceivap). O projeto será viabilizado com recursos, sobretudo, dos ministérios do Meio Ambiente e das Cidades.
Marilene envolverá no programa prefeitos dos 180 municípios integrados ao Ceivap, nos três estados. A proposta é que, juntos, se possa discutir uma agenda relacionada à política de gestão dos recursos hídricos para a região. O Ceipav reúne 60 membros, com representantes da União e dos Estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.
O presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), José Machado, se manifestou bastante otimista com a nova presidente, que substituiu Paulo Teodoro de Carvalho. Ele garantiu que não medirá esforços para ver implantado o projeto. “O Ceivap ganhou experiência e agora tem novos desafios. É preciso ter espírito público para o avanço do sistema de água”, afirmou Machado, durante a posse de Marilene Ramos, em Penedo, na Região do Médio Paraíba. (JORNAL O DIÁRIO)

SECRETARIADO DE QUISSAMÃ UNIDO CONTRA CRISE FINANCEIRA
O prefeito de Quissamã, Armando Carneiro, marcou uma nova reunião com o secretariado do município, na próxima terça-feira, 7, para que os mesmos apresentem quais são as prioridades emergenciais de cada secretaria e onde efetivamente serão feitos os cortes, devido a crise financeira mundial que afetou a receita do município.
Antes, uma comissão vai ajudar os secretários na elaboração da redução de custeio. “O prazo de vocês começa a partir de agora. A crise é grave e exige uma atuação séria e de comprometimento de todos”, afirmou o prefeito.
Apesar de uma pequena melhoria na arrecadação, registrada em março, a perda total nos dois primeiros meses deste ano já chegou a mais de 15% em relação ao que estava previsto no orçamento de 2009, que já é menor do que o realizado em 2008. A tendência é de que o município perca mais de R$ 50 milhões até o fim do ano. (JORNAL O DIÁRIO)

NOTÍCIAS NACIONAIS
STF ADIA DECISÃO SOBRE A LEI DE IMPRENSA

Dois ministros foram favoráveis à revogação, inclusive o relator Ayres de Britto, que proferiu voto histórico pela liberdade de expressão. (JORNAL O GLOBO)

INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS DEMITE 550 OPERÁRIOS EM SÃO PAULO E MINAS
A indústria de alimentos Nilza, sediada no município paulista de Ribeirão Preto, demitiu anteontem 550 funcionários das três unidades da empresa, situadas em São Paulo e Minas Gerais. A expectativa é 30% dos profissionais sejam recontratados em aproximadamente 180 dias. Sofrendo os efeitos da crise financeira mundial, a empresa, após várias tentativas de renegociação com instituições financeiras credoras, entrou com pedido de recuperação judicial na última sexta-feira (27), alegando dívida de R$ 200 milhões.
Justificativa - Em nota, a indústria informa que a medida visa à superação da crise econômico-financeira que está enfrentando, de modo a permitir a manutenção da fonte produtora e do emprego. De acordo com o comunicado, trata-se de um esforço para minimizar os impactos sociais que a crise financeira representa, uma vez que hoje dependem da empresa mil empregados diretos, 10 mil indiretos, 30 representantes comerciais, 17 distribuidores e 50 vendedores dos distribuidores. No auge das atividades, a empresa atingiu o volume de produção de 1,2 milhão de litros de leite por dia. Como efeito da crise, em outubro do ano passado, a produção diária caiu para 800 mil litros. (ABr) (JORNAL O DIÁRIO)

APENAS 25% DECLARARAM O IMPOSTO DE RENDA ATÉ AGORA
um mês do prazo final para a entrega das declarações do Imposto de Renda Pessoa Física, a Receita Federal recebeu pouco mais de 25% do total de documentos previstos para este ano, que é 25 milhões. Quase 19 milhões de contribuintes têm até o dia 30 de abril para enviar as informações à Receita. O supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, lembra àqueles que pretendem deixar a entrega para a última hora que a probabilidade de erros aumenta com a proximidade do final do prazo. Além da malha fina, o contribuinte que não preencher corretamente a declaração está sujeito ao pagamento da diferença do imposto, se houver, e de multa sobre o tributo devido. O prazo de entrega vai até a meia-noite (horário de Brasília) de 30 de abril, para quem vai usar a internet. Nos outros casos, o contribuinte terá que observar o horário de atendimento das agências bancárias ou dos Correios. Quem não enviar os dados dentro do prazo terá de pagar multa de R$ 165,74. (ABr). (JORNAL O DIÁRIO)

EXPORTAÇÕES TEVE SUPERÁVIT MÊS PASSADO
A balança comercial brasileira registrou, em março, exportações de US$ 11,809 bilhões e importações de US$ 10,038 bilhões. Esses desempenhos resultaram em superávit comercial (diferença positiva entre os valores exportados e importados) de US$ 1,771 bilhão. O resultado do mês passado é 79,25% superior ao do mesmo período de 2008 (US$ 988 milhões). Os dados foram divulgados ontem pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. No acumulado do ano, o superávit comercial chegou a US$ 3,012 bilhões, valor maior do que o registrado no mesmo período de 2008 (US$ 2,761 bilhões). As exportações de janeiro a março somaram US$ 31,177 bilhões e as importações, US$ 28,165 bilhões. (ABr). (JORNAL O DIÁRIO)

INSS DEPOSITA OS BENEFÍCIOS DE FINAIS 2 e 7
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deposita hoje os benefícios de aposentados, pensionistas e demais beneficiários que têm cartão de pagamento com finais 2 e 7, desconsiderando-se o dígito, e recebem acima do piso. Quem recebe até um salário mínimo, e tem cartão com final 7, também terá o benefício depositado hoje. Os pagamentos seguem até 7 de abril (veja ao lado o calendário).
Segundo a Agência de Notícias da Previdência, a folha de março do INSS contém 26.324.646 benefícios pagos em todo o Brasil. São 18.367.687 beneficiários urbanos (R$ 13.445.760.454,03) e 7.956.959 rurais (R$ 3.444.655.837,43). Desse total, 11.160.811 recebem por meio de depósito em conta corrente e os 15.163.835 restantes utilizam cartão magnético. (JORNAL O DIÁRIO)

ESPORTES
BRASIL VENCE PERU E REASSUME SEGUNDO LUGAR NAS ELIMINATÓRIAS

seleção brasileira voltou a marcar um gol em casa pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2010 após mais de um ano e derrotou o Peru por 3 x 0, nesta quarta-feira, no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre. Os gols foram marcados por Luís Fabiano (dois) e Felipe Melo.
Com o resultado, o Brasil reassumiu o 2o lugar nas eliminatórias, com 21 pontos, três a menos que o líder Paraguai. O Chile é o terceiro (20 pontos) e a Argentina (19) ocupa a quarta colocação. (YAHOO NOTÍCIAS)

PERCURSO FECHADO PARA MEIA MARATONA NESTE DOMINGO
A 4º Meia Maratona Faz Um 21 que vai acontecer no próximo domingo vai, literalmente, parar a cidade de Campos. A largada vai acontecer na Rua dos Goytacazes, em frente à sede da Fundação Municipal de Esportes (FME), os corredores seguirão pela Avenida 28 de Março, entram na Felipe Uébe e depois continuam pela Avenida Alberto Lamego, entram depois na Sete de Setembro e por fim, retornam para a Rua dos Goytacazes de onde largaram. Os trechos onde acontecerá a prova serão interditados a partir das 6h da manhã e ficam fechados até as 10h30.
No final da tarde de ontem representantes do 5º Grupamento de Corpo de Bombeiros, 8º Batalhão de Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, Secretaria de Serviços Públicos e Coordenadoria de Posturas discutiram os últimos detalhes para a realização da prova, que trará competidores de todo o Brasil e vai distribuir R$ 8.000 em dinheiro para os primeiros colocados em cada categoria.
A premiação para os primeiros colocados acontecerá em frente à sede da FME, este trecho, na Rua dos Goytacazes, ficará interditado até as 12h. A Meia Maratona Faz Um 21 é um evento organizado pela MaxSports, Fundação Municipal de Esportes e promovido pela Embratel. (JORNAL O DIÁRIO)

CAMPEONATO CARIOCA – RESULTADOS
FLUMINENSE 0 X 0 BOAVISTA e BOTAFOGO 0 X 0 MADUREIRA

CLASSIFICAÇÃO
GRUPO A

1º VASCO, 21 PG – 2º FLUMINENSE, 18 PG, 3º MADUREIRA, 09 PG
GRUPO B
1º FLAMENGO, 16 PG – 2º BANGU, 13 PG, 3º BOTAFOGO, 10 PG.

(JORNAL O GLOBO – PAOURIVES)

4 comentários:

mere disse...

Escrevo para parabenizar a forma como vocês conduzem o programa, sem comentários tendenciosos, contudo, politicamente integrados. Em especial, quero dizer da minha satisfação em ver o crescimento de Jorginho, que conheci ainda estudante e integrando uma equipe do Projeto Rondon.Fico feliz em vê-lo muito bem informado, com compromisso com a ética e grande competência. Jorginho, você nos deixa orgulhosos. Meu abraço, Alcimere Siqueira

lcmach disse...

Escrevo para parabenizar o programa que escuto todo dia quando estou a caminho do trabalho.
Só acho que deveriam divulgar mais o tel da radio para os ouvintes.
Dentre as matéria que voces discutiram hoje, falando sobre o IPVA extorsivo cobrado pelo RJ. Fica aqui a minha reclamação não só quanto a cobrança que segundo voces e a maior do país, mais também a mais burocratica, que faz voce gastar mais dinheiro ainda em cartórios e despachantes.
Cito o meu caso, tinha um carro comprado no ES, tenho a família do meu filho que mora lá, quando o vendedor perguntou se queria emplacar lá, e me disse as vantagens, não pensei 2 vezes. Porém no inicio do ano passado começaram a circular boatos que estavam parando e prendendo carros do ES em Campos, apesar de andar com o meu carro como manda a lei, fiquei receoso já que eu não moro lá e sim meu filho, transferi o veículo para Campos.
No final do ano passado, voltei a agencia em que havia comprado o carro e troquei por um mais novo, aproveitando a virada do ano e que os carros do ano devido aos novos modelos lançados estarem com preços mais atrantes, o vendedor perguntou se eu queria emplacar lá, que me dava o carro no mesmo dia com a placa e o documentação, já receoso com o acontecido anteriormente, disse que não que iria emplacar em Campos RJ.
Meus amigos que arrependimento, além do IPVA extorsivo, ainda tive que ir a um cartório pagar um registro de contrato do carro, já que ainda se encontra alienado, pagar ao despachante para agilizar o serviço já que trabalho e não tenho tempo de ficar agindo estas burocracias que toman tempo.
E ainda apesar do meu carro ser um carro 0 km tenho que perder o meu precioso tempo fazendo vistoria das condições do veiculo.
No ES andei 3 anos com o meu carro e nunca precisei levar lá para fazer nenhuma vistoria, com outro detalhe o vencimento do IPVA e pelo final da placa do carro, no meu caso como caiu o final 0, só no mês 10.
Abraços, Luiz Machado

lcmach disse...

Bom dia,
Como sempre faço todo dia venho para o trabalho escutando o programa feito por vcs e a melhor maneira de se manter informado sobre os problemas de nossa cidade.
Hoje escutei vcs falando sobre a quantidade de buracos enormes na cidade e sobre o problema que já está acontecendo com o transito na rodovia do Açucar (Campos-Farol), moro no Residencial Sto Antonio e sei o que é o problema pois passo pelo desconforto do engarrafamento todo dia, sem contar a quantidade de buracos enorme que só tende a crescer.
Há duas semanas voltando para casa a noite, ao entrar na Rod do açucar cai em um buraco na pista nova que eles fizeram lateral a nova rod do açucar que me deu o prejuizo de um pneu novo rasgado.
O impressionante e que como citei a pista e nova com alguns meses de construida, na primeira chuva o asfalto soluvel em agua que eles usam já está começando a dissolver. Taparam o buraco, mais uns 5 mts a frente já surgiu uma cratera enorme.
Pergunto como será possivel uma obra com alguns meses já está neste estado, precisa de uma fiscalização melhor e maior nessas obras que estão sendo realizadas.
Quanto ao quebra molas na entrada do beco, e dificil entender a sensibilidade de quem dirige e organiza o transito na cidade. Quem utiliza estas vias no entorno da Penha, que obrigatoriamente devido as obras tem que se passar por ali reclama todo dia pelo engarrafamento gerado pelo maldito e desnecessário quebra molas.
Outra coisa, tiveram o bom senso de fechar a pista para entrada de veiculos para a Penha até às 08:00 hs, só que nem sempre a Guarda municipal está lá para parar o transito, vc entra na pista achando que está em sentido único e da de cara com outro veiculo em sua frente, podendo até ocasionar algum acidente.
Obrigado

lcmach disse...

Srs. sou ouvinte assíduo do seu programa, pela manhã qdo venho para o trabalho vcs são a minha companhia.
O problema e o seguinte esta prefeitura começa a fazer obras que nunca acabam. Moro no Resid Sto Antonio ao lado do Imperial, começaram a fazer as obras de duplicação da rodov do açúcar e os moradores dos bairros no entorno da rodov são obrigados a passar na entrada do Beco da Penha, tinha um quebra molas de 1/2 metro de altura que finalmente tiraram a uma semana.
Infelizmente a rua que faz esta ligação dos bairros, está que é buraco só, enquanto não ocorrer um acidente de grande dimensões para chamar a atenção vai continuar do jeito que está, vc vai desviar dos buracos que estão embaixo de poças de agua e lama e dá de frente com os veículos que estão vindo em sentido contrário.
Como o programa de vcs e lide no horário e felizmente e a maneira do cidadão reclamar, estou mandando esta mensagem para vcs.
Obrigado,

Luiz Machado