sexta-feira, 17 de abril de 2009

Campos dos Goytacazes, 17 de abril de 2009.

2732-6945 - E-Mail: paginaaberta.educativafm@gmail.com
APRESENTAÇÃO: JORGE LUIS, JEFFERSON SERPA E GIANNINO SOSSAI.
PRODUÇÃO: GIANNINO SOSSAI
REDAÇÃO DE NOTÍCIAS: PAULO OURIVES
TÉCNICA: WILEN DE PAULA LETÍCIA GOMES CORDEIRO e PRISCILA MACHADO.

PREVISÃO DO TEMPO:
O TEMPO EM CAMPOS É DE SOL COM MUITAS NUVENS DURANTE O DIA E PERÍODOS DE CÉU NUBLADO. A MÍNIMA REGISTRADA É DE 22 E A MÁXIMA É DE 30 GRAUS.

O DESTAQUE DE HOJE É:
QUEM DENUNCIA COMPRA DE VOTOS É ACUSADO PELO MINISTÉRIO PÚBLICO – MARCUS ALEXANDRE CHEGOU A SER PRESO E BACELLAR DENUNCIADO

Embora ganhe destaque hoje na mídia nacional, a suspeita de compra de votos no município de Campos vem sendo investigada pela Justiça desde as eleições do ano de 2004, quando veio a tona uma série de escândalos que resultaram na cassação do então prefeito eleito Carlos Alberto Campista e do seu vice, Toninho Vianna, ambos do PDT. Cinco meses após serem empossados, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) cassou os respectivos mandatos, entendendo ter ocorrido compra de votos no pleito.
Ontem, o presidente do PMDB no município, deputado federal Geraldo Pudim, voltou a se manifestar, lembrando que o quadro dos dias atuais não se difere dos anteriores. “Neste, as críticas sobre a compra de votos, espantosamente, partem de acusados da prática, como o ex-presidente da Câmara Municipal de Campos, o vereador Marcos Bacellar (PTdoB) e o ex-vereador Marcus Alexandre dos Santos Ferreira, também do PTdoB”. (JORNAL O DIÁRIO)
NOTICIAS LOCAIS
DEPOIMENTO NA CPI DA ZUMBI COM REFORÇO POLICIAL

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura denúncias de irregularidades na Fundação Zumbi dos Palmares, na Câmara Municipal de Campos, ouvirá mais uma testemunha hoje pela manhã, às 8h. O nome do depoente não foi revelado, mas, segundo fontes do Legislativo, face à importância do depoimento, foi requisitado inclusive reforço policial.
De acordo com a assessoria de Comunicação da Câmara, no dia 15 foram ouvidas quatro testemunhas que trouxeram novas revelações até então desconhecidas pela Comissão. Funcionários do Santander e da própria Fundação à época em que ocorreram as irregularidades foram também ouvidos. Os depoimentos esclareceram os procedimentos bancários, para que a comissão possa aprofundar as investigações.
Uma ex-assessora financeira da Zumbi também foi ouvida, cujo depoimento deu contornos surpreendentes às investigações. A testemunha, apesar de ocupar o cargo, não realizava funções financeiras, mas era responsável pela implementação de projetos sociais. “A partir do seu depoimento, novos fatos foram descortinados e os membros da CPI já adotaram nova linha de investigação, a fim de esclarecer os fatos noticiados”, disse a assessoria, através de email. (JORNAL O DIÁRIO)

SEMINÁRIO JÁ RENDE BONS RESULTADOS PARA A REGIÃO
O Seminário de Petróleo e Bioenergia, realizado em Campos ontem, dentro da proposta da presidente da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro), prefeita Rosinha Garotinho, de atrair novos investimentos e desenvolvimento para toda a região, já rendeu frutos positivos. A Agência Nacional de Petróleo Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) anunciou que, em breve, vários poços de petróleo e gás vão entrar em operação no litoral sanfransciscano.
O prefeito de São Francisco de Itabapoana, Beto Azevedo, esteve com o diretor-geral da ANP, Haroldo Lima, que se colocou à disposição do prefeito para que seja agendada uma visita ao órgão. “Teremos o maior prazer em receber o prefeito Beto e ajudar o município nesta tarefa”, disse Haroldo Lima.
A diretora da ANP, Magda Chambriard, anunciou que num futuro bem próximo vários poços de petróleo e gás vão entrar em operação na costa sanfranciscana. Minutos antes do anúncio, o prefeito já havia reivindicado do diretor da ANP a revisão no sistema de distribuição dos royalties no sentido de incluir o município como produtor de petróleo. O diretor da ANP se colocou à disposição do prefeito para que seja agendada uma visita dele a ANP.
De acordo com o prefeito, São Francisco tem sido vítima de um erro histórico com os atuais critérios de distribuição dos royalties, dentre os quais está o fato de o município continuar na condição de limítrofe quando na verdade está localizado em uma região produtora e possui mais 60 quilômetros de orla. Segundo o prefeito, São Francisco corre o risco de passar por um processo de esvaziamento populacional caso esta situação seja mantida. (JORNAL O DIÁRIO)

IBGE
O IBGE enviou carta à prefeita Rosinha Garotinho propondo convênio de cooperação técnica com o Centro de Informações e Dados de Campos (Cidac). Na proposta o Cidac passará a ser representante do IBGE no município. Rosinha encaminhou o expediente para a Procuradoria Geral do Município, com pedido de análise, em caráter de urgência.

SFAS CONCLUI DISTRIBUIÇÃO DE DONATIVOS DA ENCHENTE
A Secretaria de Família e Assistência Social (SFAS) de Campos distribuiu ontem todo o material que estava guardado no depósito que funciona em um dos galpões da antiga Central de Abastecimento do Estado (Ceasa). Eram doações que chegaram de todo o Brasil para os desabrigados da enchente e que estavam no local desde o final do ano. Parte do material, a maioria roupas, foi distribuída em 13 comunidades e nos 121 abrigos, além de atender a centenas de desabrigados de outros municípios da região, como Cardoso Moreira, Itaperuna, Italva e Bom Jesus do Itabapoana.
De acordo com a secretária Joilza Rangel, o local foi arrombado três vezes por pessoas que, inclusive, já foram beneficiadas com as doações.
Segundo o chefe da Ceasa, Casemiro Sepúlveda, antes da cheia em Ururaí, em dezembro e janeiro, a Defesa Civil estava fazendo a distribuição.
Moradores realizaram tumulto durante distribuição
Na manhã de ontem, moradores das proximidades do Ceasa, em Guarus, fizeram tumulto na porta do galpão. Segundo eles, além de roupas e sapatos, havia também leite, açúcar e outros alimentos no galpão, enquanto a comunidade passa por necessidades. (JORNAL O DIÁRIO)

50ª EXPO AGRO 2009 VEM AI E PROMETE SUPERAR A FEIRA DO ANO PASSADO
Feira começa dia três de julho e vai até o dia 12 do mesmo mês. “É sempre difícil calcular o volume de negócios. Na feira os empresários agendam novas negociações e o número de contatos para futuros negócios é muito grande, uma média de 50 novos clientes por dia. Acredito que a média de 2009 pode chegar a R$ 20 milhões em vendas feitas dentro e fora da exposição. (JORNAL O DIÁRIO)

UENF: INSCRIÇÕES PARA O VESTIBULAR ESTADUAL
Estão abertas até o dia 6 de maio próximo as inscrições para o 1º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2010, que seleciona candidatos para oito dos 15 cursos de graduação presenciais da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf): Ciência da Computação e Informática, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo, Engenharia Metalúrgica e de Materiais e Medicina Veterinária.
Para os demais cursos da Uenf (Agronomia, Zootecnia e licenciaturas em Biologia, Física, Matemática, Pedagogia e Química), os candidatos deverão se inscrever no Vestibular Específico, em período a ser definido. A inscrição para o Vestibular Estadual é efetuada pela internet (www.vestibular.uerj.br). A taxa para o 1º Exame de Qualificação é de R$ 41, e a prova será aplicada no dia 21 de junho deste ano. Candidatos que pediram isenção do pagamento podem conferir no mesmo endereço eletrônico o resultado da avaliação socioeconômica. (JORNAL O DIÁRIO)

INSCRIÇÕES PARA BOLSISTAS NO PRÉ-VESTIBULAR TEOREMA
Já as inscrições de pós-graduandos da Uenf para atuarem como bolsistas no Pré-Vestibular Teorema estão abertas até a próxima segunda-feira, dia 20. A seleção é para preenchimento imediato e cadastro de reservas. Somente até hoje, as inscrições devem ser feitas das 9h às 12h e das 15h às 17h30, na Secretaria da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex, prédio da Reitoria, térreo).
No dia 20, as inscrições serão das 8h às 11h, na Secretaria do Pré-Vestibular Teorema (Prédio P4, térreo). O edital está no site www.uenf.br. (JORNAL O DIÁRIO)

EXPLOSAO DILACERA PERNA DE PINTOR
O pintor automotivo Pedro Souza, 60 anos, teve a perna direita dilacerada após o compressor de ar explodir em sua oficina, na Rua Farmacêutico Umbelino Pacheco, no Bairro da Pecuária, em Campos. O acidente aconteceu no início da tarde de ontem. Pedro foi socorrido por uma equipe do Corpo de Bombeiros para o Hospital Ferreira Machado, onde foi operado e transferido para a Clínica Cirúrgica. (JORNAL O DIÁRIO)

LOJAS PODEM ABRIR NO DIA DE SÃO JORGE
Estabelecimentos comerciais em Campos poderão passar o feriado de São Jorge, no dia 23, com portas abertas. A garantia de funcionamento está amparada numa das cláusulas do acordo assinado em novembro. A prefeitura ainda não definiu se na segunda-feira, dia 20, será ponto facultativo pelo feriado de terça, Tiradentes. (JORNAL O DIÁRIO)

DRENAGEM
Os efeitos das chuvas em bairros na área de Guarus podem estar com os dias contados. Foi publicada no Diário Oficial de ontem a homologação do resultado de licitação para execução do projeto de drenagem de águas pluviais na margem esquerda do Rio Paraíba. Os trabalhos ficarão a cargo da Paralela I Consultoria. (JORNAL O DIÁRIO)

NOTICIAS REGIONAIS
AFASTAMENTO

Por maioria dos votos, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) manteve, ontem, o indeferimento do registro de candidatura do prefeito eleito de Carapebus nas eleições municipais de 2008, Eduardo Nunes Cordeiro. A Corte entendeu, assim como o juízo de primeira instância, que constitui motivo suficiente para cassar o registro ao político o fato de o Tribunal de Contas do Estado (TCE) ter reprovado contas referentes ao mandato que ele exerceu como prefeito da cidade até 2004. Eduardo Cordeiro (PMDB) obteve 4.227 votos nas eleições municipais do ano passado, o que representou 50,24% dos votos válidos. No entanto, os votos não foram computados devido ao indeferimento do registro. Com isso, quem atualmente ocupa a cadeira de chefe do Poder Executivo municipal é o presidente da Câmara dos Vereadores, Sebastião Batista Messa. (JORNAL O DIÁRIO)

PARADA
A construtora Camargo Correa, que nas últimas décadas tem se destacado na construção de grandes empreendimentos no Brasil e exterior, tem contrato com a LLX Logística, para construir trecho do mineroduto entre Minas Gerais e o litoral do Estado do Rio de Janeiro. O trecho entre Porciúncula, na região Noroeste Fluminense, e a Praia do Açu, no litoral de sanjoanense foi paralisado.
O motivo é a crise econômica mundial. Os investidores estrangeiros, que participam como parceiros tiveram “prudencia”. Recentemente, engenheiros da empresa que estavam hospedados em Campos, partiram em retirada, após paralisação das atividades no canteiro de obras que lançavam a rede de tubos na direção do litoral. (JORNAL O DIÁRIO)

NOTÍCIAS NACIONAIS
MÍNIMO VAI PARA R$ 506

A partir de janeiro de 2010, o salário mínimo que hoje é R$ 465 sofrerá um reajuste de 8,93% passando a R$ 506,50. O anúncio foi feito pelo ministro do Planejamento, Paulo Bernardo. O reajuste é menor do que o concedido este ano (12%), mas superior à meta de inflação para este que é de 4,5%, de acordo com a previsão da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que será mantida até 2012. O reajuste do salário leva em consideração a projeção da inflação para este ano mais o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). (JORNAL O DIÁRIO)

ESPORTES
CANO VENCE O BOTAFOGO E AVANÇA NA COPA DO BRASIL

O campeão da Taça Guanabara e finalista da Taça Rio caiu diante de um aguerrido Americano ontem, no Engenhão e foi eliminado da Copa do Brasil. O time de Campos venceu nos pênaltis. Após uma vitória por 2 a 1 no tempo regulamentar o Botafogo foi derrotado nas cobranças.
Dois personagens se destacaram na noite ontem, o meia-atacante Maicosuel, que fez nos acréscimos o gol da vitória botafoguense e acabou sendo o único a perder uma cobrança na disputa por pênaltis. O outro nome foi o campista Jeferson, que com defesas milagrosas garantiu a disputa de pênaltis. Apoiado pela torcida nos minutos iniciais, o Botafogo pressionou desde o início e abriu o placar aos 18min do primeiro tempo. O zagueiro Juninho avançou pelo meio, tocou para Victor Simões que devolveu de calcanhar para o defensor. O zagueiro arrematou e colocou a equipe em vantagem.
Mesmo com a vantagem que lhe dava a vaga às oitavas-de-final, a equipe do técnico Ney Franco seguiu pressionando o Americano. A pressão botafoguense abriu espaços e o Americano, que se mostrava calmo na partida, aproveitou as brechas para igualar o marcador e se garantir na próxima fase da competição. Aos 20min do segundo tempo, Kieza recebeu passe na esquerda e tocou na saída de Renan para empatar.
O Botafogo partiu para o tudo ou nada e chegou a acertar uma bola na trave com Maicosuel. Coube ao mesmo Maicosuel garantir a vitória, que levou a partida para os pênaltis. Aos 47min, o meia-atacante avançou e chutou firme para fazer o segundo tento botafoguense. Na disputa de pênaltis porém, Maicosuel foi o vilão botafoguense. Primeiro a bater, ele tentou fazer uma paradinha e acabou chutando na trave. O time do Americano foi perfeito nas suas cobranças e venceu a disputa por 5 a 4, garantindo a classificação. (JORNAL O DIÁRIO)

FLUMINENSE PERDE PARA O ÁGUIA E TERÁ DE VENCER NO RIO
Os próximos dias nas Laranjeiras devem ser de cobrança. Um dia após a eliminação do Fluminense do Campeonato Carioca (perdeu para o Flamengo, no domingo), cerca de 30 torcedores protestaram na sede do clube e exigiram bons resultados. A reação não veio nesta quarta-feira e o que é pior: a equipe tricolor protagonizou um autêntico vexame. Perdeu para o modesto Águia, de Marabá-PA, por 2 a 1, no Mangueirão, em Belém, pela Copa do Brasil.
O Fluminense terá agora de derrotar o Águia no próximo dia 22, no Maracanã, por 1 a 0 ou por pelo menos dois gols de diferença para não ser eliminado da competição. Se vencer por 2 a 1, a vaga para as oitavas-de-final será definida nos pênaltis. (YAHOO ESPORTES)

Nenhum comentário: