segunda-feira, 13 de abril de 2009

Campos dos Goytacazes, 13 de abril de 2009.

2732-6945 - E-Mail: paginaaberta.educativafm@gmail.com
APRESENTAÇÃO: JORGE LUIS, JEFFERSON SERPA E GIANNINO SOSSAI.
PRODUÇÃO: GIANNINO SOSSAI
REDAÇÃO DE NOTÍCIAS: PAULO OURIVES
TÉCNICA: WILEN DE PAULA LETÍCIA GOMES CORDEIRO e PRISCILA MACHADO.

PREVISÃO DO TEMPO:
O TEMPO EM CAMPOS É DE SOL COM ALGUMAS NUVENS NÃO HÁ PREVISÃO DE CHUVAS DURANTE O PERÍODO. A MÍNIMA REGISTRADA É DE 21 E A MÁXIMA É DE 32 GRAUS. (CLIMATEMPO)

O DESTAQUE DE HOJE É: CICLONE EXTRATROPICAL COM ONDAS DE ATÉ 4 METROS DE ALTURA – RESSACA DESTRÓI ESTRADA NO FAROL
Áreas de vegetação alagadas, toneladas de areia e lixo sobre a avenida Atlântica, além de trechos da estrada Farol-Lagamar destruídos pela fúria do mar. Este é o resultado, até ontem, da ressaca com ondas de até quatro metros, que abateu o litoral de Campos. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, a ressaca permanece até hoje em todo litoral fluminense. A forte ressaca matou um banhista no Rio e outro em Resende, no Sul do estado. (JORNAL O DIÁRIO)

NOTICIAS LOCAIS
“ORGANIZAR A SAÚDE ESTÁ ENTRE OS MEUS GRANDES DESAFIOS”

Prefeita de Campos, Rosinha Garotinho (PMDB) em entrevista exclusiva ao jornal O Diário, faz um resumo do que foram seus primeiros dias de governo e revela algumas colocações no mínimo surpreendentes, entre elas: “quem pisar na bola comigo vai estar fora”. (JORNAL O DIÁRIO)

UM DIA DE CADA VEZ
Amanhã, dia 14 de abril, Benedito de Souza completa 111 anos. Ele é o cidadão mais idoso de Campos, do qual se tem notícia. Morador do Asilo Nossa Senhora do Carmo, Benedito vai ter seu aniversário comemorado em grande estilo. Uma grande festa esta sendo preparada pela família Asilo do Carmo em sua homenagem.
Benedito de Souza nasceu em 1898. No mesmo ano nascia também o médico, deputado e prefeito Barcelos Martins. Também naquele ano nascia o teatrólogo e jornalista Gastão Machado. Porém, os dois ilustres campistas, que ficaram marcados na história da cidade tiveram melhor sorte. Se transformaram em vultos ilustres da história da Planície Goytacá. Nenhum deles porém, foi presentado com a longevidade de Benedito.
O velho Benedito, mesmo anos depois da assinatura da Lei Áurea, que aboliu a escravidão no Brasil em 1885, chegou a sofrer com a discriminação racial. Em um país dominado por senhores feudais e brancos portugueses, Bendito sofreu por ser negro e de família pobre. (JORNAL O DIÁRIO)

PRODUTOR RURAL VAI ATÉ O MP RECORRER POR ESTRADA
“A Estrada do Leite, no distrito de Serrinha, em Campos, consta como sendo asfaltada há vários anos, mas nunca recebeu o serviço, e está em estado precário. No ano passado, depois das denúncias de que uma empresa havia recebido pelo serviço, mas não tinha realizado, apareceu uma firma, que fingiu ter feito recuperação da estrada, que estava destruída pelas chuvas. Mas não fizeram o asfaltamento, e agora, cerca de oito meses depois da obra, a estrada está intransitável, deixando até as crianças sem aula”. A reclamação, em tom de desabafo, é do produtor rural, Leonardo Abílio, que promete recorrer ao Ministério Público, para obrigar a empresa que recebeu pelo asfaltamento, a realizar a obra. “Decidi que vou me manifestar porque essa falcatrua foi denunciada e até hoje não tomei conhecimento de que a firma que recebeu o dinheiro tenha sido obrigada a realizar os serviços, ou obrigada a devolver o dinheiro”, protesta Leonardo Abílio.
O produtor reclama que devido às chuvas, a estrada foi transformada num lamaçal. “A estrada está tão ruim que as crianças estão perdendo aulas. A Escola Municipal Ambrósio está tendo evasão, porque está difícil o acesso. Vou recorrer ao Ministério Público porque a nossa produção está impedia de sair e as crianças estão perdendo aula. Em alguns trechos da estrada, que consta como sendo asfaltada, até os carros traçados (tração 4 x 4) têm dificuldade de andar”, ressalta Leonardo. (JORNAL O DIÁRIO)

PROJETOS QUE ERAM DA APIC AGORA NA FMIJ
Após decisão do Ministério Público (MP) ao receber denúncias de maus tratos às crianças assistidas, já estão sob responsabilidade da Fundação Municipal da Infância e Juventude (FMIJ) os projetos Casa Lar e Amar, antes mantidos pela Associação de Proteção à Infância de Campos (Apic). (JORNAL O DIÁRIO)

MONITORANDO
A Defesa Civil Municipal está monitorando o nível da água no rio Muriaé para que, logo que o nível do rio volte ao normal, as 12 famílias do distrito de Ururaí, desalojadas nas últimas chuvas, retornem às suas casas. Em Santo Eduardo foram desalojadas 35 famílias, mas todas elas já estão de volta às residências. (JORNAL O DIÁRIO)

BOLSAS
A Procuradoria do Município de Campos prepara projeto de lei que trata da concessão de bolsas. Em seguida, o projeto vai para a Câmara de Vereadores para ser votado. Uma vez aprovada e publicada em D.O. será divulgada a lista com os beneficiados e aberto prazo para recursos. (JORNAL O DIÁRIO)

PELA PAZ!
Este ano a Igreja Católica inovou na cerimônia Lava-pés. Dentro do tema da Campanha da Fraternidade da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), “Fraternidade e Segurança Pública, A paz é fruto da Justiça”, párocos lavaram os pés de oficiais do Corpo de Bombeiros, PM e Guarda Municipal. (JORNAL O DIÁRIO)

NOTICIAS REGIONAIS
ATERRO SANITÁRIO DE QUISSAMÃ: LICENÇA AMBIENTAL À VISTA

A licença ambiental que possibilita a construção do Aterro Sanitário Consorciado de Quissamã deve ser liberada na primeira quinzena de abril. A garantia partiu do subsecretário da Secretaria Estadual do Ambiente (SEA), Antônio da Hora, durante reunião realizada no Rio de Janeiro, na última semana, com a participação do secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, José Ricardo Pedruzzi. A licença será emitida pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), antiga Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente (Feema).
A reunião, que deu mais um passo em direção ao início das obras do Aterro Sanitário (previsto para o primeiro semestre deste ano), foi convocada pela Superintendência da Qualidade Ambiental, contanto com participação do superintendente do setor, Walter Plácido. Também estiveram no encontro representantes dos outros municípios que fazem parte do consórcio: São João da Barra, Carapebus e Conceição de Macabu. (JORNAL O DIÁRIO)

NOTÍCIAS NACIONAIS
PRISÃO ESPECIAL POR UM FIO

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou na última quarta-feira, dia 8, projeto de lei que extingue a prisão especial para pessoas que tenham concluído curso superior. Como foi aprovado em caráter terminativo, o projeto de lei será agora analisado pela Câmara dos Deputados, exceto se houver recurso para sua apreciação também pelo plenário do Senado. Pela proposta do senador Expedito Júnior (PR-RO), o privilégio da prisão especial será restringido aos militares. Neste caso, o projeto abre uma brecha para que, em última instância, o juiz estabeleça a prisão especial, caso julgue necessário.
O projeto de lei mantém, no entanto, o direito a prisão especial para ministros, governadores e secretários estaduais, prefeitos, vereadores e chefes de polícia. Também são privilegiados por este foro parlamentares, magistrados e oficiais das Forças Armadas. (JORNAL O DIÁRIO)

INVESTIGAÇÃO SOBRE REPASSE DOS ROYALTIES
Depois das suspeitas e evidências de malversação de verbas dos royalties do petróleo por parte de algumas prefeituras beneficiadas com os recursos, agora o principal alvo de investigações da Polícia Federal é a fonte pagadora: a Agência Nacional do Petróleo (ANP). Inquérito está em andamento para apurar possíveis desvios. (JORNAL O DIÁRIO)

ESPORTES
FERNANDO HENRIQUE DEFINE A VITÓRIA DO FLAMENGO

Desde a pixotada no jogo contra o Americano em Campos, o goleiro Fernando Henrique, do Fluminense, não está com a sorte ao seu lado. Ontem o arqueiro tricolor falhou e viu o Flamengo vencer por apenas 1 a 0 e garantir a vaga na final da Taça Rio. O goleiro ainda fez defesas importantes, mas não superou o Flamengo, ontem no Maracanã. O gol solitário foi marcado por Juan, que mantém o Fla vivo na briga pelo tricampeonato. No próximo domingo, o clube rubro-negro decide a Taça Rio contra o Botafogo. O primeiro tempo de jogo no Maracanã foi marcada pelo equilíbrio e pelas falhas gritantes de Fernando Henrique, do Fluminense, e Josiel, do Flamengo. Na soma das falhas, os flamenguistas é que foram com a vantagem para o vestiário. (JORNAL O DIÁRIO)

TIMÃO VENCE SÃO PAULO E CRISTIAN OFENDE TORCIDA
No último lance do clássico, o volante Cristian definiu a vitória do Corinthians sobre o São Paulo com uma bomba de fora da área. Ao vencer o goleiro Rogério Ceni, o camisa seis fez questão de demonstrar sua emoção. “Não tem explicação, o Corinthians é isso aí, raça, nunca se entregou. A torcida está de parabéns”, afirmou o jogador, que deu um abraço no técnico Mano Menezes. A comemoração de Cristian passou dos limites. O volante partiu em direção aos visitantes e fez gesto tradicional de torcida organizada do rival, com os braços cruzados, mas mostrando o dedo médio. (JORNAL O DIÁRIO)

REAL MADRID VENCE E ESTÁ MAIS PERTO DO BARCELONA
Atuando no Santiago Bernabéu e com a presença de David Beckham nas tribunas, o Real Madrid venceu o Valladolid, ontem, e se mantém mais uma rodada no encalço do líder Barcelona, que sustenta a vantagem de seis pontos na frente. O placar de 2 a 0 foi construído com um gol em cada etapa, dando ao clube da capital mais uma partida em sua seqüência invicta. Agora, são 15 jogos sem derrota no Campeonato Espanhol. Depois de estrear com derrota contra o Barcelona, o treinador Juande Ramos sustenta 14 vitórias e só um empate, deixando o Real Madrid em condições de pensar em título. (JORNAL O DIÁRIO)

COM ROBINHO NA RESERVA CITY PERDE PARA FULHAM
Diante do Fulham, concorrente direto na tabela, o Manchester City perdeu em casa neste domingo e desperdiçou oportunidade de crescer na classificação do Campeonato Inglês. Os visitantes fizeram 3 a 1 e confirmaram a boa fase na temporada. Robinho, se recuperando de lesão, esteve entre os reservas e só participou de 30 minutos do confronto, vindo a campo no lugar de Petrov. O City abriu o marcador aos 28min. Stephen chutou e um desvio de Etuhu enganou o goleiro Schwarzer. Mais disposto na segunda etapa, o Fulham determinou a virada em Manchester. (JORNAL O DIÁRIO)

Nenhum comentário: