quarta-feira, 13 de maio de 2009

Campos dos Goytacazes, 13 de maio de 2009.

2732-6945 - E-Mail: paginaaberta.educativafm@gmail.com
APRESENTAÇÃO: JORGE LUIS, JEFFERSON SERPA E GIANNINO SOSSAI.
PRODUÇÃO: GIANNINO SOSSAI
REDAÇÃO DE NOTÍCIAS: PAULO OURIVES
TÉCNICA: WILEN DE PAULA LETÍCIA GOMES CORDEIRO e PRISCILA MACHADO.

PREVISÃO DO TEMPO:
O TEMPO EM CAMPOS É DE CÉU CLARO A PARCIALMENTE NUBLADO. A MÍNIMA REGISTRADA É DE 21 E A MÁXIMA É DE 32 GRAUS.

O DESTAQUE DE HOJE É:
4 ANOS DA CASSAÇÃO DE CAMPISTA

Um dos mais despudorados esquemas de corrupção montados para ganhar uma eleição completa hoje quatro anos em Campos, quando o então prefeito Carlos Alberto Campista, no dia 13 de maio de 2004, foi cassado por decisão da Justiça. Depois daquele dia, Campos passou a freqüentar as páginas do noticiário nacional com uma seqüência de escândalos e passou a ser referência de desperdício nos gastos dos royalties do petróleo. A série de escândalos teve outro capítulo, em março de 2008, com a Operação Telhado de Vidro, que afastou outro prefeito, Alexandre Mocaiber, e levou à prisão vários de seus secretários e assessores. (JORNAL O DIÁRIO)

NOTICIAS LOCAIS
GAROTINHO VAI PROCESSAR MARCUS ALEXANDRE

“Não posso admitir que um comprador de votos, preso duas vezes pela prática desse crime, fique por ai tentando atribuir a mim práticas que eu sempre condenei”. A afirmação é do ex-governador, atual presidente estadual do PMDB, Anthony Garotinho, informando que está processando o ex-vereador de Campos, Marcus Alexandre (PTdoB) por danos morais. “Ele tem dado entrevistas a órgão de Imprensa, envolvendo meu nome de forma mentirosa e criminosa”, justifica. Garotinho qualifica Marcus Alexandre como “um político fisiológico, comprador de votos contumaz, que inclusive já foi condenado na eleição de 2004, numa ação penal movida pelo Ministério Público Eleitoral”. O ex-governador assinala que “a acusação contra o ex-vereador nessa ação – na qual foi condenado e até preso – foi compra de votos, através de oferta de dinheiro em espécie, cesta básica, muletas, cadeiras de rodas e fraldas”.
Desespero - Segundo Garotinho, o processo é o de número 132 do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). “As afirmações que Marcus Alexandre vêm fazendo, a meu respeito, nos últimos dias, é uma tentativa desesperada de fugir de mais uma condenação. Na eleição de 2008, ele teve prisão temporária decretada novamente, em outro processo, por cometimento dos mesmos crimes praticados em 2004”. O ex-governador acrescenta que, “além disso, a Justiça Eleitoral encontrou na casa de Marcus Alexandre dezenas de títulos eleitorais que foram recolhidos como provas do esquema que ele montou para comprar votos”. Ele ressalta que o ex-vereador teve as contas de campanha reprovadas pela Justiça Eleitoral de Campos e pelo TRE, “Esse recurso eleitoral é o de número 6994”. “Cansei das mentiras de Marcus Alexandre, lançadas contra mim nos últimos dias. Ele passou dos limites”, diz Garotinho, acentuando: “Resolvi processá-lo, porque ele está mentindo, creio que a serviço de alguém com interesses inconfessáveis. Ele terá de pagar por isso na Justiça”, conclui. (JORNAL O DIÁRIO)

CULTIVO DO ARROZ VOLTA A DESPERTAR INTERESSE
Com incentivos da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro), o município de Campos poderá voltar a ser um dos maiores produtores de arroz do Estado. Novas variedades do grão vêm despertando o interesse na região. (JORNAL O DIÁRIO)

CAMPOS EVITA PERDA MAIOR NA PETROBRAS
Diante dos dados que apontam a queda no preço médio do barril do petróleo como causa de um impacto negativo nas contas da Petrobras em R$ 4,3 bilhões, a constatação de que a entrada em operação das plataformas P-53, P-51, e FPSO contribuíram para o aumento na produção de petróleo e gás natural, e demonstram que a Bacia de Campos evita perda maior na Petrobras. (JORNAL O DIÁRIO)

NOVO ENEM INSCREVE ATÉ FINAL DE MAIO
O novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), proposto pelo Ministério da Educação, recebe adesões de universidades federais até o final de maio. Segundo o ministro da Educação, Fernando Haddad. a maioria, entre elas o Instituto Federal (IF) Fluminense, com sede em Campos, já tomou posição e algumas ainda estão debatendo. A reitora campista, Cibele Daher, resume que a preocupação é garantir ao estudante o acesso democrático. (JORNAL O DIÁRIO)

BOA NOTÍCIA
Durante sessão na última segunda-feira, 11, na Câmara, o vereador Franquis Arêas de Freitas solicitou a desapropriação de uma área para a implantação do Parque de Exposição Agropecuária no município. O investimento, além de gerar empregos, atrairá ainda mais o turismo, difundirá tecnologias e promoverá novos negócios para a região. (JORNAL O DIÁRIO)

SEMINÁRIO
O professor José Carlos Libâneo abre hoje o 6º Seminário Intermunicipal de Educação, que vai reunir, durante três dias, no Teatro Trianon, educadores de todo o Norte Fluminense. A palestra começa às 19h e vai abordar os desafios da escola na atualidade. Até sexta, passam pelo teatro, os mais destacados conferencistas do país na área de educação. O tema escolhido para o evento este ano — Vale nota, professor?. (JORNAL O DIÁRIO)

MANIFESTAÇÃO DOS BANCÁRIOS POR MAIS SEGURANÇA À CLASSE
Integrantes do Sindicato dos Bancários de Campos realizaram ontem manifestações em frente às agências da cidade. Eles pedem mais segurança, funcionários e aumento da carga horária. A manifestação começou em frente à agência do Banco do Brasil (BB) da Rua 13 de Maio, se estendendo pelas outras 24 agências bancárias da área central.
Segundo o presidente eleito do sindicato, Rafaneli Pereira, a intenção não é deflagrar nenhum movimento grevista. “A manifestação é contra as más condições de trabalho. A falta de profissionais acabou gerando um clima de tensão durante o trabalho. Eles são humilhados por clientes que chegam a ficar por três horas na fila de espera. Sem falar na falta de segurança. Os banqueiros precisam entender que Campos também sofre assaltos”, disse Rafaneli, que assume a presidência da entidade em julho.
O sindicalista se referiu a uma tentativa de roubo este ano na agência do BB, onde ele estava, e ao assalto no final de 2008 à agência do Santander no pátio da Prefeitura, quando foram levados R$ 411 mil. “A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) sabe das queixas, mas se recusa a melhorar as condições de trabalho. Mas continuaemos lutando”, concluiu. (JORNAL O DIÁRIO)

COMBATE À DENGUE EM CAMPOS É REFERÊNCIA NACIONAL
O município de Campos dos Goytacazes está marcando presença no XXV Encontro Nacional dos Secretários de Saúde, em Brasília, que acontece até amanhã. A equipe da superintendência de Saúde Coletiva do município foi escolhida pela comissão do evento para apresentar o trabalho realizado em Campos no controle e no combate à dengue. A equipe está apresentando para os gestores municipais de todo o país, o Sistema de Referências Geoprocessadas, que norteou todo o trabalho no município de combate e controle da dengue. (JORNAL O DIÁRIO)

NOTICIAS REGIONAIS
REVITALIZAÇÃO

Macaé tenta fortalecer o setor pesqueiro, a agricultura familiar e no agronegócio leiteiro. O município está conversando com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para firmar convênios. A expectativa é de que a fábrica de leite em pó, sediada em Macaé, atenda a seis cooperativas da região. (JORNAL O DIÁRIO)

EM NOME DO POVO
Novamente, a prefeita de São João da Barra, Carla Machado, recorre a Brasília, pessoalmente, em busca de recursos que possam ajudar a acelerar o processo de desenvolvimento do município. E ainda que esteja demorando sair do campo das promessas, é provável que nessa nova investida ela consiga sacramentar a conclusão das obras da Ponte João Figueiredo. (JORNAL O DIÁRIO)

SJ BARRA MANTÉM MAIORIA DAS PROVAS NOS DIAS 16 E 17
As provas para agente comunitário de saúde e auxiliar de consultório dentário, do concurso público do Programa Saúde da Família (PSF) programado pela Prefeitura de São João da Barra, serão realizadas dia 24 de maio, das 9h às 12h. No mesmo dia também farão exames candidatos a agentes de combate a endemias, de 14h às 17h. O local é o que consta no cartão de confirmação.
Segundo a assessoria de comunicação do governo sanjoanense, muita gente está fazendo confusão, achando que todas as provas foram adiadas, mas para os demais cargos estão mantidos 16 e 17. No último dia cinco, a prefeitura publicou, no Diário Oficial do Município, edital de retificação. De acordo com o texto, a alteração nas datas foi necessária devido ao elevado número de inscrições confirmadas, cerca de 14 mil, para preenchimento de vagas na área da saúde. “Isso inviabiliza a alocação de escolas públicas para a aplicação das provas em um só final de semana, como estava previsto inicialmente”, reafirma a assessoria, reforçando que para o restante dos cargos direcionados ao PSF, a data para a realização das provas, 17 de maio, e os horários, das 9h às 12h, ficam mantidos. “Também estão mantidos os dias 16 e 17 de maio para a realização das provas que irão preencher demais vagas no setor de saúde”. O concurso oferece 279 vagas, sendo 101 para a secretaria de saúde, nos níveis fundamental e médio, e 178 para o PSF, que engloba o Programa de Agentes Comunitários de Saúde ( PACS), Especialistas em Saúde Bucal (ESAUB) e Agentes de Combate às Endemias (PCND). Neste concurso são oferecidas vagas em nível fundamental, médio e superior. (JORNAL O DIÁRIO)

AÇÃO SOCIAL: CONVÊNIO GARANTE PROTEÇÃO AO MENOR ABRIGADO
A prefeitura de Quissamã e o Poder Judiciário estão firmando parceria para garantir os direitos de crianças e adolescentes que vivem em abrigos para a convivência familiar e comunitária. Esta integração em prol de menores abrigados é definida pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ) como Plano Mater, que já está em fase de implementação em todos os municípios fluminenses.
Em reunião realizada na última semana, no Rio, no TJ, o prefeito Armando Carneiro assinou o convênio de cooperação técnica, ao lado da juíza titular da Comarca Carapebus/Quissamã, Elisabete Franco Longobardi, seguindo orientação do presidente do TJ, desembargador Luiz Zveiter.
Em Quissamã, o local que ampara este público é a Casa Abrigo, atualmente com 13 menores, entre zero e 16 anos de idade. Segundo a secretária, uma equipe composta por representante da Casa Abrigo e da comarca local vai participar de um processo de capacitação, estruturado pelo TJ, para implementação do Plano Mater. O treinamento será no próximo dia 19, no Rio. Já no dia 25 haverá o colóquio técnico sobre os dados coletados no mapeamento. (JORNAL O DIÁRIO)

NOTÍCIAS NACIONAIS
NOVAS REGRAS PARA SISTEMA DE POUPANÇA

Novas regras na caderneta de poupança devem ser anunciadas, hoje, durante reunião de coordenação política do governo federal. Mas a assessoria do ministro da Fazenda, Guido Mantida, antecipa que “tudo irá depender da solução de um impasse criado com a proposta de reduzir o imposto dos fundos de investimentos para tornar esse tipo de aplicação mais atrativo do que a poupança para os grandes aplicadores”. (JORNAL O DIÁRIO)

GRIPE DESBANCA CRISE!
O mundo inteiro parece estar voltado para a Gripe Suína, com número de casos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), passando dos 5,2 mil. São mais de 60 mortos em 30 países, à frente Estados Unidos (2,6 mil – e três) mortes, seguido pelo México (onde tudo começou), com 2.059 ocorrências e 56 óbitos. O Canadá registra 330 casos e uma morte e a Costa Rica, oito casos e uma morte. O Brasil tem oito em tratamento. A repercussão é tanta, que supera até mesmo a crise econômica internacional. (JORNAL O DIÁRIO)

ESPORTES
COPA RIO 2009: LANTERNA ENCARA O LÍDER DO GRUPO C

Americano e Quissamã se enfrentam hoje pela primeira rodada do returno da Taça Rio 2009 em situações opostas. Enquanto o time quissamaense é o líder do Grupo C, com oito pontos ganhos, o alvinegro campista ocupa a lanterna, com apenas um ponto. A partida será disputada no Estádio Antônio Carneiro da Silva (Carneirão), em Quissamã, às 15h.
O treinador do Cano, Rafael Soriano, apesar da posição adversa do time na tabela, está otimista e espera uma reabilitação na partida de hoje. “Estamos ainda tentando entrosar os jogadores, após a saída de vários atletas. Aos poucos vamos chegar ao ponto ideal”, disse Soriano. Ontem à tarde houve um coletivo no Godofredo Cruz. A equipe já está definida: Brás, Ruan, Bruno, Rafael Oleosa e Douglas; Jáder, Paulo Vinícius, Flávio Medina e Cirilo; Flávio e Elias.
Tribunal – O Americano ainda aguarda o julgamento da partida contra o Boa Vista, que não foi disputada no último sábado devido a um acidente com um caminhão, que engarrafou a BR-101, na altura de Itaboraí, impedindo o time de chegar ao Caio Martins. “Já juntamos toda a documentação para entregar ao TJD”, disse o gerente de futebol do clube, Luciano Viana. (JORNAL O DIÁRIO)

QUISSAMÃ EMBALADO NA COMPETIÇÃO
O Quissamã, após duas vitórias consecutivas na Copa Rio e a conquista da liderança do Grupo C, está empolgado. Para o coordenador-técnico e vice-presidente do clube, Paulo Henrique Filho, existem dois fatores importantes que contribuíram para a boa posição do time na tabela. “Além da excelente atuação dos atletas com regularidade nas partidas desde o início da competição, outro ponto de extrema relevância tem sido a torcida, que comparece aos treinos e jogos”, disse, acrescentando que os ingressos serão vendidos a R$5 e R$10. (JORNAL O DIÁRIO)

COPA DO BRASIL TEM VASCO, FLA E FLU HOJE NAS QUARTAS DE FINAL
Vasco, Flamengo e Fluminense começam hoje a disputar as quartas de final da Copa Brasil 2009. O time cruzmaltino recebe o Vitória/BA, em São Januário, às 19h30. O volante Mateus está fora da partida, já que foi expulso contra o Icasa, e ainda sente um incômodo na coxa esquerda. O substituto é Nilton. O jogo de volta será disputado na próxima quarta-feira, no Estádio Barradão, em Salvador/BA, às 21h50.
Flamengo – O rubro-negro da Gávea vai encarar o Internacional/RS, no Maracanã, às 21h50. O técnico Cuca ainda tem dúvidas e não definiu, porém, o mais provável é que Everton e Emerson continuem formando o ataque titular do time. Na próxima quarta-feira, o Fla vai a Porto Alegre/RS, quando joga contra o Inter, na partida de volta, no Estádio Beira Rio, às 21h50. O atacante Wellington Paulista vai permanecer no Cruzeiro e não vem mais para o rubro-negro.
Fluminense – Já o Tricolor das Laranjeiras vai a São Paulo, onde enfrenta o Corinthians, no Estádio do Pacaembu, também às 21h50. Animado com a boa estreia no Campeonato Brasileiro, quando venceu o São Paulo por 1 a 0, o técnico Carlos Alberto Parreira vai manter o mesmo time. O Flu recebe o Timão na próxima quarta-feira, no Maracanã, às 21h50, no jogo de volta. (JORNAL O DIÁRIO)

MARCOS DIZ QUE SUCESSO NOS PÊNALTIS É FRUTO DO TRABALHO
O goleiro Marcos confirmou a fama de pegador de pênaltis nesta terça-feira e classificou o Palmeiras às quartas-de-final da Libertadores. O ídolo palmeirense defendeu três cobranças contra o Sport, na Ilha do Retiro, garantindo a vitória no confronto, depois da derrota por 1 a 0 no tempo regulamentar - no Palestra, o Palmeiras havia vencido por 1 a 0. Após brilhar mais uma vez em uma disputa de penalidades, Marcos negou que pênalti seja loteria. (YAHOO ESPORTES)

ACADEMIAS AO AR LIVRE: ATESTADOS MÉDICOS ATÉ O DIA 31 DE MAIO
Os frequentadores das Academias de Musculação Saúde Total de Campos, administradas pela Fundação Municipal de Esportes (FME), e que ainda não entregaram o atestado médico às academias onde estão inscritos devem ficar atentos. O presidente da FME, Magno Prisco, alerta que os alunos têm até o próximo dia 31 para entregar o documento, já que a legislação determina que os usuários apresentem atestado médico para a prática de exercícios. “Não podemos manter alunos em atividades diárias sem um atestado médico liberando o usuário para a prática dos exercícios. Vamos receber esses atestados até o próximo dia 31. Depois desta data não poderemos deixar os alunos sem atestado médico participar das atividades nas academias”, avisou o presidente da FME.
A maioria dos alunos que ainda não entregou o atestado médico, segundo a FME, está alegando dificuldade para realizar as avaliações clínicas e receber o atestado. A diretoria da Fundação informou que já entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde para tentar agilizar o processo. Em Campos, são três os núcleos em funcionamento da Academia de Musculação Saúde Total: no Jardim São Benedito, no Centro; na praça da Igreja Santo Antônio, no Jardim Carioca, em Guarus; e no distrito de Ururaí. A exigência de atestado médico, segundo ainda a FME, também vale para as demais atividades da Fundação e todos os seus núcleos. (JORNAL O DIÁRIO)

Nenhum comentário: